Os editores de fotos como Facetune, Snapseed, Fotor e Lightroom da Adobe prometem oferecer efeitos surpreendentes, parecidos com os programas profissionais. Disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), eles se tornaram cada vez mais presentes em postagens de famosos e influenciadores digitais nas redes sociais, por exemplo, Instagram, Facebook, Pinterest e Twitter. A intenção é exibir uma imagem original e atrativa, uma estratégia visual para aumentar o número de seguidores.

Para os interessados em fotografia conhecerem os melhores apps e mais populares aplicativos para editar fotos no celular, o TechTudo decidiu listar 15 opções logo abaixo. A seleção a seguir levou em conta a quantidade e a qualidade de recursos oferecidos por cada aplicativo, bem como a facilidade de uso em suas interfaces.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Adobe Lightroom

O Adobe Lightroom conquista usuários nos sistemas Android e iOS por ter ajustes precisos e trazer uma interface fácil de usar. No aplicativo, além de alterar manualmente os parâmetros de uma foto, o usuário também pode aplicar presets filtros e ajustes pré-definidos que aprimoram as imagens e são sucesso entre os famosos. Os interessados em fotografia podem aprender instalar as predefinições no software da Adobe, com o tutorial do TechTudo.

2. Pixlr

Presente há algum tempo nas plataformas Android e iOS, o Pixlr já é conhecido por sua versão web. Nos smartphones, o aplicativo permite modificar as imagens ao recortar ou alterar valores de brilho, saturação e outros funções. Além disso, também oferecer opções de filtros, molduras e adesivos. Vale lembrar que, apesar de alguns destes itens serem pagos, todos as ferramentas básicas do aplicativo são gratuitas.

3. Prisma

O Prisma utiliza filtros e texturas pré-definidas para aplicar efeitos profissionais nas fotos. Cada filtro incluído no aplicativo corresponde a um estilo conhecido de pintura ou fotografia, e o usuário está habilitado para escolher e ajustar sua intensidade. Mesmo com a gratuidade do app para Android e iOS, boa parte dos filtros é paga.

4. Facetune

Especializado em rostos, o Facetune conta com diversas ferramentas para corrigir selfies e fotos de pessoas em geral. Com apenas alguns toques na tela é possível se livrar de espinhas, clarear o sorriso e até mudar a cor dos olhos. O aplicativo traz outras funções e tem uma versão gratuita (com anúncios) para Android. No iOS, no entanto, ele só existe com a opção de assinatura.

5. Photoshop Mix

Desenvolvido pela Adobe, o Photoshop Mix é focado na criação de exposições duplas. Na fotografia, essa técnica consiste em sobrepor uma imagem à outra de forma que elas pareçam uma só, efeito também conhecido por "montagem". Tanto para Android quanto para iOS, o aplicativo é gratuito, mas também oferece exclusivos mediante pagamento.

6. AfterLight

Apesar de não ser atualizado com novas funções há algum tempo, o AfterLight tem uma interface fácil de usar e recursos que ainda agradam a muitos usuários. Com o aplicativo, é possível alterar cor, brilho, contraste e saturação de uma imagem, entre outros parâmetros básicos, além de contar com uma dezena de filtros e molduras. O aplicativo também pode ser baixado gratuitamente no Android e no iOS.

7. Polarr

O Polarr é outro exemplo de um editor de fotos com recursos semi-profissionais para dispositivos Android e iOS. Desde a sua versão gratuita, o aplicativo permite ajustar múltiplos parâmetros de cor e luz, além de oferecer filtros. Diferente de como funciona o Adobe Lightroom, o Polarr não tem uma i

... nterface tão simplificada, o que pode confundir alguns usuários com seu modo de uso.

8. Photoshop Fix

O Photoshop Fix permite corrigir os defeitos nas suas fotos antes de publicar na Internet. Ao contrário do que ocorre no Facetune, esse editor não é especializado em selfies ou fotos de pessoas, apenas e podendo ser utilizado em qualquer imagem. Seja no Android ou no iOS, o aplicativo pode ser baixado de forma grátis.

9. Lens Distortions

Grátis para Android e iOS, o Lens Distortions não traz funções de aprimoramento ou de ajuste para as imagens. Porém, o aplicativo oferece diversos efeitos especiais que podem ser adicionados às fotos para deixá-las mais dramáticas. Entre as opções disponíveis, o usuário pode escolher efeitos de chuva, fumaça, cintilação e luz, e assim, aplicar mais originalidade ao registro.

10. Photo Grid

O Photo Grid é um dos aplicativos mais lembrados quando se fala em editor de imagens para dispositivos Android ou iOS. Embora sua principal proposta seja a criação de colagens, o software também é capaz de criar vídeos de slideshow. Dentro da seção "Editar", o usuário ainda pode cortar e girar as imagens, bem como adicionar textos e adesivos.

11. MIX by Camera 360

Dos mesmos criadores do Camera 360, o MIX conta com ferramentas de edição e retoque, além de oferecer filtros e efeitos que podem ser baixados e aplicados na imagem. Embora o app seja gratuito em smartphones Android e no iPhone, os filtros e efeitos especiais mais elaborados são pagos. No entanto, quem usa o MIX também pode baixar de graça os filtros criados por outros usuários, um tipo de rede colaborativa.

12. Fotor

O Fotor foi um dos primeiros aplicativos para editar fotos que também se tornou uma rede social de fotografia. Com isso, além de ser um editor de fotos gratuito para Android e iOS, o software também tem um feed em que o usuário pode visualizar as fotos de outras pessoas e publicar as suas próprias. Para os interessados, o Fotor ainda permite que o usuário licencie suas imagens para terceiros, com a promessa de pagar aos participantes até 50% do valor arrecadado com elas.

13. Glitch!

Em vez de serem um aprimoramento para as fotos, os efeitos e filtros do Glitch! simulam imperfeições na imagem e as deixa pixeladas ou distorcidas. Além de serem fáceis de usar, os efeitos são aplicados de forma aleatória, o que promove uma originalidade para cada imagem posta no serviço. O software está pode ser baixado de graça em dispositivos Android.

14. Aviary

O Aviary tem uma interface simples e oferece vários recursos. Como o app não exige muitos toques para realizar as vontades do usuário, se torna uma boa opção para ajustes rápidos e mais simples nas fotos. Da mesma maneira que os demais editores disponíveis pra as plataformas Android e iOS, o Aviary é gratuito. No entanto, conta com filtros, molduras e adesivos que podem comprados, caso o usuário decida investir em figuras ainda mais refinadas.

15. Snapseed

Completo e fácil de usar, o Snapseed já recebeu um prêmio de fotografia em 2012 e, mais recentemente, foi adqurido pelo Google. Desde então, o aplicativo ganhou uma reforma no visual e inúmeras funções, como ajustes manuais e automáticos, além de filtros inteligentes que se adaptam a diferentes tipos de imagens. Usuários dos sistemas Android e iOS podem baixar a plataforma de graça através das lojas oficiais de aplicativo.

Qual é o melhor aplicativo para editar fotos? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.