Os apps de edição de fotos são, muitas vezes, os responsáveis pelo sucesso das fotos que os famosos postam nas redes sociais, como Instagram, Facebook ou Pinterest. Disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), ferramentas como o Lightroom e Facetune prometem estilo profissional para imagens feitas com a câmera dos smartphones. Os editores de fotos ofererecem uma série de efeitos e flitros, além de ajustes de luminosidade, saturação, entre outros truques. Já a plataforma UNUM permite fazer uma simulação do feed e recomenda dias e horários ideais para a publicação.

Com o objetivo de apresentar os aplicativos mais populares entre as celebridades e influenciadores digitais, o TechTudo reuniu cinco programas que prometem deixar os cliques impecáveis. Dessa forma, os interessados podem se inspirar quando forem editar uma imagem para postar nas redes sociais.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Lightroom

O app da Adobe é uma das soluções muito usadas por influenciadores digitais para deixar as fotografias ainda mais bonitas antes de postar no Instagram. Além de oferecer filtros, o Lightroom permite realizar ajustes de cor personalizados, alterar a nitidez, contraste e ruído, aplicar efeitos como desembaçar, granulado ou vinheta, entre muitas outras opções. Também é possível escolher a correção de perfil da lente a partir da marca e modelo de preferência, por exemplo, Nikon, Canon, Apple e Samsung, bem como as esportivas GoPro e DJI.

Outro recurso interessante do Lightroom são os presets, muito usados pelas blogueiras. O recurso permite salvar as alterações feitas como uma espécie de filtro próprio e aplicá-las a qualquer outra foto sem precisar repetir o passo a passo. Na Internet há uma série de edições preconfiguradas disponíveis para download, que podem ser inseridas no app como uma foto comum para, em seguida, copiar as configurações e colar na nova imagem.

2. VSCO

O VSCO é um misto de editor de imagens com rede social muito usada por famosos por causa de seus efeitos, que dão um ar mais descolado às fotos. A aplicação oferece alguns filtros gratuitos e mais de 100 opções pagas, por meio de uma assinatura anual no valor de R$ 64,99. O segredo das celebridades é a combinação dos layers com edições de exposição, contraste, nitidez, saturação, entre outras configurações. Assim como no Lightroom, o usuário pode salvar até 10 presets na versão gratuita, chamadas aqui de "receitas", para facilitar a alterar em arquivos futuros.

3. Facetune

Um dos primeiros apps do gênero foi o Facetune, usado pelas celebridades do mundo virtual para tornar as fotos perfeitas. Um dos efeitos mais populares permite retocar o corpo, remover gordurinhas ou aumentar seios e quadril. Curiosamente, o programa se tornou mais conhecido devido aos erros de personalidades da mídia que, sem querer, deformaram o fundo — como paredes, móveis ou o mar.

Entre os recursos que permitem aperfeiçoar as fotos estão o branqueamento de dentes, ajuste de olhos vermelhos, desfoque, remoção de marcas e sinais da pele, entre outras ferramentas. A aplicação disponibiliza ainda uma série de filtros, de acordo com o tipo de papel, luminosidade, textura ou lente. Dessa forma, o serviço se destaca pela multifuncionalidade, capaz de se adaptar a diversas situações.

4. Snapseed

O Snapseed é uma solução de edição de imagens do Google que, além dos habituais filtros, reúne uma série de ferramentas ideias que dão à foto um estilo profissional. Entre os quase trinta itens, há opções como balanço de branco, mudança de perspectiva com aplicação de fundo inteligente, ajustes de cor, brilho, saturação e outros.

... A aplicação permite também realizar a sobreposição de imagens de um jeito sutil e com ar profissional e reproduzir o efeito bokeh, com o fundo desfocado, através da função "Foco" que inclui a possibilidade de definir o grau de desfoque.

Há ainda uma ferramenta chama “Pos cabeça” que garante sorriso no rosto em qualquer fotografia e aumentar o tamanho das pupilas. O principal diferencial desse software está na possibilidade de editar praticamente todos os recursos oferecidos, deixando-os de acordo com a preferência de quem o utiliza.

5. UNUM

Apesar de oferecer recursos de edição de imagem, o UNUM tem como sua principal funcionalidade a organização do feed do Instagram. Ao vincular sua conta na rede, a ferramenta permite visualizar a posição da futura foto no feed e saber se ela compõe bem junto das imagens já publicadas. Outra aplicação está na visualização do efeito mosaico, obtido ao dividir uma imagem em partes e postá-las como uma fotografia, individualmente.

O serviço também exibe indicadores sobre suas postagens, como os posts mais curtidos, melhores momentos para publicar — com dia e hora mais apropriados — e as hashtags com maior média de comentários e curtidas já utilizadas. Um recurso nativo habilita a criação de lembretes para publicações, como, por exemplo, nos horários definidos como os de maior engajamento dos seguidores.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.