Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Cortar vídeos diretamente no celular facilita o compartilhamento de clipes nas redes sociais. Editores grátis como Google Fotos, Filmora Go e Adobe Premiere Clip prometem realizar a tarefa de maneira simples em celulares Android e iPhone (iOS). Com um sistema de navegação intuitivo, as ferramentas podem ser usadas, inclusive, por usuários sem experiência com edição de vídeos. A ideia é otimizar o processo e entregar um resultado com acabamento eficiente.

Para os interessados em encontrar serviços de corte de vídeos para smartphone, o TechTudo selecionou cinco opções de aplicativos que exercem a função de maneira fácil. Todos os serviços listados são gratuitos para usar e estão disponíveis nos sistemas operacionais do Google e da Apple. Confira as dicas e agilize as edições dos seus clipes pessoais ou profissionais.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Google Fotos

O Google Fotos é uma das opções mais simples e diretas para cortar vídeo no celular. Já instalado de fábrica em aparelhos Android e com versão disponível para iPhone, o aplicativo do Google exibe um menu de edição objetivo assim que o clipe é aberto. Ao entrar, na linha de edição, o usuário pode arrastar as bordas da direita e esquerda para o centro e selecionar a parte da filmagem que interessa. Depois, basta clicar em "Salvar" para que o vídeo cortado seja armazenado no dispositivo.

2. VideoShow

O VideoShow é um editor completo para iPhone e Android, com ferramentas capazes de criar vídeos com fotos e outros recursos avançados. Para cortar um vídeo, o usuário pode acessar o atalho "Trim" ("Aparar") na tela inicial, escolher a opção "Cortar" e selecionar o arquivo desejado. A mecânica de edição é a mesma da maioria dos apps do gênero, com a exigência de ajuste das bordas para definir a parte da gravação que será mantida.

3. FilmoraGo

O FilmoraGo é outra alternativa com interface intuitiva. Sem necessidade de cadastro, o aplicativo exibe um grande botão de "+" assim que aberto. Depois de tocar nele, o usuário precisa apenas escolher o vídeo, definir o intervalo a ser extrair, apertar "Adicionar" e, por fim, pressionar "Seguinte". Com o resultado pronto, é possível acrescentar música, aplicar efeitos e realizar outras operações antes de compartilhar o vídeo nas redes sociais, como Instagram e Facebook.

4. Adobe Premiere Clip

O Adobe Premiere Clip é um app grátis, mas exige cadastro como todo software para celular da Adobe. Uma vez logado, o usuário precisa apenas fazer escolher o vídeo, que pode ser capturado na hora ou carregado do armazenamento. Em seguida, basta acessar a opção "Formato livre" para fazer o corte manualmente. Quando o resultado estiver pronto, toque no botão de compartilhamento e selecione se deseja salvar o clipe cortado no celular, fazer upload para o Creative Cloud, publicar na comunidade Adobe, enviar para o Premiere Pro CC ou compartilhar no YouTube ou Twitter.

5. Quik

O Quik é um editor de vídeos da GoPro, mas não é restrito para os donos da câmera de ação. Esse serviço grátis também pode ser usado por qualquer pessoa para criar clipes especiais no Android, iPhone e no PC. No celular, a ferramenta "Cortar" é acessível ao acessar o botão de ajustes e depois, selecionar a caneta de edição.

Photoshop ou Lightroom: quando usar um ou outro? Comente no Fórum do TechTudo.

Como unir dois ou mais vídeos no iMovie para iPhone

Como unir dois ou mais vídeos no iMovie para iPhone

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.