Drones DJI Matrice 200 estariam caindo do céu em pleno voo por conta de uma falta súbita de energia. Os casos foram registrados no Reino Unido e levaram a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) a emitir um alerta de segurança, na última sexta-feira (26), aconselhando os pilotos a pararem de utilizar o modelo da marca chinesa até que uma solução seja encontrada para o problema.

Em nota, a reguladora de aviação comunicou que foram poucos incidentes reportados, indicando que os quadricópteros teriam ficado sem energia independente da bateria disponível. A fabricante DJI, por sua vez, disse estar ciente do problema e ressaltou que seus engenheiros estão trabalhando para resolver a questão.

O Matrice 200 foi lançado no ano passado e é o mais robusto drone da marca, sendo comumente utilizado por organizações e departamentos de polícia para realizar missões de busca e salvamento, por exemplo, assim como inspeções industriais e operações de mapeamento. No Brasil, o quadricoptero é vendido pelo preço de R$ 39.900.

A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido não recebeu nenhum aviso sobre possíveis feridos durante os incidentes, mas está pedindo aos pilotos que mantenham seus drones a pelo menos 50 metros de qualquer pessoa, veículo ou estrutura. A agência também solicitou que os modelos afetados não sobrevoem áreas movimentadas. Por enquanto, a DJI apenas recomendou que os pilotes atualizem o firmware de suas aeronaves e todas as baterias para garantir um voo mais seguro. A companhia está investigando as causas das quedas repentinas.

O caso lembra um problema parecido no drone Karma, da GoPro, em 2016. A fabricante pediu um recall do produto, que havia sido lançado há apenas 16 dias, por uma dificuldade no fornecimento de energia encontrado no modelo. Dessa forma, o quadricóptero poderia cair durante o vôo, assim como está acontecendo com o Mavic 200. O dispositivo voltou a ser vendido três meses depois, mas aca

... bou descontinuado em 2018.

Qual é o melhor drone para comprar no Brasil? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.