Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Irelia é uma das campeãs de League of Legends (LoL) mais escolhidas nas competições do jogo da Riot Games. Após receber um rework no primeiro semestre de 2018, a personagem entrou para o meta do game e, como consequência, sua taxa de banimentos em torneios aumentou drasticamente. Veja, a seguir, um pouco mais sobre a Irelia, suas pro builds, seus counters e os jogadores no competitivo que costumam ter boas atuações com a personagem.

Rework e volta ao meta

Mesmo que não fosse considerada uma campeã fraca, Irelia aparecia pouco no metagame do League of Legends por conta dos nerfs que recebeu e do fortalecimento e lançamento de outros campeões. Para não deixar a personagem esquecida no competitivo, a Riot Games fez um rework nela e reformulou suas habilidades. Após o update, a campeã passou a ser opção para Rota Superior e Rota do Meio.

Uma das principais armas da nova Irelia é a sua passiva: "Fervor Ioniano". Com ela, após utilizar quatro habilidades em seus inimigos, Irelia ganha um bônus de dano, velocidade de ataque e ainda causa dano extra em escudos. Suas habilidades também dão mobilidade, proteção e controles de grupo necessários para se manter em um bom early game e brilhar no mid/late game, onde, com parte de seus itens comprados, seu verdadeiro potencial é mostrado.

Seu ultimate "Lâmina da Vanguarda" também merece destaque. A habilidade praticamente obrigada o seu alvo a permanecer em um espaço criado por lâminas, que causam dano, impedem o adversário de atacar e ainda diminuem a velocidade de movimento. O recurso é perfeito para Irelia buscar a linha de trás inimiga e abater os carregadores.

Principais counters da Irelia

Embora Irelia não seja considerada uma campeã fraca nos primeiros minutos de jogo, ela possui dois problemas claros: é vulnerável a ganks do Caçador adversário e enfrenta dificuldades contra campeões com um early game forte. Sua mobilidade existe apenas com a utilização de minions inimigos, e seu stun, "Dueto Impecável", paraliza os oponentes por apenas 0.75 segundos, baseando-se no patch atual (v8.21), e pode não ser o suficiente para realizar uma evasiva.

Campeões como Fiora e Darius, que são duelistas excelentes no early game, podem ser grandes ameaças para Irelia e impedi-la de farmar adequadamente. Fiora é uma counters ainda mais forte de Irelia, já que pode frustrar suas investidas facilmente com sua habilidade "Ripostar".

Pro Build da Irelia

Meses após o lançamento da nova Irelia, suas runas e builds se tornaram pouco variadas. Jogadores como Rasmus "Caps" Winther, da Fnatic, Luka "Perkz" Perković, da G2 Esports, Lee "Scout" Ye-chan , da EDward Gaming e Lei "Corn" Wen, da Topsports Gaming, já mostraram o potencial da campeã e builds muito semelhantes em seus jogos, diferenciando-se apenas em jogos situacionais.

A runa Conquistador, da Árvore de Precisão, aparece quase sempre entre os melhores jogadores de Irelia. Ela concede bônus de dano para a personagem após quatro segundos em batalha. Já na Árvore Secudária, os jogadores geralmente optam pela Árvore de Determinação em busca de um maior poder defensivo para a Irelia. Também não é raro ver jogadores usando da Árvore de Inspiração, como fez o campeão mundial de 2018 pela Invictus Gaming Kang "TheShy" Seung-lok no segundo jogo da série contra a Fnatic, na busca de um melhor sustain na fase de rotas com as runas "Entrega de Biscoitos" e "Tônico de Distorção no Tempo".

Dentro de Summoner's Rift, há pouca variação de itens comprados pelos jogadores que se destacam com a campeã. Força da Trindade e Fúria de Sterak são dois itens que potencializam as qualidades de Irelia e a deixam mais confortável para correr riscos nas lutas entre os times. Outros dois itens que aparecem com frequência nas builds da personagem são Anjo Guardião e Hidra Titânica, mas a ordem das compras depende de fatores como a composição adversária e a situação que o jogador se encontra no jogo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.