Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por André Mello, para o TechTudo


A Bethesda está passando por várias polêmicas relacionadas ao lançamento de Fallout 76, disponível para PC, Xbox One e PS4. A mais recente envolveu o vazamento de informações de jogadores que entraram com tickets de suporte para o game. A ESET América Latina, empresa de detecção proativa de ameaças, apresentou formas de não ter os dados vazados e proteger as informações sensíveis presentes na sua conta da Bethesda.

O problema dos tickets da Bethesda aconteceu, primeiramente, por problemas com a edição especial Power Armor Edition, que deveria vir com uma bolsa estilizada e que acabou contendo apenas um saco de nylon. Os jogadores se revoltaram e abriram tickets de suporte para realizar a troca das bolsas.

A questão é que um usuário acabou recebendo todos os tickets dos outros jogadores, com informações como endereço de e-mail e de suas residências, tipo de cartão que utilizaram na compra, entre outros dados. O usuário em questão, em vez de utilizar os tickets para fins mais nefastos, alertou a todos em uma postagem do Twitter para que a Bethesda pudesse consertar o problema.

A Bethesda confirmou estar verificando o caso e afirma que nenhum número de cartão de crédito ou senhas vazaram. Mesmo assim, a ESET América Latina compartilhou dicas para prevenir futuros transtornos como esse.

As dicas são as seguintes:

  • Altere a senha das contas dos serviços da Bethesda. Caso você tenha usado o mesmo login e senha em outro serviço, troque os dados neles também;
  • Busque aplicar duplo fator de autenticação em todas as suas contas, impedindo o acesso indevido de terceiros sem o seu conhecimento;
  • Monitore a movimentação do seu cartão crédito atrelado à sua conta da Bethesda, buscando encontrar qualquer tipo de gasto suspeito não realizado por você durante um período após este vazamento;
  • Fique atento a possíveis golpes que cheguem ao seu e-mail. Em caso de vazamentos, golpistas utilizam de técnicas de engenharia social para enganar vítimas preocupadas com o acontecido;
  • Não clique em links de e-mails desconhecidos. Nestes casos, é melhor entrar em contato diretamente com a empresa para confirmar a veracidade de qualquer correspondência eletrônica que você receber.

Essas dicas são válidas em outros casos semelhantes de vazamento de dados de contas na internet, portanto fique atento para garantir que suas informações não caiam nas mãos de golpistas.

Qual o melhor jogo da Bethesda? Comente no Fórum do TechTudo!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.