Um relat?rio da Kaspersky Lab revelou que Visa, PayPal e American Express s?o as empresas do ramo financeiro que mais foram alvos de ataques de phishing durante 2014. Os sistemas de pagamento entraram em evid?ncia na lista ap?s uma queda expressiva do n?mero de golpes banc?rios, que havia aumentado consideravelmente nos ?ltimos anos.

Falso v?deo de Dilma Rousseff debochando de protestos ? v?rus

Usa Internet Banking? Veja os principais alvos do hackers: Visa, PlayPal e American Express (Foto: Pond5)

Visa, PayPal e American Express

A lista ? uma m? not?cia para a Visa, que responde por 31,02% dos ataques. Em 2013, a multinacional ocupava o quarto lugar, com 6,36%. O antigo campe?o era o Paypal, que possu?a 44,14% dos resultados em 2013, caindo para 30,03% no ano seguinte. A antiga segunda colocada era a American Express, que exibiu uma queda menos acentuada, passando de 26,26% em 2013 para 26,6% em 2014.

Os resultados foram divulgados em um estudo anual da fabricante de antiv?rus sobre seguran?a. O n?mero de ataques de phishing caiu mais de 20% em 2014, um ?ndice semelhante ao encontrado nos ataques espec?ficos contra empresas do ramo, que inclui bancos, sistemas de pagamento e lojas.

S?o apontados tr?s motivos para a queda deste n?mero. O primeiro deles ? a melhor atua??o da lei para identificar e punir os respons?veis pelos ataques. Outro diz respeito a uma mudan?a de comportamento dos cibercriminosos, que deixaram de focar em usu?rios finais para dar mais aten??o a companhias que lidam com dados financeiros, o que levou a um aumento do n?mero de ataques a redes de hotelaria e restaurantes de fast food de mant?m uma base de dados.

O ?ltimo fator apontado ? uma tend?ncia dos atacantes de diminuir os golpes em massa e se voltar para um n?mero menor de ataques a alvos espec?ficos. Por exemplo, os criminosos pararam de enviar e-mails com links maliciosos falsos, preferindo se concentrar em usu?rios de bancos online.

O n?mero de ataques espec?ficos contra os bancos, entretanto, recuou para 16,27% em 2014. A baixa ocorre ap?s um s?bito aumento neste tipo de golpe registrado em 2013, quando eles respondiam por 22,2% do total de phishing detectado. Em 2012, entretanto, eles eram respons?veis por apenas 11,92% dos ataques.

Amazon, Apple e eBay

Em rela??o aos sites de com?rcio, a Amazon continua no topo da lista de mais atacadas, mas o n?mero de golpes envolvendo a empresa caiu de 61,11% em 2013 para 31,7% em 2014. O segundo lugar ? ocupado pela Apple, que passou de 12,89% em 2013 para 14,13% em 2014 e o terceiro, pela

... -semantico">eBay, que caiu de 12% para 10,19%.

O phishing ? um tipo de ataque usado para fazer com que os usu?rios forne?am dados financeiros a p?ginas falsas de compras ou bancos e a grande quantidade de golpes fez com que as empresas afetadas passassem a combater a pr?tica.

?O aumento de phishing financeiro nos anos anteriores fez com que as marcas que eram utilizadas como isca tomassem medidas para acabar com o problema. Isto levou a redu??o dos n?veis de phishing que usavam as maiores marcas?, aponta a analista web da Kaspersky Lab,?Nadezhda Demidova.

Qual ? o melhor antiv?rus gr?tis? Comente no F?rum do TechTudo.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.