A Black Friday 2018, que ocorre no dia 23 de novembro, pode ser uma boa oportunidade para comprar passagens aéreas por preço mais baixo. No entanto, é importante tomar cuidado com falsas promoções. Segundo um levantamento do Kayak, a data pode significar voos mais caros para boa parte dos destinos.

O motivo pode estar relacionado ao ajuste automático dos valores com o crescimento da demanda no dia de ofertas. Por isso, comprar bilhetes de avião nesse período requer um cuidado a mais. Confira cinco dicas que podem ajudar a evitar compras indesejadas de passagens durante a Black Friday.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Monitore preços de passagem

A primeira providência é começar a acompanhar, o quanto antes, os preços das passagens. Se você já sabe aonde deseja ir, dê preferência pela consulta do Google Voos. A plataforma permite acessar um calendário e conferir os preços conforme as datas marcadas. Por outro lado, se você ainda não decidiu seu destino de viagem, opte pela busca inteligente do Skyscanner: basta escolher “Qualquer lugar” para obter uma lista de passagens baratas a partir da sua cidade. O Kayak é também uma boa opção, especialmente se você se importa muito com horários. O serviço conta até com previsão de tempo gasto na imigração.

2. Organize suas informações

Use uma planilha ou um bom aplicativo de anotações para guardar os preços de passagens monitorados dia a dia. Se você prefere um aplicativo, é preciso recorrer a apps de notas genéricas, pois serviços de busca de passagens não costumam permitir anotações livres. O Google Keep é uma boa opção para listar os links das passagens e adicionar data e print dos preços que você coletar em qualquer lugar. O programa tem versão para Android e iPhone (iOS) e funciona também na web.

3. Crie alertas de promoções

Comparadores de passagens aéreas contam, quase sempre, com serviços de alertas que ajudam a ficar sabendo quando existem ofertas no momento. Apps como Voopter e Skyscanner permitem configurar e-mails ou notificações para saber quando o preço de uma passagem que você deseja ficou mais barata. Assim, você pode saber se a Black Friday tem mesmo descontos disponíveis que valem a pena. Segundo o estudo da Kayak, alguns destinos podem ficar com preço mais baixo uma semana antes ou uma semana depois da data.

4. Reúna suas milhas

Comprar com milhas é sempre uma vantagem, especialmente se você juntou uma quantidade suficiente para não precisar completar com dinheiro. Mas, é preciso ter todas as milhas devidamente resgatadas de diferentes programas de pontos para garantir que uma oferta não será perdida porque os lugares no voo acabaram antes de você fazer as transferências.

Antes de chegar a Black Friday, reúna pontos do cartão de crédito, do clube de vantagens e de programas de fidelidade e transfira tudo para o grupo de milhagem da companhia da sua preferência. Dessa maneira, você assegura que as milhas estarão disponíveis quando receber um alerta de promoção. Uma boa maneira de monitorar pontos em diversos serviços é por meio do Oktoplus. Além disso, caso faltem milhas para completar a passagem, vale recorrer a serviços de compra e venda como o MaxMilhas.

5. Proteja-se de hackers e golpes

Passagens baratas podem ser usadas como isca para golpes durante a Black Friday. A recomendação para se manter protegido é importante confiar apenas nos canais oficiais das empresas, incluindo redes sociais com sel

... o de verificação. Além disso, não clique em links recebidos via WhatsApp e nem use cartões de crédito em sites sem HTTPS (o selo verde ou cadeado que aparece na barra do navegador). Na dúvida, opte por cartões pré-pagos.

É importante também evitar lojas da lista negra do Procon (inclusive usando extensão no navegador), verificar a reputação do site e usar um antivírus com módulo de detecção de páginas falsas, como a versão mais nova do AVG.

O que você quer que esteja mais barato na Black Friday? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.