O Spotify tem configurações "escondidas" capazes de melhorar a experiência com as músicas no celular Android e iPhone (iOS). As funções permitem escolher o tipo de transição das faixas sonoras, aumentar a qualidade do som e até nivelar o volume. Para completar, o usuário pode acessar um equalizador de áudio, com ajuste dos padrões de acordo com cada estilo musical.

As ferramentas são úteis para os usuários mais exigentes, pois conseguem definir ajustes específicos para cada momento. Tudo isso pode ser encontrado no menu do app, sem precisar baixar nada extra no smartphone. Para deixar a experiência musical ainda completa no Spotify, confira as dicas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para começar, saiba que todos as instruções dessas dicas podem ser encontrados nas configurações do app do Spotify, com acesso semelhante nos sistemas operacionais do Google e da Apple. Para isso, vá "Sua biblioteca" e selecione o ícone de configurações no topo direito para acessar as alternativas nativas do serviço.

1. Deixar a música em qualidade máxima

Alguns usuários não sabem que é possível deixar a música com mais qualidade no celular, a partir de um ajuste simples. O Spotify costuma programar a qualidade de reprodução do streaming como "Automático", para se modular de acordo com o tipo de conexão da Internet, por exemplo. Mas basta acessar a opção de "Qualidade de música" nas configurações e selecionar "Alta" (160 kbit/s) ou "Altíssima" (máxima com 320 kbit/s) para aprimorar sua experiência musical. Vale ficar atento porque essa opção exige uma transferência maior de dados, ou seja, pode consumir mais Internet móvel.

2. Desligar a economia de dados

A economia de dados móveis é eficiente para quem não quer gastar boa parte do pacote de dados com o Spotify. Mas, se sua preferência é por qualidade, o ideal é desligar essa função. Para isso, basta abrir a "Economia de Dados" e manter a chave como "Desligado". Dessa forma, o app não vai definir automaticamente a transmissão em baixa qualidade quando for ouvir suas playlists favoritas. O usuário pode ativar ou desligar essa função à vontade.

3. Nivelar o volume e transição das músicas

Dois pontos importantes para deixar a experiência mais fluida, ao ouvir suas músicas, é regular o nível de volume e aplicar um tipo de transição para as músicas. Ambas configurações ficam no tópico de "Reprodução". O Spotify oferece uma personalização de "Transição gradual" de 0s (desligado) até 12s, para passar de uma faixa para outra de forma bem suave. O ideal é um meio termo, cerca de 3 ou 4 segundos. Também é possível optar por uma reprodução sem pausas.

No caso do nível de volume, o usuário precisa ligar o item "Ativar normalização de áudio" para acessar as opções de nivelamento. Normalmente, o Spotify deixa o volume marcado como "Normal", mas para quem prefere o volume máximo, há a opção de "Alto" (é necessário ter atenção para prejudicar sua audição, pois o som terá um ganho considerável). Caso contrário, há também a opção de "Baixo" para os interessados em um volume mais ameno no dia a dia, e que deseja manter um controle maior para não ouvir músicas alto demais sem perceber.

4. Fazer download da música em alta qualidade

Com a popular paltaforma de streaming, as faixas podem ser guardadas no celular em máxima qualidade para ouvir quando estiver offline. Por padrão, o Spotify mantém como "Normal", para não ocupar muito espaço de armazenamento nem gasta tanta Internet. No entanto, alterar is

... so é simples: vá em "Qualidade da música" — no item "Download" —, selecione "Alta" (160 kbit/s) ou "Altíssima" (320 kbit/s). Caso queira preservar o 3G ou 4G, vale desligar a chave em "Baixar pela rede de celular". Assim, o app só vai baixar as trilhas sonoras pela rede Wi-Fi.

5Acessar o equalizador de som

O equalizador é a opção mais avançada para personalizar a experiência sonora para estilos musicais diferentes no Spotify. Em "Reprodução" há um botão de "Equalizador" — para remover o modo automático do app, basta ativar a chave. Nele há os mais diversos tipos como "Acústica", "Baixos atenuados", "Clássica", "Dance", entre outras. Note que, ao selecionar uma delas, o gráfico muda de posicionamento. O usuário ainda pode tocar nos pontos em cada "Hz" para nivelar à sua maneira. Essa função requer maior conhecimento técnico sobre som. Caso prefira voltar para o padrão, basta desligar a chave.

Qual é o melhor streaming de música? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.