Left 4 Dead completa 10 anos, após ter sido lançado em 17 de novembro de 2008, na época para PC, e mas mais tarde com versões no Xbox 360 e Mac. O título ganhou destaque por ser focado no multiplayer, mas com experiência de sobrevivência e muitas formas de cooperar com seus amigos no meio da ação. Além disso, a temática de zumbis rendeu algumas polêmicas e curiosidades interessantes ao jogo. Relembre ou conheça:

Inspiração real

Muitos acham que Left 4 Dead se inspira em filmes clássicos de zumbi, como Madrugada dos Mortos, mas a verdade é que ele pega emprestado elementos de filmes mais modernos, como o próprio remake de Madrugada dos Mortos ou Extermínio, pois conta com zumbis bem rápidos e agitados.

Dubladores ilustres

Caso você não saiba, Mike Patton é um dos dubladores dos zumbis do jogo. Não sabe quem é ele? Tente lembrar da música Epic, da banda Faith No More. Patton é o vocalista da banda. O ator Fred Tatasciore, ilustre em dublagens, também participou do elenco.

AI Director

Left 4 Dead foi um dos primeiros jogos da Valve a usar a tecnologia AI Director, que coloca uma simulação avançada de inteligência artificial, tanto para aliados, quanto para inimigos, facilitando a experiência dos jogadores – caso não encontre outros participantes online. Foi uma ferramenta que revolucionou o mercado de jogos coop e foi usada em outros games, posteriores.

A maldição do 3

Assim como quase todo jogo da Valve, não existe um “Left 4 Dead 3” e possivelmente nunca existirá. A Valve não costuma lançar seus games até o terceiro capítulo, sempre estacionando no segundo – Half-Life que o diga, não é mesmo? Isso é uma piada recorrente entre os fãs, inclusive.

Boicote

Quando Left 4 Dead 2 foi anunciado, com lançamento agendado para 2009, apenas um ano depois do primeiro jogo, os fãs se revoltaram e promoveram um boicote online. A ideia era que a Valve passaria a ignorar o primeiro jogo, para manter o segundo atualizado e vivo, e isso em um tempo muito curto de lançamento entre um e outro. O boicote chamou a atenção, mas não foi adiante.

Polêmica na capa

A capa de Left 4 Dead 2 trouxe algumas polêmicas em determinadas partes do mundo, pois mostrava um ferimento muito violento na mão, já clássica da série. Em alguns países, o ferimento foi disfarçado, seja com efeitos ou com a foto da mão em ângulos diferentes, para esconder a cena de violência.

... /h2>

Left 4 Dead 2 chegou a ser banido em alguns países por conta de sua violência extrema. Primeiro o game chegou a ser proibido na Austrália, mas a suspensão foi removida, pouco tempo depois. Contudo, na Alemanha, o título continua banido até hoje, desde seu lançamento, justamente por conta da violência e por ser inadequado para menores de 18 anos. Os dois games são vendidos normalmente no Brasil.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.