O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu inquérito civil público para investigar o suposto vazamento de informações sobre clientes da operadora de TV por assinatura Sky. Seriam 32 milhões de registros expostos, sem necessariamente incluir clientes atuais ou ativos. O caso foi revelado por um pesquisador brasileiro especializado em ambientes digitais.

Na documentação, o MPDFT cita uma série de informações que teriam caído na rede: nome completo, data de nascimento, e-mail, senha de login, endereço de IP, métodos de pagamento, número de telefone e endereço residencial. Além disso, menciona a gravidade dos fatos e a quantidade de clientes potencialmente afetados pelo problema.

O TechTudo procura a operadora desde 29 de novembro, mas até agora a Sky não se pronunciou sobre o caso.

Segundo denúncia do pesquisador Fábio Castro, as informações estavam disponíveis na própria internet, bastando usar os filtros do mecanismo de pesquisa Shodan, espécie de buscador especializado em listar os equipamentos conectados à rede mundial.

Dentre eles, havia um grupo de servidores chamado “digital-logs-prd” com os dados. O conjunto de máquinas teria uma configuração incorreta. Ainda segundo Castro, a Sky corrigiu os ajustes depois que ele entrou em contato com a empresa. O pesquisador ressalta que os dados ficaram expostos durante tempo suficiente para que cibercriminosos tivessem acesso.

A Sky é a maior operadora de TV por assinatura via satélite do país, com 5,3 milhões de consumidores.

Dicas de segurança

Confira orientações dadas pelo especialista em segurança digital Fabio Assolini, da Kaspersky Lab, para situações que envolvam vazamento de dados.

  • Deletar contas que não estão mais em uso, como perfis em redes sociais e cadastros em lojas online.
  • Não usar a mesma senha em todas as contas.
  • Lembrar de mudar as senhas caso
... os dados vazem na internet. Um gerenciador de senhas pode auxiliar neste processo.
  • Ter cautela com e-mails e mensagens que peçam para que o usuário acesse links ou baixe anexos.
  • Realizar backup das informações mais importantes em um HD ou dispositivo independente, como pen drive.


  • >>> Veja o artigo completo no TechTudo

    Sobre Gerência Imóveis

    A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.