A calculadora do PC com Windows 10 é mais poderosa do que parece. Embora quase sempre usada no modo padrão, a ferramenta esconde recursos avançados, como um modo destinado a programadores, um sistema dedicado a cálculo de data e 13 conversores, incluindo de moeda, peso, comprimento e temperatura.

Uma das grandes vantagens dessas funções é que o aplicativo é nativo do sistema. Ou seja: você não precisa procurar por essas informações na Internet nem baixar programas que realizem essas funções. Confira a seguir o guia do TechTudo sobre a calculadora do Windows 10 e use todo o potencial da aplicação desenvolvida pela Microsoft.

Modos

A calculadora do Windows 10 tem quatro modos: padrão, científica, programador e cálculo de data. Para mudar de modalidade, clique no menu principal, localizado no canto superior esquerdo, e selecione a calculadora desejada.

Padrão

A calculadora padrão é a que você mais usa no dia a dia — provavelmente a única que você efetivamente usa. Ela reúne oito operações matemáticas básicas: soma, subtração, divisão, multiplicação, porcentagem, fração, raíz quadrada e elevado ao quadrado. A operação é igual a das antigas calculadoras de bolso e, na maior parte das vezes, as operações podem ser efetuadas diretamente do teclado do PC ou notebook.

Mesmo sendo muito popular, a calculadora padrão possui um recurso subutilizado: o conjunto de botões de memória. A ferramenta é ideal para quem usa determinados números com frequência, permitindo deixar valores salvos para uso posterior.

Abaixo, listamos o que cada botão faz:

  • MS: Salva um novo número na memória.
  • MR: Recupera o último número salvo na memória.
  • M+: Soma o número que está na caixa de texto ao último número armazenado.
  • M-: Subtrai o número que está na caixa de texto ao último número armazenado.
  • MC: Apaga todos os números salvos na memória.
  • M: Exibe todos os números atualmente armazenados na memória.

Os botões de memória estão presentes nas calculadoras padrão e científica. O modo programador possui apenas os botões MS e M; o cálculo de data não traz a funcionalidade.

Científica

A calculadora científica conta com mais operações em relação à padrão. As adições incluem seno, cosseno, tangente, logaritmo, expoente, fatorial, entre outras. Os botões permitem construir equações, facilitando a conferência da resolução de problemas por estudantes, por exemplo.

Programador

Criado para programadores, esse módulo permite alterar entre diferentes sistemas numéricos. Basta digitar um número que ele imediatamente exibirá suas equivalências nos sistemas hexadecimal, octal e binário, além do próprio decimal, definido como padrão. A calculadora conta com outras funções úteis para desenvolvedores, como operadores lógicos (or, xor, not, and) e sistema de troca de bits.

Cálculo de data

O modo cálculo de data permite calcular a diferença exata entre duas datas específicas. Basta selecioná-las em um calendário e o Windows dirá a diferença exata entre elas. A ferramenta permite saber quantos dias faltam para o Carnaval, quanto tempo se passou desde suas últimas férias e outras consultas do tipo.

Conversores

Você provavelmente já se deparou com alguma unidade de medida não familiar e teve que consultar o Google para encontrar o correspondente usado no Brasil. Mas essa tarefa poderia ter sido resolvida na própria calcul

... adora do Windows 10, que reúne 13 conversores diferentes. São eles: moeda, volume, comprimento, peso e massa, temperatura, energia, área, velocidade, tempo, potência, dados, pressão e ângulo.

Para usar o recurso, primeiro entre no tipo de medida que você quer converter — no exemplo abaixo, selecionamos "Comprimento". Depois, clique nas setas e defina as unidades (aqui, de polegadas para centímetros). Então basta inserir o número para que o conversor dê seu equivalente na unidade desejada, além de informar valores aproximados em outros sistemas populares.

Planilha sumiu da partição: o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.