O Campeonato Brasileiro de League Of Legends, o CBLoL, vai passar por uma série de mudanças de 2018 para 2019. A Riot Games revelou no último sábado (8) um novo calendário, formato e regras para o torneio de LoL. Segundo a desenvolvedora, as alterações buscam proporcionar mais jogos, imprevisibilidade e emoção aos times e comunidade. O primeiro split do CBLoL 2019 também foi antecipado e já tem uma data para começar: dia 12 de janeiro. Veja, a seguir, todas as mudanças reveladas.

Formato de MD1 em Três Turnos

Para 2019, a Riot Games planeja que os times se enfrentem três vezes durante a Fase de Pontos. Os embates, no entanto, não acontecerão em sequência. Com o novo calendário, após a Equipe A enfrentar a B na primeira semana, elas só se encontrarão novamente na semana 4, o terceiro e último confronto aconteceria na oitava semana. Segundo a empresa, os seguintes pontos foram levados em consideração para a criação do modelo:

  • O tempo entre os confrontos dará aos times uma chance de se reinventarem durante o campeonato;
  • Com mais embates, a oportunidade de recuperação é maior;
  • As equipes se encontrarão em atualizações (patches) diferentes, o que deve exigir mais estratégia e adaptabilidade das mesmas;
  • Aproximar a Fase de Pontos do CBLoL às Fases de Entrada dos torneios internacionais;
  • Os times jogarão tanto no sábado quanto no domingo. A ideia é estimular as equipes a criarem novas estratégias para enfrentarem dois oponentes diferentes por semana.

Em 2018, os times jogavam sete rodadas de duelos melhor de três (MD3). O antigo formato contribuiu para acabar com os empates do meio da tabela. Em 2019, porém, a primeira etapa do CBLoL terá apenas partidas únicas.

Novo calendário

As mudanças na agenda foram feitas para que a competição suporte o aumento de jogos. Agora, há uma garantia de 84 partidas na Fase de Pontos, enquanto na série melhor de três partidas (MD3) o número variava de 56 a 84. Além disso, serão dez semanas em cada split, ao invés de sete, como ocorreu em 2017.

A Escalada foi substituída pelo tradicional mata-mata, ou seja, duas semifinais e uma final. A decisão foi tomada como consequência do aumento no número de semanas. Agora também serão realizados quatro jogos por dia.

Série de Acesso

Ao fim do split, a equipe que estiver na oitava colocação da tabela será rebaixada automaticamente, enquanto a primeira colocada do Circuito Desafiante se classificará para o CBLoL. A Série de Acesso acontece da seguinte maneira: o penúltimo colocado do CBLoL enfrenta o vice-campeão do CD para decidir quem fica na elite do cenário competitivo nacional.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mudanças no regulamento

Critério de Desempate

O Critério de Desempate será diferente no ano seguinte. Na temporada 2019, serão considerados o maior número de vitórias nos três confrontos diretos entre as equipes (fase regular), menor tempo acumulado em vitórias e um novo embate direto entre as equipes (jogo único).

A Riot frisou que o menor tempo acumulado em vitórias será utilizado apenas para definir as posições na tabela. No entanto, as informações sobre confronto direto e também em caso de empate entre mais de duas equipes se mantiveram.

Técnicos

Em relação aos técnicos, as equipes do CBLoL e Circuito Desafiante serão obrigadas, assim como em 2018, a inscreverem um treinador, mas em 2019 poderão registrar oficialmente até dois. Além disso, haverá a opção de utilizá-los de forma simultânea durante os picks e bans.

Inscrições fora da Janela

Na Temporada 2019, os times poderão

... inscrever, assim como na edição passada, até dois jogadores, mas os mesmos aguardarão três rodadas (uma semana e meia) para estrearem. Em 2018, os jogadores aguardavam apenas duas.

Novas Inscrições

Para o ano seguinte, as equipes poderão selecionar novos jogadores somente até o início da 15° rodada.

Escolha de Lados

A pré-seleção da escolha ocorrerá nas sete primeiras rodadas. Haverá uma inversão do lado das equipes entre o oitavo e 14° jogo, e para definir os lados do 15° ao 21° game, serão utilizados os critérios abaixo:

Na fase de pontos, a pré-seleção dos lados no 1° turno será realizada da primeira rodada a sétima e cada grupo será informado sobre isso. Já no 2° turno, que acontece da oitava a 14° partida, os lados serão invertidos. No 3° turno, da 15° a 21° rodada, se uma equipe vencer duas vezes nos últimos dois jogos, a mesma poderá escolher o lado em que deseja jogar. Caso cada time tenha vencido uma partida, haverá uma avaliação dos tempos de vitória, e aquele que venceu em menos tempo ganhará a oportunidade de escolher o lado no terceiro turno.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.