Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Marvin Costa, para o TechTudo


O Facebook está liberando a retrospectiva 2018 aos poucos para os usuários. A novidade, que também ficou disponível em 2017, apresenta acontecimentos importantes da sua vida usando fotos, vídeos e comentários de amigos em conteúdos compartilhados no perfil. O Facebook escolhe posts automaticamente, mas é possível personalizar o resultado com outras imagens.

Após a edição dos momentos, o usuário pode compartilhar o vídeo na linha do tempo para que contatos possam curtir, comentar e relembrar seus momentos. Para te ajudar a personalizar a sua retrospectiva com melhores acontecimentos de 2018 no Facebook, preparamos o tutorial a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Assuntos de destaque de 2018

Além da retrospectiva de usuários, o Facebook apresentou os assuntos que mais se destacaram na rede social. Pelo segundo ano consecutivo, o Dia Internacional da Mulher foi o tema que atraiu mais engajamento entre os usuários em todo o mundo. Outras causas, como a marcha dos sobreviventes aos tiros em uma escola na Flórida e o envolvimento nas eleições legislativas dos Estados Unidos, tiveram grande adesão em compartilhamentos.

Os eventos globais Copa do Mundo da Rússia, Super Bowl 52 e o casamento real tiveram grande ênfase. A semifinal da Copa do Mundo entre Inglaterra e Croácia e a consagração francesa na vitória no jogo final foram os dois momentos mais discutidos do ano.

O Facebook foi utilizado para relembrar figuras públicas que de alguma forma marcaram a humanidade com seus atos. Em 18 de julho, data em que Nelson Mandela completaria 100 anos, milhões de pessoas usaram seus perfis para celebrar a vida de um dos maiores defensores dos direitos humanos. Outros legados foram lembrados como o falecimento da lenda da Soul Music Aretha Franklin, da cantora Dolores O'Riordan da banda The Cranberries e do DJ e produtor musical Avicii.

Facebook: dicas para evitar que curiosos olhem suas informações

Facebook: dicas para evitar que curiosos olhem suas informações

Como fazer sua retrospectiva 2018 no Facebook

Passo 1. Clique no link a seguir (https://www.facebook.com/memories) para acessar a página de memórias. Em seguida, assista ao seu vídeo de retrospectiva e, quando terminar, clique no botão "Editar" para personalizar as fotos que aparecem nas montagens;

Passo 2. A foto de capa utilizada para o vídeo é a imagem de seu perfil. Você pode clicar nas imagens sugeridas ao lado do vídeo para personalizar a cena ou escolher uma foto da biblioteca, como veremos adiante. Para prosseguir, clique no número "2" no indicador de cenas na parte de baixo da tela;

Passo 3. Note que são diferentes tipos de montagens e uma imagem pode não ser a ideal. A segunda montagem apresenta a foto mais comentada em seu perfil. Siga em frente tocando no próximo número na parte de baixo da tela;

Passo 4. Para buscar outras imagens de seu Facebook, clique no icone de foto, como mostra a imagem abaixo;

Passo 5. Selecione uma nova imagem e clique no botão "Concluir";

Passo 6. Após personalizar todas as cenas e chegar até o final do vídeo, escolha quais amigos deseja apresentar na parte final. Para isso, clique sobre o ícone de lápis em cima dos perfis sugeridos;

Passo 7. Navegue pelas fotos de perfil e toque no amigo que deseja incluir em seu vídeo;

Passo 8. Para finalizar seu vídeo, clique no botão "Avançar";

Passo 9. Defina seu post e clique no botão "Publicar" para que seus amigos vejam a retrospectiva.

Use a dica para ter um vídeo de memórias de 2018 com suas postagens mais interessantes em 2018 no Facebook.

Qual emoji falta no WhatsApp ou Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.