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Por Marvin Costa, para o TechTudo


O Instagram pode ter outras finalidades diferentes da original ao ser utilizado com criatividade. Além do uso pessoal e artístico da rede de fotos, empresas e pessoas físicas estão utilizando a plataforma para divulgar cursos, romances online, eventos sociais e organizar atividades interativas. Assim, quando usada com imaginação, a rede social pode ser um forte canal de marketing e disseminação de conhecimento.

Nesses casos, o Stories é usado como uma linha do tempo para informações que se completam, seja para contar histórias ou para transmitir conhecimentos em cursos online. Há, inclusive, atividades em que cada usuário relata seu olhar em um passeio registrado em fotos no feed da rede social. Confira a seguir uma lista com cinco usos inusitados para o Instagram.

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1. Contas para divulgar festas

Criar um perfil no Instagram para divulgar uma festa ou evento é uma iniciativa que vem ganhando espaço na rede entre os usuários dos Estados Unidos de 13 a 20 anos. O funcionamento da iniciativa é simples: o organizador cria uma conta com o nome da festa e adiciona informações como local, hora e data na biografia. Além disso, a conta é configurada como privada para que os interessados requisitem acesso ao conteúdo — quem é aceito como seguidor está automaticamente convidado para a festa.

O Instagram, assim, funciona como um mini site do evento em que as pessoas podem, eventualmente, marcar o perfil em fotos e vídeos produzidos durante o evento. Posteriormente, a conta pode ser utilizada para compartilhamento de momentos da festa e controle de convidados.

2. Cursos pelo Instagram

Há empresas que oferecem cursos 100% transmitidos por meio de histórias do Instagram. Nessa ação, os destaques do Instagram são utilizados para dividir módulos ou cursos completos, tornando o perfil uma área interativa para os alunos. Sendo uma história um post efêmero que fica apenas 24 horas no ar, o uso dos destaques é uma forma de manter o conteúdo ativo por quanto tempo o administrador do perfil considerar necessário.

Nesses perfis, os posts são usados para transmitir dicas e qualquer atividade ligada aos cursos disponíveis no Stories. Grupos de conversa também são criados entre os alunos para que haja interação e que dúvidas sejam sanadas pelo celular. É possível encontrar no Instagram cursos grátis ou pagos — nesse último caso, o aluno deve realizar o pagamento para, então, ser aceito como seguidor da conta privada do curso e obter acesso às aulas.

3. Caça ao tesouro virtual

A organização do torneio americano de tênis US Open realizou uma ação para que fãs pudessem concorrer a ingressos para a final masculina do evento. Em parceria com uma patrocinadora, a equipe de marketing do campeonato criou uma conta no Instagram (@crack_the_us_open) em que 200 fotos compunham uma grande imagem panorâmica da arquibancada de um dos jogos. O desafio consistia em encontrar uma pessoa específica no retrato e seguir as dicas na imagem que levariam até um par de ingressos.

Para visualizar a grande foto panorâmica, usuários teriam de usar o telefone na horizontal e rolar para esquerda da tela os posts. O resultado é uma composição de imagens em que várias pessoas surgem em situações normais e outras hilariantes. Durante a ação, o Instagram da anunciante do evento teve um aumento de tráfego de 20%.

4. Insta-walks

Um Insta-walk é uma reunião de pessoas em um passeio "fotográfico". Os envolvidos usam o Instagram para apresentar na web diferentes olhares sobre o local onde estão postando imagens nos mais diferentes ângulos e usando hashtags exclusivas para agrupar as cenas na busca da rede social.

Um famoso Insta-Walk é o The Downtown Plan. O projeto, criado pela Divisão de Planejamento de Salt Lake City, nos Estados Unidos, visa a estabelecer uma ligação entre o passado, presente e futuro da cidade, identificando o que as pessoas mais valorizam em seus passeios pela localidade.

5. Insta-novels

Que tal ler livros pelo Instagram? Essa é a ideia que une amantes da literatura em perfis com essa temática na rede social. A iniciativa foi pensada para pessoas que consideram o Instagram uma distração que dificultava a leitura de um livro físico. Usando o modo Stories, esses perfis oferecem livros completos organizados como destaques.

O perfil da Biblioteca Pública de Nova York é uma das contas pioneiras nesse assunto. Seguidores da conta podem acompanhar pequenos contos com design criado de forma exclusiva para o Instagram, com efeitos visuais, sons e separações de capítulos que tornam mais dinâmica a leitura pelo celular.

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Como postar fotos sem cortes no Instagram Stories

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