O Kraken Tournament é o novo headset da Razer que chega ao mercado com uma proposta ousada: ampliar a imersão do jogador com áudio em 360 graus. Dessa forma, é possível distinguir a origem, por exemplo, de tiros e golpes vindos de praticamente todas as direções, fazendo com que você se sinta dentro do ambiente. 

LEIA: Fone traz tecnologia inédita para som perfeito; veja teste

O dispositivo ainda não está disponível no Brasil, mas a fabricante promete que ele deve chegar em breve pelo preço de R$ 699. No review a seguir, descubra se a tecnologia é eficiente.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Razer Kraken Tournament Edition (Foto: Diego Borges/TechTudo)

Som imersivo

Desde seu anúncio, na BGS 2018, o Razer Kraken Tournament se destaca pela proposta de maior imersão para o jogador. A tecnologia, chamada de THX Spatial Audio, permite escutar o áudio como se ele estivesse vindo de, praticamente, todas as direções (não apenas dos lados, mas também de cima e debaixo), de acordo com a origem do som.

Para isso, primeiro, é preciso configurar o headset junto a seu software, o Razer Synapse 3.0, que vai simular essa ambientação sonora. Por meio dele, é possível configurar o Surround, equalizador e efeitos para o microfone acoplado. O programa também permite desativar o efeito THX Spatial Audio caso se sinta desconfortável com ele.

Durante os testes, o primeiro jogo em que utilizamos o recurso foi Fortnite, já que o game, a todo momento, traz uma intensidade sonora em seus combates e, principalmente, por permitir que em confrontos mais frenéticos, com tiros e bombas partindo de todas as direções do mapa. Dito e feito, foi possível identificar de onde vinham determinados disparos e golpes, especialmente, quando partiam de pontos mais altos do cenário.

Razer Synapse 3.0 é o aplicativo para configurar os efeitos do Razer Kraken Tournament Edition (Foto: Reprodução/Murilo Tunholi)

Outro game que demonstrou esse feito de forma muito nítida foi Overwatch. Junkrat foi o personagem escolhido para o teste e, como ele costuma estourar uma mina embaixo de seus pés para saltar sobre os adversários, o efeito ficou mais evidente. Nesse momento, era possível ouvir nitidamente o som dos disparos que acompanhavam o personagem rumo aos céus, tanto em localização quanto em distância.

Sem o aplicativo, é um headset comum

Como já foi dito anteriormente, para que o efeito THX Spatial Audio funcione, é preciso que o fone esteja ligado ao PC e também ao aplicativo. Sendo assim, utilizar o Razer Kraken Tournament em qualquer outro dispositivo, é o mesmo que usar um headset comum. Isso porque a qualidade dele fora do seu sistema não é nada impressionante.

Razer Kraken Tournament Edition (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)

Durante os testes, ele também foi usado junto a um PS4. Primeiramente, o som ficou um pouco mais abafado do que em outros modelos, inclusive, da própria Razer. Além disso, os efeitos durante os jogos não eram tão distintos como em alguns modelos mais recentes. Para completar, o som do microfone que vem acoplado ao headset

... é um pouco baixo e apresentou alguns ruídos em partidas online. 

Já para ouvir músicas no celular ou em outro dispositivo, o sistema de graves do modelo possui uma boa qualidade, fazendo com que fãs de rock pesado consigam escutar suas canções preferidas com uma boa performance. O headset também traz um sistema de abafamento de som externo que, embora não impeça totalmente a entrada de outros sons, faz com que o mundo ao seu redor fique bem mais baixo que o normal. 

Design simples, mas confortável

O design do Razer Kraken Tournament também rende elogios, não tanto pela beleza, mas pelo conforto que o modelo oferece. Sua parte externa mantém o padrão de outros headsets, com um arco acolchoado, que traz o logo da empresa no lado de fora dos fones.

Razer Kraken Tournament Edition (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)

Na parte interna, o Kraken Tournament conta com um acolchoamento em gel que, além de proporcionar mais conforto, auxilia aqueles que usam óculos. Isso porque ele não faz tanta pressão quando outros modelos cujas "almofadas" são feitas de plástico ou borracha. Essa sutileza também é percebida no peso do produto, que é leve o suficiente para não causar qualquer incomodo após longas horas de uso contínuo.

Razer Kraken Tournament Edition (Foto: Diego Borges/TechTudo)

Um dos pontos negativos, no entanto, são os controles de volume e de ativação do microfone no fio. Além de parecerem um tanto frágil, eles são grandes demais e funcionariam melhor se fossem botões e não no formato de disco.

Preço em conta para quem busca qualidade

De acordo com a Razer, O Kraken Tournament começará a ser vendido em breve no Brasil. A promessa da fabricante é ainda para o mês de novembro. Seu preço de lançamento é de R$ 699 e, embora seja salgado quando comparado com outros modelos, o headset é uma boa opção para os gamers de plantão, que buscam qualidade e imersão em jogos.

Razer Kraken Tournament Edition (Foto: Diego Borges/TechTudo)

Conclusão

O Razer Kraken Tournament Edition inova ao apresentar um efeito 360 graus, com a tecnologia THX Spatial Audio, e se destaca no concorrido mercado de headset gamers. Seu design favorece as longas horas de jogo e trazem mais conforto para aqueles que usam óculos, graças ao acolchoamento em gel. Uma pena que, sem o software instalado no PC ou em outros dispositivos, ele acaba perdendo um pouco a qualidade sonora.

Qual headset devo comprar? Opine no Fórum do TechTudo

 




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.