O registro de patentes costuma nos dar boas pistas sobre os planos das empresas de tecnologia para o futuro. Este ano, Microsoft e Apple patentearam novas soluções de interação com seus dispositivos, com potencial para substituir o mouse, o touchpad e o teclado como conhecemos. Já a Amazon registrou um espelho inteligente que permite ao usuário experimentar roupas virtualmente.

O TechTudo preparou uma lista com as patentes que mais chamaram atenção em 2018. Vale lembrar que esses títulos de propriedade, porém, não necessariamente significam que os produtos serão lançados e chegarão aos consumidores.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Caneta com scroll

Em fevereiro, a Microsoft recebeu a patente de uma inovação no mundo das canetas digitais stylus. Segundo a descrição feita no documento, uma nova Surface Pen poderia incluir um clipe em forma de “U”, que seria utilizado com função similar à roda de rolagem do mouse. Deslizar páginas para cima ou para baixo e mexer no zoom da tela do dispositivo conectado ao acessório ficaria mais fácil.

O clipe contaria com um material condutor vinculado a um sensor capaz de detectar mudanças elétricas geradas pelo toque, o que provocaria o movimento no display. Usadas em diversos tipos de eletrônicos, as canetas stylus andam meio sumidas desde a popularização das telas capacitivas multitouch. Aparelhos das linhas Surface, da Microsoft, e Pixelbook, do Google, são alguns dos que ainda preservam o acessório, mas ele geralmente é vendido à parte.

2. Teclado mais higiênico

Futuros MacBooks podem vir com um tipo de teclado capaz de evitar que sujeiras, como migalhas ou poeira, consigam entrar no computador através dos vãos das teclas. A ideia, que pode tornar os teclados mais higiênicos, foi registrada pela Apple em março. A nova tecnologia criaria uma barreira entre os botões e o circuito interno, protegendo a máquina contra problemas causados pelo acúmulo de resíduos.

Nos teclados atuais, detritos e líquidos podem facilmente provocar danos, em especial no caso dos notebooks, já que eles ficam acima de componentes importantes como a placa-mãe e o HD. A Apple apresenta, então, duas propostas para amenizar os riscos. A primeira é uma espécie de limpador em cada tecla, como se fossem escovas. A outra é um tipo de membrana que cobriria toda a parte abaixo dos botões, antes dos contatos eletrônicos.

3. Teclado touchscreen que emula toque físico

Logo em seguida, no mesmo mês, a Apple fez o pedido de outra patente de teclado. Trata-se de um teclado virtual em uma tela touchscreen que simula a sensação de pressionar teclas mecânicas. Além disso, o equipamento seria capaz de se adaptar a diversas situações, como mudança de idioma, uso de emojis e controles de áudio e vídeo.

Para imitar o toque físico dos botões, o projeto usaria uma estrutura abaixo do display chamada de “acionadores hápticos”. Aliado a sensores, imãs e dispositivos, o componente pode medir a força do toque e entregar respostas táteis. Ele detecta se os dedos estão digitando ou apenas descansando sobre o teclado, inclusive.

4. Espelho inteligente

A Amazon registrou em janeiro a patente de um espelho tecnológico que permitiria ao consumidor experimentar roupas virtualmente. O dispositivo poderia ajudar as pessoas nas compras e revolucionar o mercado da moda. Usando sensores, câmeras e monitores e mist

... urando reflexo e transmissão, o aparelho seria capaz de criar uma imagem combinada.

Nessa realidade mista produzida pela tecnologia, o usuário iria visualizar um modelo virtual de si mesmo junto ao ambiente que está, digitalizado. Além disso, o espelho inteligente pretende determinar a partir dos olhos do indivíduo quais objetos devem aparecer como reflexo. Desse modo, o cliente da gigante do varejo online poderia “provar” as peças que quiser em casa, antes de comprá-las pela Internet.

Quais são os robôs mais curiosos da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.