Criar vídeo a partir de fotos e músicas salvas na memória do celular pode ser fácil com a ajuda de aplicativos grátis para Android e iPhone (iOS). Os recursos necessários são oferecidos por softwares como VideoShow, InShot e Quik, da GoPro, que permitem adicionar textos, músicas como trilha sonora e efeitos como molduras, adesivos e animações para incrementar as imagens. As ferramentas são úteis para criar clipes românticos, slideshows e homenagens para amigos para postar nas redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp.

O TechTudo reuniu cinco editores disponíveis para download na App Store e na Google Play Store. Todas as opções estão em português e criam vídeos de forma fácil, que exibem uma pré-visualização do resultado para que o usuário edite o clipe da maneira que preferir. Confira a lista a seguir e conheça as melhores opções de aplicativos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. VideoShow

Um dos aplicativos mais famosos do segmento, o VideoShow é um editor de vídeos que cria slideshows de forma fácil. Depois de selecionar as imagens, é possível reordená-las na sequência que quiser. Além disso, também é possível, inclusive, alterar a velocidade de exibição de cada arquivo. O serviço não impõe um limite de fotos a serem utilizadas e permite que sejam criados vídeos mais longos e detalhados.

A ferramenta de edição disponibiliza vários efeitos para deixar os vídeos mais personalizados, como molduras, animações de transição, textos com várias cores e fontes, adesivos, GIFs, além de oferecer temas pré-definidos. Entre os efeitos sonoros possíveis de serem adicionados, estão músicas completas exportadas de uma galeria própria ou do serviço de música do usuário, como Apple Music, além de dublagens e outros tipos de sons.

Um dos pontos negativos do serviço é a presença de uma marca d’água com a logomarca do app, aplicada no canto inferior dos vídeos criados na versão grátis. Para removê-la, é preciso assinar a versão completa, que custa a partir de R$ 84,90.

2. VivaVideo

Com o VivaVideo, o usuário pode criar clipes com fotos e vídeos da memória do celular, e ainda exportar arquivos do Facebook e do Instagram. O usuário pode selecionar temas pré-determinados como "Aniversário", "Amor", "Amizade" e "Verão" e adicionar efeitos visuais e trilha sonoras específicos de acordo com a abordagem. No entanto, é possível criar um vídeo do zero e adicionar seus próprios efeitos para deixá-lo ainda mais exclusivo.

Durante a edição, é possível ajustar a duração do vídeo, usar filtros, cortar imagens e inserir efeitos de transição entre uma foto e outra. O app disponibiliza um catálogo com músicas próprias para serem utilizadas como trilha sonora, mas o usuário pode baixar outras faixas da Internet e ainda utilizar canções da memória do celular ou do iTunes.

Ao final, o usuário poderá salvar o vídeo em diversos formatos, inclusive em Full HD. Os clipes também exibem uma marca d’água com a logomarca do aplicativo. Para removê-la, é preciso pagar pelo plano VIP, que custa a partir de R$ 40,99.

3. PhotoGrid

Além de fazer colagens, o PhotoGrid também cria vídeos com fotos da galeria do celular. O editor possui um layout agradável, o que torna a edição do slideshows mais fácil. Durante a edição das imagens, é possível ajustar os traços de luminosidade, como brilho, contraste e saturação, aplicar efeitos e filtros coloridos, além de transições animadas e molduras estampadas.

A seção de músicas permite adicionar canções internacionais como trilha sonora do vídeo. O catálogo do serviço é extenso

... e dividido entre vários gêneros, como "Pop", "Instrumental", "Eletrônica" e "Rock". O usuário também pode enviar músicas salvas na memória do telefone ou armazenadas no Google Drive, software de backup do Google. Diferente dos concorrentes, o PhotoGrid não exibe sua logomarca nos vídeos, o que deixa a imagem limpa e sem propaganda.

4. InShot

O InShot permite criar clipes a partir de fotos e vídeos salvos na galeria do celular. Caso a imagem seja menor que o formato de vídeo, o app cria um fundo em degradê para não deixar a imagem sem proporção, mas é possível determinar qualquer tamanho para se adequar às redes sociais. Durante a edição, é possível adicionar filtros espelhados, efeito de neon ou traços de desenho. Também é possível inserir textos e adesivos animados para aumentar a personalização do arquivo audiovisual.

O app permite adicionar efeitos sonoros, gravações de áudio captadas pelo microfone e músicas, que podem ser enviadas do catálogo do app, da memória do aparelho ou do iTunes, no caso do iPhone. O serviço também cria vídeos sem marca d’água gratuitamente – isso o torna uma boa opção para os usuários que preferem arquivos sem interferências visuais.

5. Quik

O Quik é o editor de vídeos da GoPro, mas não é preciso possuir uma câmera da fabricante para utilizá-lo. Com o programa é possível criar clipes com fotos salvas na memória do celular. Após selecionar os arquivos, o usuário pode selecionar temas pré-estabelecidos para criar seus slideshows, com diferentes estilos de transição entre fotos, todos com toque de modernidade, que lembram colagens animadas.

Cada tema possui uma trilha sonora específica, mas o usuário pode mudá-la, ao optar pelas diversas faixas do catálogo do aplicativo. O serviço também permite alterar o texto de abertura dos vídeos, aplicar filtros coloridos e determinar a duração de exibição de cada imagem na tela. Ao final das edições, os interessados podem salvar o arquivo no celular ou compartilhar diretamente com as redes sociais. O vídeo exibe sua logomarca no final do vídeo.

Photoshop ou Lightroom: quando usar um ou outro? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.