O Snapdragon 855, processador que permite conexão de Internet 5G, já teve seus primeiros testes de desempenho revelados. O chip da Qualcomm, que deve estar presente nos principais smartphones de 2019, como o Galaxy S10, alcançou cerca de 3.600 pontos em teste de benchmark, o que comprova a promessa de desempenho 46% superior à versão anterior, o Snapdragon 845.

É importante destacar que os parâmetros de desempenho e eficiência do processador foram realizadas com aplicativos AnTuTu, Geekbench, GFXBench, Octane, Speedometer e JetStream. Os dados médios apresentados pelos apps foram demonstrados na última semana, em um evento da fabricante em Las Vegas, nos EUA.

Quer comprar iPhone com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Vamos aos resultados...

Os primeiros resultados produzidos na análise de performance single-core (em que o trabalho é concentrado em apenas um núcleo do processador) no Geekbench são cerca de 46% favoráveis em relação ao anterior, com a faixa de pontuação entre 3.500 e 3.600 contra cerca de 2.400 resgatados de testes passados de benchmark do 485. Já no desempenho em multi-core, o valor conquistado foi de até 12.000.

Com relação à performance gráfica, a promessa da marca de obter um valor 20% superior ao antecessor também foi comprovada. Segundo o AnTuTu, o teste gráfico da nova versão registrou a taxa máxima de 360.500 pontos na GPU Adreno 640, enquanto a GPU Adreno 630 alcança cerca de 285.000. No mais, em testes de navegação, o chip alcançou 24.900 e 112 em Octane e Speedometer, respectivamente. Já pelo app JetStream, os valores alcançados variam entre 116 e 117.

Vale lembrar que os benchmarks são testes especializados que atribuem pontuações para diversos aspectos de hardware. Estes testes, normalmente oferecidos por aplicativos próprios, submetem processador e sistema a situações de estresse e pontuam características de funcionamento do aparelho, como tempo de resposta, quantidade de quadros por segundo em gráficos, consumo de energia, entre outros.

Previsão de chegada ao mercado

Em conferência realizada na CES 2019 no último dia 7, a Qualcomm anunciou que 30 celulares já estão equipados para receber Internet 5G em 2019. Para isso, os smartphones vêm não só com o Snapdragon 855, mas também contam com modems Snapdragon X50, que trabalham com velocidade de dados de 100 MHz.

O novo processador teve seu anúncio oficial em dezembro de 2018 e recebe o título de primeiro chip pronto para realizar conectividade 5G em dispositivos móveis. Ele suporta as bandas Sub-6 GHz (com frequências de 6 GHz) e mmWave (com frequências acima de 24 GHz). Com isso, a tecnologia deve atingir velocidades até 20 vezes superiores ao 4G.

Na ocasião, a Qualcomm revelou algumas fabricantes que devem usar seu dispositivo, como Samsung

... , Motorola e LG. É importante lembrar também que o Galaxy S9, atual top de linha da Samsung, conta com um Snapdragon 845, geração anterior do chip. Assim, acredita-se que o próximo modelo, o Galaxy S10, também venha nutrido com a nova plataforma mobile.

*A jornalista viajou para Las Vegas a convite da Qualcomm

Qual o melhor celular premium à venda no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.