Magic the Gathering é um jogo de cartas criado em 1993 que marcou a geração como o primeiro "card game colecionável moderno". Com versões físicas e digitais para PCs e consoles, Magic é um sucesso mundial e recebe lançamentos até hoje, como Magic: The Gathering Arena, que é a promessa do game nos esports em 2019. Em 25 anos de vida, o jogo da Wizards of the Coast acumulou diferentes curiosidades que podem passar despercebidas. A seguir, confira cinco fatos sobre a fraquia que é referência no gênero.

O criador

Além de Magic the Gathering, Richard Garfield também é o responsável por desenvolver outros diversos jogos e cardgames de sucesso. Entre os títulos criados por ele estão BattleTech CCG, Vampire: The Eternal Struggle, Star Wars TCG, Netrunner e o recente Artifact, jogo de cartas inspirado no universo de DotA 2, em parceria com a Valve.

Lançamento histórico

Magic the Gathering é um dos cardgames mais antigos, mas não foi o primeiro. Porém, é o único que ainda recebe atualizações desde 1993. São mais de 25 anos de história e conteúdo lançado. Além disso, também é o maior em volume. Somente entre os anos de 2008 e 2016, foram produzidas mais de 20 bilhões de cartas no mundo todo.

Versões digitais

Hoje, existem duas versões digitais e oficiais para computadores: Magic: The Gathering Arena e Magic: The Gathering Online. A primeira é a mais recente com visual elaborado, para chamar a atenção de jogadores que curtem outros jogos do gênero, como Heartstone. Este título foi pensado pela própria Wizards of the Coast e é constantemente atualizado com novas expansões.

Enquanto um foca no visual, Magic: The Gathering Online é voltado para o lado competitivo, pois funciona mais como um aplicativo, que simula virtualmente uma mesa completa de Magic. Ele também possui mercado de compra de cartas, mas também é possível trocar e vender cartas para outros jogadores dentro da própria plataforma. É como o game real, porém em ambiente virtual.

Torneios

Como todo jogo com apelo competitivo, Magic the Gathering possui torneios oficiais no mundo todo, inclusive no Brasil. Porém, Magic: The Gathering Arena, deve receber grandes torneios oficiais em 2019, pois já foi pensado para ser uma modalidade de esports.

A Wizards of the Coast anunciou um investimento de US$ 10 milhões (cerca de R$ 39,5 milhões, em conversão direta), para torneios ao longo do ano. Não há nomes oficiais ou datas definidas, mas o sucesso dos torneios offline deve ser replicado nas versões online.

Outros jogos

A trajetória de Magic nos videogames não é nova e nem inédita. Desde o lançamento das cartas físicas, a Wizards vem tentando emplacar sucessos, sem muito resultado, até antes do lançamento das versões atuais para computadores. Um dos exemplos mais clássicos foi Magic: The Gathering: BattleMage, lançado no PlayStation e nos computad

... ores em 1997 com batalhas físicas entre as criaturas invocadas.

Já jogos como Magic: The Gathering – Battlegrounds e Magic: The Gathering – Tactics, lançados entre 2003 e 2011, apostaram nos gráficos 3D e nas criaturas mais famosas da saga, incluindo os magos Planeswalkers, capazes de lutar em grandes arenas – um pouco diferente do já conhecido duelo de cartas.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.