Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Raquel Freire, para o TechTudo


A maior parte dos conteúdos da Netflix está disponível em HD, mas nem sempre o usuário consegue assistir aos títulos com alta definição. Isso pode ocorrer por diversas razões, que podem ser originadas em simples definições nas configurações, restrições de componentes do hardware ou até na velocidade da conexão com a Internet. Para evitar essas situações há medidas simples e eficazes para aprimorar a experiência do espectador com a plataforma online para desktop e celulares Android e iPhone (iOS).

Abaixo, o TechTudo listou as cinco causas mais comuns para a baixa resolução da imagem na transmissão da Netflix, bem como a solução para o problema. As dicas são válidas para quem assiste aos vídeos no computador, TV, celular ou qualquer dispositivo. Confira e veja seus filmes, séries e programas favoritos sempre em alta qualidade.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Seu plano permite transmissões em HD?

A Netflix possui três planos no Brasil: básico, padrão e premium. Os dois últimos – padrão e premium – suportam transmissão em HD, mas não o básico. O pacote mais barato, que atualmente sai por R$ 19,90 ao mês, transmite os conteúdos com resolução SD (Standard Definition), também conhecida como resolução padrão.

A definição SD é referenciada como 480p e pode ter 640 x 480 pixels ou 720 x 480 pixels, no caso de a tela ser widescreen. De qualquer forma, ela é inferior ao HD com seus 1280 x 720 pixels. Assim, se o usuário tiver o perfil básico, só vai conseguir assistir a vídeos com essa resolução máxima, e apenas em um dispositivo de cada vez. Para mudar, será necessário alterar o plano da Netflix para as opções padrão ou premium.

2. Configurações de reprodução da Netflix

A Netflix pode reduzir a qualidade da imagem caso a conexão de Internet esteja lenta. Para garantir que a plataforma sempre reproduza em HD, basta entrar no perfil e acessar as configurações de reprodução. Nesta tela, selecione a opção "Alto", que envia até 3 GB por hora para definição HD e 7 GB por hora para Ultra HD — disponível apenas no plano premium.

3. A TV, notebook ou celular conseguem reproduzir conteúdo em HD?

Vale ressaltar que o painel do dispositivo deve suportar qualidade HD ou superior. Caso a Netflix não esteja rodando em 720p no notebook, mas alcança essa mesma resolução na TV ou celular, por exemplo, é praticamente certo de que o display do computador tenha qualidade inferior. Isso impactar diretamente no produto final e prejudica a experiência do espectador.

Você pode consultar essa informação no manual do próprio aparelho. Caso tenha um celular Android, é possível consultar a ficha técnica diretamente no sistema, procedimento que também pode ser feito a partir do sistema Windows 10.

4. Usa um aparelho externo? Confira se está configurado corretamente para transmitir em HD

Todos os componentes do hardware envolvidos no streaming devem suportar HD e estar devidamente configurados para transmitir nessa resolução. Caso o usuário conecte o smartphone à TV, por exemplo, deve verificar se a saída de vídeo é compatível com entregas de alta definição. Este é o caso do HDMI ou do vídeo componente. O mesmo vale para o Chromecast ou qualquer outro aparelho que atue como ponte para enviar os conteúdos de um dispositivo a outro.

Para os casos de espelhamento de tela para enviar vídeo do Chrome para o seu Chromecast é preciso ter cuidado extra. Isso porque o navegador do Google transcodifica o arquivo ao realizar a função de transmitir a guia e reduz a qualidade no dispositivo de destino. O problema pode ser resolvido nas configurações do Chrome, conforme orientações deste tutorial.

5. Velocidade da Internet é compatível com transmissões em HD?

A conexão com a Internet deve ter pelo menos 5 Mb/s (megabits por segundo) para que a Netflix realize a transmissão em HD. Para o caso de nenhuma das dicas anteriores resolverem o problema, use um programa gratuito para testar a velocidade da conexão no celular ou no PC. Por meio desse serviço, os interessados conseguem monitorar mais de perto o nível de conectividade de seus dispositivos e podem identificar com mais facilidade os obstáculos para manter uma boa resolução das suas séries e filmes favoritos da Netflix.

Via Netflix

Netflix: como usar uma personagem de série na foto de perfil

Netflix: como usar uma personagem de série na foto de perfil

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.