Os apps de carona podem facilitar a mobilidade dos usuários, tanto dentro das cidades quanto em rotas intermunicipais. Alternativas ao Uber, aplicativos como o BlablaCar, WazeCarpool e Zumpy estão entre as soluções existentes no Brasil, e que muitas vezes podem ser opções mais baratas do que outros serviços de carros particulares. Além do preço competitivo, as plataformas oferecem atrativos extras, como a oportunidade de conhecer pessoas ou ainda criar grupos com usuários que fazem o mesmo trajeto com frequência.

Vale lembrar que o próprio Uber traz uma alternativa para se manter competitivo nesse mercado, já que, desde outubro, passou a oferecer a modalidade Uber Juntos, substituindo o UberPOOL. O TechTudo preparou uma lista com os cinco melhores aplicativos de carona disponíveis para Android e iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. BlaBlaCar

Criada em 2003 na França, a BlaBlaCar chegou ao Brasil no final de 2015. A plataforma é uma espécie de rede social focada em caronas, e combina economia compartilhada à oportunidade de socialização. Presente em 22 países e com 60 milhões de usuários – 2 milhões deles somente no Brasil –, o aplicativo une quem precisa viajar a quem tem espaço disponível no carro, permitindo o rateio dos custos do percurso.

Quem oferece a carona deve cadastrar informações sobre o ponto de partida e chegada, data e horário para que o app calcule um valor para a viagem. Já quem precisa de carona deve fazer uma busca com dados similares, e pode escolher a melhor opção. A BlaBlaCar verifica os perfis dos viajantes como forma de oferecer mais segurança aos usuários, além da troca de avaliações. Há, ainda, o filtro "Só Para Elas", para mulheres que se sentem mais seguras viajando juntas.

2. Waze Carpool

No Brasil desde 2012, o Waze tem como proposta básica otimizar o trânsito, oferecendo os melhores itinerários a partir de informações fornecidas pelos próprios usuários. Em agosto, o serviço de GPS deu um passo além com o lançamento do Waze Carpool no país. São duas possibilidades no app (dirigir e carona), e o objetivo principal é reduzir o número de carros circulando nas ruas, conectando pessoas que costumam utilizar as mesmas rotas no dia a dia.

Assim como no BlaBlaCar, a premissa é o compartilhamento de despesas, e não o lucro do motorista. Os usuários podem escolher para quem vão dar ou pegar carona levando em conta as informações do perfil e utilizando filtros que incluem mesmo gênero e colegas de trabalho. O preço base da viagem considera o trajeto e o número de pessoas no veículo.

3. Zumpy

Lançado em 2015, o Zumpy é o único app brasileiro desta lista. Criado em Belo Horizonte, o aplicativo conta com algumas particularidades interessantes, como a função de escolher os filtros de segurança que definem para quem a rota ficará visível (público, amigos do Facebook, grupos privados e caronas entre mulheres). Além disso, o serviço permite que o motorista troque seus créditos por combustível na rede de postos Ipiranga.

Após o cadastro e a escolha dos filtros, o app combina usuários com itinerários e horários parecidos – geralmente funcionários de empresas e estudantes universitários. Assim como os outros aplicativos do segmento, o Zumpy também conta com um sistema de avaliação dos usuários, que ajuda a dar mais segurança na hora de combinar as caronas.

4. Wunder

O app alemão Wunder foi criado em 2014 e atualmente está presente em 37 cidades de 11 países, entre eles Estados Unidos, Espanha e Índia. No Brasil, por enquanto, as caronas estão disponíveis somente no Rio de Janeiro, com a possibilidade de ampliar esta lista em breve. Apesar das limitações, o

... aplicativo está bem avaliado na App Store e Google Play, e tem como propósito oferecer economia, estimular amizades e preservar o meio ambiente.

Os usuários podem oferecer e buscar caronas, a partir da criação ou busca de rotas. Aqui, entretanto, o motorista é livre para decidir o valor a ser cobrado por quilômetro. O pagamento pode ser feito tanto por dinheiro quanto por meio da Wallet do aplicativo. Feita a viagem, é possível deixar avaliações dos motoristas e passageiros e compartilhá-las com a comunidade.

5. Uber Juntos

Apesar de distinguir-se dos demais aplicativos de carona desta lista, a modalidade Uber Juntos oferecida pelo Uber promete tarifas até 35% menores em relação ao UberX. Substituto do UberPOOL desde outubro, o novo serviço pretende facilitar a rota dos motoristas, ao mesmo tempo em que oferece preços mais atraentes para os usuários. Outra diferença em relação aos outros apps é que aqui existe um limite de apenas duas pessoas por solicitação.

Para usar a modalidade, basta inserir o endereço de destino no aplicativo. Quando aparecerem os motoristas disponíveis na área, o usuário deve selecionar o Uber Juntos e ir ao ponto de partida indicado. A cobrança da corrida será feita normalmente no próprio aplicativo.

Qual é o melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Saiba no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.