Gato ou corvo? A nova polêmica de ilusão de ótica ganhou destaque nas redes sociais ao longo desta semana, quando um usuário do Twitter publicou a foto de um gato preto com a cabeça inclinada, no último domingo (28). Desta vez, a publicação viralizou porque confundiu não apenas milhares de pessoas, como também o próprio mecanismo de busca de imagens do Google.

Esse tipo de místério já é uma rotina na Internet. Quem não se lembra do vestido azul e preto ou branco e dourado, sobre o qual tanto se discutiu em 2015? Usuários de redes sociais também debateram sobre uma imagem se tratar de porta ou praia, se o objeto de certa fotografia era um carro invisível ou espelho e outros argumentos não muito produtivos, mas certamente divertidos.

Quer comprar celular, PC e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Diferentemente de outras polêmicas do tipo, ao olhar com cuidado para a foto é possível perceber que ela retrata um gato. O Google é que não consegue notar a diferença por causa da posição da cabeça do felino.

Do jeito que ele torceu o pescoço, a orelha assumiu perfeitamente a posição do bico do corvo, enquanto um dos olhos ficou no mesmo lugar que estaria o olho da ave. O outro olho, que denuncia a verdadeira identididade do animal, ficou escondido na pelagem preta.

A confusão acontece porque, ao analisar uma imagem, o sistema do Google primeiro identifica pontos de referência, linhas e texturas que mais de destacam. Ele então cria um modelo matemático e faz a comparação com outras as bilhões de imagens disponíveis. O resultado será o que apresentar mais pontos coincidentes - neste caso, um corvo, não um gato.

Imagem vem do Reddit

A postagem viralizou a partir do tuíte do perfil @RobertMaguire_, que já passa de 58 mil retuítes e 164 mil curtidas. Quando fez a publicação, Robert Maguire já sabia a resposta do enigma. "Esta foto de um corvo é interessante porque... na verdade é um gato", diz o tuíte, em inglês.

Mas o gato não é dele. Na discus

... são do post, o usuário relata que apenas encontrou a imagem no fórum do Reddit, como acontece em vários desses mistérios da Internet.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.