Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O DBAN é um software que promete apagar os arquivos de um computador sem deixar vestígios no HD. A função é interessante para quem pretende vender seu PC antigo e precisa limpar sua memória, por exemplo. Após usar o programa, não é possível recuperar os dados – nem mesmo com software de restauração –, o que garante a privacidade do dono anterior da máquina.

Portanto, é importante ter certeza na hora de ativar o DBAN, uma vez que todas as informações são perdidas de vez, incluindo o sistema operacional. O download do programa é gratuito, mas requer um procedimento inicial para criar um pen drive responsável por fazer a limpeza de disco via USB. Veja a seguir como funciona para Windows 7, 8 e 10.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como funciona

Arquivos apagados do computador só podem ser recuperados se nada mais for salvo no mesmo lugar. Por isso, a recomendação para ter acesso a dados apagados sem querer é parar de usar o PC imediatamente. Softwares de remoção, como o DBAN, lançam mão dessa característica para garantir que suas informações não possam ser acessadas. A solução consiste, basicamente, em escrever dados aleatórios no armazenamento, impedindo que os arquivos originais sejam acessíveis de novo.

O mecanismo de limpeza varia. Dependendo da necessidade do usuário, é possível executar um procedimento mais rápido, que salva zeros e uns no HD e verifica três vezes antes de finalizar. Ou pode ser mais demorado e eficaz, quando o software executa gravação de uma quantidade maior de dados aleatórios e checa mais vezes se realmente nenhum dos arquivos pode ser acessado com algum programa de recuperação.

Criando o pendrive

Passo 1. Baixe o DBAN em formato ISO. Em seguida, faça download também do programa Rufus no PC e insira o pendrive na porta USB do computador. Depois, abra o Rufus e selecione seu pen drive. Clique em “Selecionar” para importar o arquivo ISO do DBAN;

Passo 2. Selecione o arquivo ISO do DBAN e clique em “Abrir”;

Passo 3. Clique em “Iniciar” para dar sequência à instalação. Em poucos segundos, o pendrive deverá ter o software de remoção instalado e pronto para uso;

Usando o DBAN no computador

Passo 1. Mantenha o pendrive conectado no computador e configure a BIOS para inicializar via USB. Dessa maneira, você evita acionar o Windows e pode abrir o DBAN diretamente ao ligar;

Passo 2. A interface do DBAN é simples, como uma linha de comando. O programa exibe todas as modalidades de limpeza disponíveis. Cada uma usa um método diferente para apagar seus arquivos, com mais ou menos etapas de gravação aleatória e verificação.

O DBAN recomenda a opção “autonuke” (sem aspas) para a maioria dos usuários. Digite o comando e tecle Enter. Em seguida, basta aguardar pela execução do procedimento. Lembre-se de manter o computador ligado a uma fonte de energia para finalizar o processo sem problemas.

Como restaurar o sistema no PC? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.