Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Marcelo Villela, para o TechTudo


O Campeonato Brasileiro de League Of Legends, o CBLoL, vai passar por uma série de mudanças de 2018 para 2019. A Riot Games revelou no último sábado (8) um novo calendário, formato e regras para o torneio de LoL. Segundo a desenvolvedora, as alterações buscam proporcionar mais jogos, imprevisibilidade e emoção aos times e comunidade. O primeiro split do CBLoL 2019 também foi antecipado e já tem uma data para começar: dia 12 de janeiro. Veja, a seguir, todas as mudanças reveladas.

Formato de MD1 em Três Turnos

Para 2019, a Riot Games planeja que os times se enfrentem três vezes durante a Fase de Pontos. Os embates, no entanto, não acontecerão em sequência. Com o novo calendário, após a Equipe A enfrentar a B na primeira semana, elas só se encontrarão novamente na semana 4, o terceiro e último confronto aconteceria na oitava semana. Segundo a empresa, os seguintes pontos foram levados em consideração para a criação do modelo:

  • O tempo entre os confrontos dará aos times uma chance de se reinventarem durante o campeonato;
  • Com mais embates, a oportunidade de recuperação é maior;
  • As equipes se encontrarão em atualizações (patches) diferentes, o que deve exigir mais estratégia e adaptabilidade das mesmas;
  • Aproximar a Fase de Pontos do CBLoL às Fases de Entrada dos torneios internacionais;
  • Os times jogarão tanto no sábado quanto no domingo. A ideia é estimular as equipes a criarem novas estratégias para enfrentarem dois oponentes diferentes por semana.

Em 2018, os times jogavam sete rodadas de duelos melhor de três (MD3). O antigo formato contribuiu para acabar com os empates do meio da tabela. Em 2019, porém, a primeira etapa do CBLoL terá apenas partidas únicas.

Novo calendário

As mudanças na agenda foram feitas para que a competição suporte o aumento de jogos. Agora, há uma garantia de 84 partidas na Fase de Pontos, enquanto na série melhor de três partidas (MD3) o número variava de 56 a 84. Além disso, serão dez semanas em cada split, ao invés de sete, como ocorreu em 2017.

A Escalada foi substituída pelo tradicional mata-mata, ou seja, duas semifinais e uma final. A decisão foi tomada como consequência do aumento no número de semanas. Agora também serão realizados quatro jogos por dia.

Série de Acesso

Ao fim do split, a equipe que estiver na oitava colocação da tabela será rebaixada automaticamente, enquanto a primeira colocada do Circuito Desafiante se classificará para o CBLoL. A Série de Acesso acontece da seguinte maneira: o penúltimo colocado do CBLoL enfrenta o vice-campeão do CD para decidir quem fica na elite do cenário competitivo nacional.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mudanças no regulamento

Critério de Desempate

O Critério de Desempate será diferente no ano seguinte. Na temporada 2019, serão considerados o maior número de vitórias nos três confrontos diretos entre as equipes (fase regular), menor tempo acumulado em vitórias e um novo embate direto entre as equipes (jogo único).

A Riot frisou que o menor tempo acumulado em vitórias será utilizado apenas para definir as posições na tabela. No entanto, as informações sobre confronto direto e também em caso de empate entre mais de duas equipes se mantiveram.

Técnicos

Em relação aos técnicos, as equipes do CBLoL e Circuito Desafiante serão obrigadas, assim como em 2018, a inscreverem um treinador, mas em 2019 poderão registrar oficialmente até dois. Além disso, haverá a opção de utilizá-los de forma simultânea durante os picks e bans.

Inscrições fora da Janela

Na Temporada 2019, os times poderão inscrever, assim como na edição passada, até dois jogadores, mas os mesmos aguardarão três rodadas (uma semana e meia) para estrearem. Em 2018, os jogadores aguardavam apenas duas.

Novas Inscrições

Para o ano seguinte, as equipes poderão selecionar novos jogadores somente até o início da 15° rodada.

Escolha de Lados

A pré-seleção da escolha ocorrerá nas sete primeiras rodadas. Haverá uma inversão do lado das equipes entre o oitavo e 14° jogo, e para definir os lados do 15° ao 21° game, serão utilizados os critérios abaixo:

Na fase de pontos, a pré-seleção dos lados no 1° turno será realizada da primeira rodada a sétima e cada grupo será informado sobre isso. Já no 2° turno, que acontece da oitava a 14° partida, os lados serão invertidos. No 3° turno, da 15° a 21° rodada, se uma equipe vencer duas vezes nos últimos dois jogos, a mesma poderá escolher o lado em que deseja jogar. Caso cada time tenha vencido uma partida, haverá uma avaliação dos tempos de vitória, e aquele que venceu em menos tempo ganhará a oportunidade de escolher o lado no terceiro turno.

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.