O Windows 10 é o sistema operacional mais popular do mundo, presente em mais de 90% dos computadores e com 700 milhões de usuários. A Microsoft vem atualizando o software continuamente desde que o transformou em serviço, abandonando o modelo antigo que concentrava novidades em versões fechadas, lançadas com menos regularidade. Com o tempo, nem todos os usuários acompanharam as mudanças e funções escondidas. Veja, a seguir, sete coisas sobre o Windows 10 que você provavelmente não sabe.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Tela verde da morte

A “tela azul da morte” é a mensagem de alerta mais temida por usuários do Windows, pois só aparece quando algo de muito errado aconteceu com o sistema operacional. No entanto, poucos sabem que o Windows 10 também tem uma “tela verde da morte”. O aviso em tela cheia ocorre em máquinas que contam com prévias do Windows Insider instaladas, e servem para indicar que o sistema é experimental. De resto, as mensagens e os gatilhos são os mesmos da versão em azul.

2. Verificar atualizações acelera correção de bugs

Usuários mais ansiosos devem tomar cuidado ao forçar atualização do sistema no Windows Update. Segundo a Microsoft, clicar no botão “Verificar se há atualizações” pode fazer o download dos pacotes mais recentes de correção de bugs. Embora, em geral, esses downloads sejam benéficos para consertar problemas no sistema, já houve casos em que eles continham novos erros.

A Microsoft costuma liberar o patch de correção do Windows toda terça-feira. Então, se você deseja procurar por atualizações manualmente, é importante fazê-lo antes disso, de modo que os pacotes liberados na última semana já tenham sido substituídos em caso de problemas.

3. Truques para manusear janelas

O Windows 10 conta com alguns truques que facilitam a vida de quem tem sempre vários programas abertos ao mesmo tempo. Se você tem muitos aplicativos na barra de ferramentas, use o atalho Win+1, substituindo o número pela ordem do app que você deseja abrir. Se o software já estiver aberto, o Windows irá colocar a janela na frente.

Se você tem janelas abertas uma atrás das outras, é também possível movê-las para os lados rapidamente, a partir do topo, para revelar tudo o que está por trás. Além disso, é possível criar tela dividida para facilitar o uso de mais de um app ao mesmo tempo: basta mover a janela para um dos cantos, ou usar o atalho Win+seta.

4. Touchpad virtual

O Windows 10 conta com uma função que cria um touchpad virtual na tela. Ele permite clicar, rolar a tela e executar todos os gestos tradicionais em uma porção pequena do display, desde que o painel seja sensível ao toque. O recurso é útil em notebooks com o touchpad físico com defeito, ou para usuários de tablets que preferem usar o cursor convencional para interagir com o Windows. O touchpad virtual pode ser ativado na barra de ferramentas.

5. Teclado de emojis

Há cerca de um ano, o Windows 10 ganhou um teclado para uso exclusivo de emojis no computador. O recurso permite abrir uma janela com as famosas carinhas para inseri-las em qualquer lugar onde houver uma caixa de texto. Para isso, basta clicar no campo e teclar, ao mesmo tempo, as teclas Windows e ponto, ou Windows e vírgula.

6. Apps agrupados no Iniciar

Usuários com programas demais no Menu Iniciar podem lançar mão da ferramenta de agrupamento para organizar melhor a interface. O recurso lembra o funcionamento da tela inicial do Android e do iPhone: ao abrir a janela de atalhos, clique sobre um item e arraste sobre outro para criar uma pasta. Depois basta renomear o grupo para reduzir o número de elementos disponíveis à primeira vista.

... >7. Navegador com extensões do Chrome

No futuro, o navegador Edge do Windows 10 será compatível com as extensões que você mais usa no Chrome. Recentemente, a Microsoft anunciou que o programa será modificado para incorporar o Chromium, versão de código aberto do browser do Google. Dessa maneira, o Edge poderá se comportar como o Opera ou o Vivaldi que, por conterem a mesma camada principal do Chrome, também são capazes de rodar extensões da Chrome Web Store. É possível que a mudança seja implementada no Windows a partir de 2019.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.