O YouTube começou nesta quinta-feira (29) a liberar a postagem de vídeos no formato de Stories para criadores de conteúdo. O recurso vem sendo testado pela empresa de maneira restrita desde 2017, quando foi anunciado com o nome Reels. Desde então, algumas características mudaram. Além do nome, o recurso passa a permitir que vídeos fiquem no ar por sete dias ou até o dono do canal decidir apagar. A princípio, a ideia era que o conteúdo não tivesse tempo limite para permanecer no ar.

O objetivo é dar aos criadores do YouTube uma nova maneira de se engajar com os fãs. Atualmente, influenciadores costumam mesclar plataformas e optam por vídeos mais curtos para melhorar a interação no Instagram, por exemplo. A ferramenta, disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e em versão online para desktop, ainda não será liberada para todos. Segundo o Google, os Stories serão disponibilizados "para todos os criadores qualificados com mais de 10 mil inscritos".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A base do funcionamento do YouTube Stories é similar ao modelo usado no Facebook e Instagram, lançado originalmente pelo Snapchat. Os vídeos aparecem em tela cheia, na vertical, e têm um contador que inicia a gravação seguinte automaticamente. É possível também adicionar texto, música e adesivos para incrementar o visual da publicação.

Nos Estados Unidos, alguns influenciadores famosos criticaram a falta de recursos do novo formato. Ao contrário de outras plataformas, os Stories do YouTube têm comentários públicos, assim como os vídeos comuns do site. No entanto, o dono do canal só pode responder em forma de vídeo. Além disso, há função para incorporar links ao conteúdo.

Com a liberação para os primeiros criadores, os Stories deverão começar a aparecer para os usuários do serviço. O conteúdo será exibido em todas as áreas do site e do app: na

... aba de inscrições, na tela inicial e no menu "Em Alta".

Como uniformizar o tamanho dos vídeos do YouTube? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.