A NASA programa para esta segunda-feira (26) a aterrissagem da sonda InSight em Marte. Este é o primeiro pouso de uma nave não-tripulada no planeta vermelho desde a chegada do explorador Curiosity. Quase sete meses depois do seu lançamento, é a vez da InSight pousar em solo marciano, e a agência espacial americana prepara várias maneiras de transmitir o evento online.

A exibição começa a partir das 17h, com expectativa de início da aterrissagem por volta das 17h40. A transmissão será feita via redes sociais, pelo site da Agência, serviços de streaming e pelo app oficial da NASA para Android e iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ao contrário do Curiosity, encontrar vida em Marte não está no escopo da missão da InSight. Seu objetivo está mais relacionado à obtenção de informações que ajudem a planejar esforços futuros para enviar humanos ao planeta vermelho. Uma nova rodada de exploração de possíveis formas de vida em rochas marcianas está prevista para 2020.

Entenda o evento

O tipo de cobertura do pouso da InSight tem forte influência da distância entre Marte e Terra, de 482 milhões de km. A transmissão desta segunda-feira se concentrará basicamente na confirmação de todos os procedimentos de aterrissagem, até a conclusão do pouso. Espera-se que o sinal confirmando a chegada em segurança da sonda chegue logo após 18h.

Antes disso, porém, várias etapas deverão ser cumpridas, segundo a segundo a partir do início da descida. O desafio da InSight é passar ilesa à entrada na rarefeita da atmosfera de Marte a uma velocidade de 19.800 km/h. A nave é programada para desacelerar até 8 km/h em pouco tempo para permitir o pouso sem danos. A sonda está avaliada em US$ 993 milhões.

A transmissão deverá se estender pelo resto do dia, já que informações vindas da sonda em terra deverão levar horas para chegar. Só será possível saber, por exemplo, se painéis solares do robô foram ativados com sucesso por volta de 22h30. Já a primeira imagem de Marte poderá ser recebida pela NASA – e transmitida para o mundo inteiro – apenas na terça-feira.

Os dados são enviados por meio de dois satélites na órbita de Marte que monitoram as ações da sonda: duas naves miniaturizadas do projeto Mars Cube One enviadas com o propósito de auxiliar a missão InSight.

Transmissão pela NASA

  • Pelo perfil da NASA no Facebook (facebook.com/NASA)
  • Pelo perfil da NASA Jet Propulsion Laboratory no Facebook (vídeo em 360 graus: facebook.com/NASAJPL)
  • Pelo canal da NASA Jet Propulsion Laboratory no YouTube (youtu.be/bGD_YF64Nwk)
  • Pelo canal da NASA Jet Propulsion Laboratory no YouTube (vídeo em 360 graus: youtube.com/NASAJPL/live)
  • Pelo canal da NASA no Periscope (periscope.tv/nasa)
  • Pelo canal da NASA no Twitch (www.twitch.tv/nasa)
  • Pelo canal da NASA Jet Propulsion Laboratory no Ustream (ustream.tv/nasajpl)
  • Pelo site oficial da NASA (nasa.gov/live)
  • Pelo aplicativo da
... NASA para celular

Como assistir ao pouso no app NASA

Passo 1. Baixe o app NASA no celular. No primeiro acesso, toque em "Accept" para acessar a lista de conteúdos disponíveis para assistir.

Passo 2. Toque em "TV and Audio" para acessar a tranmissão ao vivo. Enquanto o streaming do pouso não começa, o vídeo mostra um contador no topo da tela.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.