O editor de texto do Google Docs permite ajustar as configurações da página para se adequarem às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), exigidas em trabalhos acadêmicos, artigos científicos e monografias. O serviço online do Google possibilita a edição de itens como margem, espaçamento, citação, recuo, entre outros, de forma fácil, direto no documento, sem precisar do auxílio de programas externos. Confira, a seguir, como fazer a formatação da ABNT no Google Docs.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Capa

Segundo a ABNT NBR 14724:2011, a capa deve conter o nome da instituição, nome do autor, título, subtítulo, local (a cidade onde deve ser apresentado) e o ano de apresentação. As informações devem ser digitadas com fonte em tamanho 12, e o tipo da fonte pode variar, mas geralmente são utilizadas Arial ou Times New Roman. Para configurar o texto no Google Docs, selecione-o por completo e determine o tipo da fonte e o tamanho nos campos indicados.

2. Margem da página

A ABNT NBR 14724:2011 determina que as margens da página devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; e para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Passo 1. Acesse “Arquivo” no menu principal e, em seguida, selecione “Configuração da página”;

Passo 2. Nos campos da seção “Margens”, digite os números correspondentes e finalize confirmando em “OK”.

3. Espaçamento entre linhas

De acordo com a ABNT NBR 14724:2011, o espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5 entre as linhas, exceto nas citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas e tabelas, que usam espaçamento simples. Selecione o texto e pressione o ícone de Espaçamento entre linhas, que fica ao lado das opções de alinhamento textual. Em seguida, escolha a opção “1,5”.

4. Recuo na primeira linha do parágrafo

O início dos parágrafos deve ter um recuo à esquerda de 1,25 cm. Para configurá-lo, selecione o texto e arraste o ícone de recuo localizado na régua da página. Note que o ícone possui dois itens: uma barra vertical e uma setinha. Para ajustar o recuo apenas da primeira linha do parágrafo, você deverá arrastar somente a barra vertical — caso contrário, todo o texto será recuado.

5. Citação direta com mais de três linhas

As citações diretas com mais de três linhas devem ter recuo de 4 cm da margem esquerda, e utilizar uma fonte menor do que a do restante do texto, sendo comum o uso do tamanho 10.

Passo 1. Selecione o texto da citaç

... ão e diminua o tamanho para 10;

Passo 2. Remova o recuo de primeira linha, arrastando a barra vertical da régua para a posição inicial;

Passo 3. Em seguida, arraste a setinha de recuo até a 4 cm, para que todo o texto da citação seja recuado;

Passo 4. Por fim, ajuste o espaçamento entre linhas para a opção Simples.

Como colocar o texto em duas colunas no Google Docs? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.