O jogo clássico Tetris é um dos mais importantes da história do videogame. Disponíveis para as mais diversas plataformas, em versões grátis, pagas, online e multiplayer, o game que ultrapassou gerações também movimenta torneios pelo mundo. O TechTudo buscou um pouco da história do jogo e do seu desenvolvimento no cenário competitivo. Confira a seguir.

A origem de Tetris

Tetris tem origem russa e foi desenvolvido durante a Guerra Fria pelo gamedesigner Alexey Pajitnov. O jogo foi o primeiro título soviético a chegar aos Estados Unidos, no fim dos anos 80. De lá para cá, o game já ultrapassou a marca de 170 milhões de cópias vendidas e detém o posto de título mais vendido de todos os tempos.

O competitivo de Tetris

Tetris já foi lançado em diversas versões e para as mais variadas plataformas (desde os consoles antigos até os celulares atuais). Mas as competições do jogo acontecem em uma versão específica: a de NES 8-bits. A razão histórica disso vem do primeiro torneio de Tetris a ser organizado em grande escala, o Nintendo World Championship, em 1990. O campeonato foi o passo inicial para o estabelecimento do cenário competitivo do game.

Quase vinte anos depois, um novo feito ocorreu. Em 2009 o jogador Harry Hong veio à público como o primeiro a alcançar a marca máxima de 999,999 pontos. O recorde, chamado de “max-out”, inspirou o produtor de vídeo Adam Cornelius a produzir um documentário para contar o feito de Harry. Assim, Cornelius criou um projeto no Kickstarter, site de financiamento coletivo, para realizar o documentário. Com o avanço do projeto, no entanto, diversos jogadores que também haviam alcançado o “max-out” surgiram, como Thor Aackerlund e Jonas Neubauer.

Desta forma, o que seria um documentário sobre um jogador passou a contar a busca pelo maior jogador de Tetris do mundo. Para a empreitada, Vince Clemente, produtor do documentário, organizou o primeiro Classic Tetris World Championship (CTWC), em 2010, que foi vencido por Jonas Neubauer.

Tetris hoje em dia

Os torneios mundiais de Tetris continuam até os dias de hoje. Desde 2012 o CTWC acontece na Portland Retro Gaming Expo, feira de jogos retrô, e tem sido dominado por Jonas Neubauer. O jogador venceu sete dos nove mundiais disputados, e perdeu apenas em 2014 par

... a Harry Hong e em 2018 para o jovem de 16 anos Joseph Saelee. Se por um lado é difícil contestar a supremacia estabelecida por Neubauer, por outro é incrível ver o rejuvenescimento do cenário competitivo do jogo.

Fonte: Red Bull, CTWC, Tetris.com, Kickstarter



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.