O FX 8300 é processador da AMD lançado como o top de linha da fabricante em 2012. O modelo é octa-core, com velocidade de 3,3 GHz, e empolga o consumidor pelo preço atrativo, hoje na faixa de R$ 350. No entanto, antes de investir na CPU, é preciso saber, que, atualmete, ela pode decepcionar em termos de desempenho bruto e suporte a novas tecnologias, visto que já está no mercado a seis.

A seguir, você conhece a ficha técnica do FX 8300 em detalhes e descobre se ainda vale a pena investir no processador da AMD, apesar de todas as limitações.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Especificações

O FX 8300 é um processador lançado pela AMD em 2012 e que faz parte da linha FX, antecessora da atual família Ryzen. Fruto de duas arquiteturas problemáticas (Bulldozer e Piledriver), o processador apresenta números empolgantes, mas performance limitada. Em geral, as opções mais poderosas, como é o caso do 8300, tinham dificuldade de acompanhar os Core i5, modelos medianos da mesma época.

O processador da AMD tem velocidades base de 3,3 GHz, mas pode acelerar a 3,6 GHz por meio do turbo. Usando metade dos seus oito núcleos, a CPU pode atingir até 4,2 GHz. Além disso, o FX 8300 suporta overclocks, embora a prática exija investimento mais pesado em soluções de refrigeração robustas, considerando a fama que os FX têm de esquentar bastante.

Apesar dos seis anos de diferença, os oito núcleos não parecem trazer prejuízos em relação ao desempenho, embora alguns dos i7 e os Ryzen 7 mais poderosos atualmente também sejam octa-core. No entanto, o mesmo não pode ser dito sobre a memória cache do processador, com apenas 8 MB, e sobre o suporte à memória RAM DDR3 de 1.866 MHz, sensivelmente mais lenta do que os módulos DDR4, que já são comuns em notebooks e até celulares.

Performance

Como adiantamos anteriormente, os processadores FX não se comparam favoravelmente diante de seus rivais da Intel. A nível de comparação, o FX 8300, top de linha da AMD em 2012, é 32% mais lento, em média, do que um processador Core i5 2500, quad-core de 3,3 GHz da Intel, lançado em 2013.

Levando em conta produtos mais recentes, a comparação é ainda mais expressiva e o modelo da AMD apresenta desempenho ainda pior. Em relação a um i5 7400, lançado pela Intel em 2017, o FX 8300 chega a ser até 43% mais lento, em média. Os números foram coletados nos comparativos agregados de benchmarks do UserBenchmark.

Compatibilidade

Embora antigo e de performance limitada, o FX 8300 tem ao menos dois grandes apelos: a compatibilidade com placas-mãe AM3+ e o preço. Quando falamos em placas AM3+, estamos nos referindo ao soquete, aquele encaixe onde o processador é instalado. Se você tem uma placa-mãe desse tipo, só poderá utilizar processadores compatíveis e, nesse caso, o FX 8300 é uma das melhores opções porque está entre os melhores da família FX, em que todos os modelos vêm com “encaixes” para a plataforma AM3+, da AMD.

A ideia pode ser uma boa saída se o seu processador antigo deu problema ou você quer fazer um upgrade sem investir pesado na compra de uma placa-mãe nova, com o AM4, ou em novo processador Ryzen e memória RAM DDR4. É importante considerar que a capacidade de rodar em AM3+ só será uma vantagem se você já possuir uma placa do tipo e precisar de um processador para ela.

Preço e custo-benefício

No momento, o FX 8300 pode ser encontrado no mercado brasileiro na faixa dos R$ 350, preç

... o bastante acessível. Entretanto, com performance e tecnologia bem defasada, esses processadores acabam sendo alternativas interessantes apenas como peça de reposição para quem precisa de CPU AM3+. Atualmente, é possível investir em sistemas com processadores Ryzen 3, ou mesmo, em novas APUs da AMD, para chegar a uma performance superior em games, por exemplo. Nesses casos, os custos não são tão altos e os produtos garantem suporte a upgrades futuros graças ao hardware mais recente, como memórias DDR4 e placas com AM4.

Qual é o melhor processador para jogos? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.