Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O podcast é um programa de áudio sob demanda em que, diferentemente do rádio, o ouvinte não fica preso a horários e pode ouvir quando quiser. Os usuários podem escolher programas de notícias, saber a opinião de críticos de cinema, testemunhar debates sobre qualquer assunto ou, até mesmo, ouvir músicas.

Para isso, é preciso acessar um site de podcasts ou app no Android ou iPhone (iOS), como o Soundcloud, Spotify, Castbox, PodeBean e Stitcher Radio. A fim de ajudar a quem ainda não conhece direito os serviços — ou quer criar um podcast e publicar na Internet — selecionamos cinco dos melhores sites grátis.

1. SoundCloud

O SoundCloud é uma das plataformas mais populares de podcast, com um imenso catálogo em diversas línguas - inclusive o português. O ouvinte pode interagir com a transmissão comentando, curtindo, republicando no perfil do SoundCloud e compartilhando em outras redes sociais. Além disso, o serviço permite criar playlists, adicionar faixa para tocar mais tarde e, em alguns casos, baixar o áudio para o PC.

A plataforma tem planos gratuito e pagos. Em todos é possível não apenas ouvir, mas também fazer podcasting. Mesmo no plano básico, que é grátis, o usuário tem direito a 3 horas de upload por mês com publicação via RSS, acesso a estatísticas e controles básicos de personalização. Fora a versão web, o sistema está disponível em aplicativos móvel para Android e iOS (iPhone e iPad), além de uma versão Beta para Windows 10.

2. Spotify

O Spotify é mais conhecido como site de streaming de música, mas também pode ser usado para ouvir podcasts. No navegador web, a seção deve ser acessada por meio do menu "Início". Os podcasts mais populares aparecerão em destaque no topo da tela e, descendo, é possível encontrar a divisão por categorias.

Há nove gêneros de podcast no Spotify: histórias; educação; música; estilo de vida e saúde; jogos; negócios e tecnologia; arte e entretenimento; esportes e lazer; e notícias e política. Depois de encontrar um programa de seu interesse, a reprodução é idêntica a das faixas e álbuns musicais. As estações e transmissões avulsas podem ser salvas na sua biblioteca, que fica disponível em todas as versões da plataforma - web, Windows, Mac, Android e iOS.

3. Stitcher Radio

O Stitcher pode ser usado como plataforma de podcast para aprender inglês ou por quem domina o idioma. Isso porque a maior parte dos áudios está na língua estrangeira, embora existam podcasts brasileiros cadastrados no serviço. A despeito disso, a interface é muito bem organizada e pode ser usada por quem não tem conhecimento avançado de inglês.

A aplicação está disponível também para celulares Android e iPhone, além da versão web. De uso gratuito, o Stitcher Radio permite fazer login com as credenciais do Facebook e Google. Uma vez conectado, o usuário pode procurar podcasts por temas - como comédia, política e tecnologia - ou através da ferramenta de busca por texto. A plataforma permite salvar episódios para ver mais tarde e criar playlists com programas favoritos, entre outros recursos.

4. CastBox

O CastBox é uma plataforma de podcast com versões para web, iOS e Android. No navegador desktop, o serviço sequer precisa de login para ser usado por ouvintes; basta entrar no site e buscar os perfis preferidos. O site tem um vasto catálogo de podcasts nacionais e interface em português, ainda que algumas ferramentas não sejam traduzidas. Já para criar um canal e realizar upload, é preciso se cadastrar usando e-mail ou as contas do Google, Facebook, Twitter ou Line.

5. PodBean

Outro que dispensa login para ouvir seus mais de 150 mil podcasts é o PodBean. Com apps para iOS e Android, o serviço traz as transmissões organizadas por 16 categorias, como artes, comédia, saúde, notícias e política etc. Há alguns conteúdos em português, porém a maioria é de podcast em inglês. Assim como o concorrente anterior, o PodBean exige credenciais (Facebook ou Google) para realizar upoload e usufruir da plataforma como criador, oferecendo planos pagos e gratuito.

Música com tecnologia 8D, como funciona? Veja no Fórum do TechTudo.

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.