Imagem, som e conforto. Essa é a combinação ideal para você montar a sua própria sala de cinema em casa.

Seja em uma sala multifuncional ou em um ambiente dedicado especialmente para a família assistir a filmes, séries, esportes e também para os videogames, os itens indispensáveis são um sofá superconfortável, um ótimo sistema de som e uma excelente TV - ou até mesmo um projetor.

Para ajudar o leitor de Techtudo nessa empreitada, além das cinco dicas essenciais, fizemos uma seleção de produtos e ofertas na Amazon.com.br.

E mais: este texto tem links secretos com promoções exclusivas! Não deixe de clicar, conferir e compartilhar coms amigos.

1- Escolha uma TV excelente

A maioria das TVs de LED disponíveis no mercado e basicamente todos os aparelhos OLED e QLED são SmartTVs: têm acesso à internet, podem receber aplicativos, games, conectar-se e compartilhar conteúdos com smartphones. TVs mais antigas também podem “ficar inteligentes” com o uso de devices como o Fire TV ou um videogame de última geração.

Falando de resolução, é preciso entender que quanto mais pixels, melhor a qualidade da imagem. Uma tela HD (high definition) tem 1280x720 pixels na proporção 16:9, enquanto a Full HD tem 1920x1080. Já a 4K, também chamada Ultra HD, tem 3840x2160 pixels, uma imagem com qualidade quatro vezes maior do que a Full HD.

Nosso mercado também já conta com as primeiras TVs e monitores 5K, com definição 5120x2160 pixels, enquanto feiras de tecnologia já apresentaram aparelhos 8K Full Ultra High Definition, com 7680x4320 pixels. Enquanto isso, os projetores mais acessíveis no mercado nacional ainda são Full HD, mas já há uma boa oferta de 4K por preços interessantes.

Já a escolha do tamanho da TV depende do ambiente e da distância até os assentos, para que a experiência seja confortável. Especialistas e arquitetos falam em pelo menos três metros, porém, com as TVs de altíssima definição, uma distância menor não compromete a qualidade da imagem nem causa desconforto.

As marcas recomendam a distância de, no mínimo, duas vezes a diagonal da tela. Por exemplo, uma TV de 42” tem 107cm na diagonal, então a distância ideal do aparelho ao sofá seria de cerca de dois metros; para uma TV de 50”, a distância confortável seria de 2,5 metros.

Nossas indicações

2- Escolha um ótimo sistema de som

Depois da imagem, o som. Apesar de satisfatória, a experiência de cinema não será completa apenas com o sistema de áudio da TV. E assim como na TV, o tamanho do ambiente pode determinar a necessidade de um home theater mais ou menos potente.

Para salas menores, um sistema 5.1 (que possui cinco caixas e um subwoofer) deve ser mais do que suficiente. Um ambiente dedicado e isolado vai pedir um equipamento 7.1 (sete caixas e o subwoofer), também com maior potência. Ambos criam um ambiente de áudio mais realista, o chamado som surround ou holográfico.

As caixas devem ser espalhadas pela sala e podem até ser fixadas no teto, em especial para o som traseiro, para um efeito surround mais eficaz.

Para uma sala pequena, uma soundbar de qualidade, que consegue emular o som surround de sistemas 3.1 e 5.1, pode ser suficiente e não causar desconforto auditivo.

Os home theaters mais novos possuem conexão bluetooth com smartphones e outros aparelhos, o que permite criar um sistema de som no ambiente, transmitindo música do celular, por exemplo, sem utilizar a TV.

Em relação à acústica da sala de cinema, madeira, tapetes e estofados funcionam bem como is

... oladores. Por outro lado, espelhos, vidros e pisos frios vão prejudicar a experiência na qualidade do som.

Nossas indicações

Soundbar Samsung

3- Escolha um ótimo sofá e poltronas

Para uma sala de cinema exclusiva, você pode investir em poltronas reclináveis, cadeiras confortáveis com banquetas e pufes para apoiar os pés, ou sofás amplos e com chaise, para criar uma experiência do maior conforto possível.

Já num espaço que também funciona como sala de estar, uma boa escolha pode ser um sofá retrátil e reclinável, que seja versátil para o dia a dia da casa, sem tornar-se um monstro espaçoso, e confortável para as noites de cinema, esportes e games.

O conforto também está no material dos estofados: sofás e poltronas de tecidos são mais gostosos no toque do que couro, por exemplo, e também ajudam na acústica.

Nossas indicações

4- Cuidados com a iluminação

O escurinho do cinema é importante para a experiência completa. Dependendo da luz natural do ambiente, cortinas blecaute podem ajudar a controlar a claridade. Elas serão essenciais caso a opção tenha sido por um projetor. Mesmo os equipamentos mais potentes exigem que o ambiente esteja quase 100% escuro para entregar a qualidade total.

Por outro lado, uma boa sala de cinema e games pede iluminação indireta, com luz mais quente e aconchegante. A solução pode estar em spots instalados no teto e paredes ou abajures e luminárias de chão, para direcionar para as paredes.

Paredes de cores mais escuras - ao menos a que fica atrás da TV - ou com papel de parede também ajudam na imersão.

Nossas indicações

5- Aposte nos acessórios e mimos para o seu cinema

Por que parar o filme para fazer um café, pegar uma bebida gelada ou fazer pipoca se você pode equipar a sua sala de cinema com os aparelhos necessários para a experiência completa?

Nossas indicações

Veja outras ofertas em eletroportáteis na Amazon



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.