O Chrome Cleanup Tool é uma ferramenta nativa do navegador para detectar e remover softwares que podem causar problemas em configurações e instalar malwares perigosos no computador. Esses programas, em geral, são as extensões e complementos instalados no browser do Google. A ferramenta de limpeza do Chrome também pode resolver outros problemas do PC, como janelas pop-ups que abrem automaticamente, anúncios invasivos e páginas que são abertas aleatoriamente.

Disponível apenas na versão para Windows, a ação pode ser simulada no macOS ao restaurar os padrões originais do navegador e deletar manualmente software suspeitos do sistema. Confira como usar o Chrome Cleanup Tool para evitar problemas com softwares maliciosos em seu PC no tutorial a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Procedimento no Windows

Passo 1. Abra o Chrome e pressione o ícone de três pontos no canto superior direito da tela. Em seguida, acesse "Definições";

Passo 2. Role a tela até o final e selecione "Avançadas";

Passo 3. Em "Repor e limpar", assinale a opção "Limpar o computador";

Passo 4. Nesse momento, selecione o botão "Localizar" para que uma busca por softwares maliciosos seja iniciada. A busca pode durar vários minutos. Se algum programa suspeito for encontrado, você verá uma opção para removê-lo. A ação também desabilita as extensões instaladas.

Como redefinir as configurações do Chrome

Você pode redefinir o navegador no caso do macOS como uma forma alternativa à ferramenta Chroem Cleanup Tool. Caso tenha PC com Windows e já tenha feito a limpeza com o recurso nativo do browser, mas ainda suspeite de algum programa malicioso no navegador, também é recomendável redefinir as configurações do Chrome.

Passo 1. Abra o Chrome e pressione o ícone no canto superior direito da tela. Em seguida, acesse "Configurações";

Passo 2. Role a tela até o final das opções e selecione "Avançado";

Passo 3. Selecione a opção "Restaurar configurações para os padrões originais" no macOS e Linux. Já no Chrome para Windows, a opção também está localizada ao final da página e é indicada por "Repor as predefinições originais das definições";

Passo 4. Para redefinir a página Nova Guia, o mecanismo de pesquisa, guias fixadas e desativar todas as extensões do navegador, pressione o botão "Redefinir configurações".

Como excluir programas suspeitos manualmente no macOS

Passo 1. Abra uma nova janela do Finder;

Passo 2. Nesse momento, acesse a aba "Aplicativos" no menu na lateral esquerda da tela;

Passo 3. Clique com o botão direito do mouse sobre um programa suspeito e escolha "Mover para a lixeira". Você também pode clicar e arrastar o ícone para a lixeira usando o mouse, como mostra a imagem abai

... xo;

Passo 4. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre a lixeira do computador e escolha a opção "Esvaziar Lixo";

Passo 5. Para excluir definitivamente do computador o software suspeito, pressione o botão "Esvaziar Lixo".

Use as dicas para usar o Chrome para se livrar de softwares maliciosos que podem estar abrindo brechas de ataques para hackers em seu computador.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.