O final da década de 90 ficou marcado por diversas inovações tecnológicas e, mesmo aquelas que não deram certo nos últimos anos, foram muito importantes para os dias atuais. Foi em 1999 que surgiram os primeiros pen drives, por exemplo, que viriam substituir os CDs como unidades portáteis de armazenamento.

No mesmo ano, foi lançada também a primeira versão do Bluetooth, recurso que revolucionou a conectividade entre dispositivos. Confira a seguir oito novidades tecnológicas da época que comemoram 20 anos em 2019.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Apple AirPort

A Apple lançou o AirPort em 21 de julho de 1999, como uma maneira de conectar dispositivos sem fio a um computador. Dessa forma, foi possível habilitar a impressão sem fio, acessar uma biblioteca de músicas no iTunes, entre outras funções. Os produtos utilizavam os protocolos de Wi-Fi e incluíam roteadores e placas sem fio.

O sistema atuava como uma rede doméstica, sem a necessidade de compartilhar Internet entre computadores. Com apenas uma máquina conectada, os dispositivos adicionais podiam acessar a rede por meio do AirPort. Os roteadores da maçã foram descontinuados em abril de 2018.

Apple iBook

O Apple iBook é uma série descontinuada de notebooks lançada pela Apple em 21 de julho de 1999. A linha era voltada a mercados de consumo e educação, com especificações e preços mais baixos em relação aos PowerBook, computadores portáteis da maçã com altos recursos tecnológicos para a época.

Durante sua vida útil, foram lançados três modelos diferentes, sendo um dos modelos mais memoráveis a versão Clamshell, conhecida pelo design colorido e único. Foi o primeiro produto de consumo de massa a oferecer conectividade Wi-Fi, por meio do Apple AirPort. O computador foi descontinuado em 2006, substituído pelo MacBook em maio do mesmo ano.

SPH-WP10

Em uma época de explosão dos wearables, a Samsung anunciou em 1999 o primeiro relógio capaz de fazer ligações. Pesando apenas 50 gramas e trazendo espessura de 2 cm, o SPH-WP10 podia funcionar como uma alternativa interessante ao celular. A bateria do aparelho prometia durar por cerca de 90 minutos.

O gadget usava a tecnologia CDMA, a mesma da telefonia na época, anterior ao 3G. Além disso, contava com uma tela LCD monocromática e trazia botões físicos para navegar pelos menus – as telas touch só começaram a se popularizar 8 anos depois. A empresa considera o relógio um grande avanço na batalha por aparelhos sem fio menores e mais leves.

Apesar de inovador, o SPH-WP10 não conquistou muitos fãs. A antena despontando pela lateral e a dificuldade para acessar os comandos foram alguns dos aspectos que não agradaram aos consumidores do início dos anos 2000.

BlackBerry 850

A RIM (Research in Motion, em inglês), foi uma empresa fundada em Waterloo, na região de Ontário. Seu primeiro produto foi o Inter@ctive Pager 900, anunciado em 18 de setembro de 1996. A empresa canadense foi posteriormente denominada BlackBerry Limited, nome dos seus dispositivos mais populares.

O primeiro dispositivo a ter o nome famoso foi o BlackBerry 850, um pager lançado em 19 de janeiro de 1999. O modelo foi um dos primeiros aparelhos portáteis capazes de enviar e receber e-mail, SMS, telefonemas e até mesmo navegar na Internet.

Primeiro microdrive do mundo

Desenvolvido pela primeira vez pela IBM em 1999, o Microdrive era o menor disco rígido do mundo, contendo 170 MB de espaço de armazenamento. As dimensões de 2 x 36 x 5 mm surpreenderam como grande avanço tecnológico da época.

Hoje a tecnologia ainda é desenvolvida por vários fabricantes, mas o nome foi registrado pela Hitachi, sediada no Japão. O microdrive tamb�

... �m é conhecido por discos rígidos de 1 polegada. Essas unidades variam em tamanhos de 170 MB a 8 GB e, embora ainda sejam usadas atualmente, foram em grande parte substituídas pelos cartões de memória do estilo CompactFlash, criados pela multinacional norte-americana SanDisk.

Primeiro pen drive pela M-Systems

As primeiras unidades de pen drive foram desenvolvidas em abril de 1999 na M-Systems, que faz parte do grupo SanDisk desde 2006. A empresa israelense foi fundada por Amir Ban, Dov Moran e Oron Ogdan.

No mesmo ano, a IBM apresentou uma ação dizendo que foi a real inventora do dispositivo por meio de Shimon Shmueli, um de seus funcionários na época. Até hoje, ele alega que foi o responsável pelo surgimento da unidade flash de USB.

A Trek 2000 International, uma companhia de Cingapura, foi a primeira a vender o aparelho, batizado de ThumbDrive, no início de 2000. Só no final do mesmo ano a primeira unidade flash USB foi vendida nos EUA, pela IBM. Esse dispositivo, originalmente chamado de DiskOnKey, tinha apenas oito MB. No entanto, em menos de 10 anos, a capacidade de armazenamento da unidade aumentou para mais 256 GB por unidade.

Bluetooth 1.0

Quando a primeira versão do Bluetooth foi lançada, abriu caminho para os fones de ouvido sem fio, alto-falantes e controladores de jogos que são utilizados hoje. No entanto o Bluetooth 1.0 era muito mais lento do recurso conhecido atualmente.

A primeira versão voltada para o consumidor final do Bluetooth foi lançada em 1999. Com isso, vieram os lançamentos de equipamentos com a tecnologia, como dongles, mouses e placas de PC sem fio. No ano seguinte, veio o primeiro telefone celular com o recurso, o Sony Ericsson T36. Mas foi o modelo revisado T39 que realmente chegou às prateleiras, apenas em 2001. A velocidade de transferência de dados na primeira versão era de 1 Mb/s, e o alcance atingia 10 metros.

Placa de vídeo GeForce

Em 31 de agosto de 1999, a Nvidia apresentou a linha de placas de vídeo conhecida como GeForce, que até hoje é referência no mercado. Os primeiros produtos da família eram vendidos para consumidores que buscavam alto desempenho, mas os produtos seguintes expandiram para todos os tipos de público de placas gráficas.

Com a chegada desses produtos, a empresa norte-americana também criou o conceito de GPU. Abreviação em inglês de unidade de processamento gráfico, a GPU é um circuito eletrônico usado para acelerar a criação de imagens 2D e 3D. Os modelos podem ser integrados junto ao processador ou placa-mãe do computador, ou dedicados, trazendo corpo próprio.

Com um processador separado, a GPU permite que os recursos de processamento do computador sejam usados para outras tarefas importantes. Portanto, são focadas em usuários que buscam alto desempenho, como gamers, designers, entre outros.

Qual é a melhor caixa de som Bluethooth? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.