Comportamentos tóxicos são recorrentes em jogos competitivo, como no League of Legends (LoL). Para tornar suas partidas mais saudáveis, as desenvolvedoras proíbem determinados tipos de atitudes e pode banir temporariamente ou para sempre os jogadores que desrespeitarem essas regras. O TechTudo conversou com Leandro Faria, diretor de Games da Riot Games no Brasil, para entender a toxicidade no LoL. Leandro explicou quais comportamentos a desenvolvedora enquadra como tóxicos, como ela monitora e pune os "trapaceiros" e deu dicas de como lidar com esse tipo de jogador.

O que é ser tóxico no LoL?

Cada desenvolvedora define o que é considerado comportamento tóxico dentro dos jogos. O League of Legends tem um documento, chamado de Código do Invocador, que explica o que é permitido ou não no game . "Ofender um companheiro do time ou da equipe adversária, abandonar uma partida ou compartilhar a conta com algum colega, por exemplo, são comportamentos inadequados que podem ser reportados e passíveis de penalizações em diferentes níveis", explica Leandro.

O diretor da Riot também destaca que algumas posturas são consideradas mais graves que outras. "Atitudes sexistas, homofóbicas ou racistas não são toleradas em jogo e podem resultar no banimento permanente de uma conta", avisa.

Como denunciar um jogador tóxico?

O jogador que se deparar com um usuário tóxico pode denunciá-lo. "O reporte de comportamento inadequado deve acontecer por meio da ferramenta de denúncia, ao final de uma partida", detalha. Segundo Leandro, as denúncias são recebidas e avaliadas individualmente por um time de especialistas que vai determinar a pena do "infrator".

Na hora de fazer o reporte, é importante tomar alguns cuidados. "Se certifique de que a denúncia se enquadra no comportamento presenciado em partida. Só é necessária uma denúncia para ativar a revisão pelo nosso sistema, então selecionar mais de uma categoria não irá agregar mais valor à denúncia". Também é importante ser objetivo e explicar de forma concisa o que foi observado na partida.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além do reporte

Além do reporte, League of Legends conta com outros recursos que buscam combater a toxicidade no game. "Desenvolvemos ainda uma solução de inteligência artificial capaz de identificar comportamento impróprio e antiesportivo no chat da partida e nas ações dos jogadores na plataforma. Quando isso ocorre, a penalização acontece de forma automática mesmo que não haja uma denúncia formal".

Por último, Leandro faz uma seleção de coisas que você nunca deve fazer ao se deparar com um jogador tóxico. "Não ameace ou fique repetindo a um jogador que você irá denunciá-lo. Fazer isso pode incentivar jogadores que já são negativos a continuar com esse comportamento. Evite pensamentos negativos e conversa desnecessária com colegas de equipe ofensivos. Mantenha o foco em sua vitória silenciando esse jogador infrator e o denunciando no final da partida", aconselha.

De acordo com o diretor, também não é necessário fazer mais de uma denúncia para um mesmo caso. "Não peça a outros jogadores na partida que den

... unciem o jogador que teve um comportamento inadequado. Só é necessária uma denúncia para nosso sistema revisar uma partida".

Para fechar, é importante lembrar que um jogador que responde agressão com agressão também vai estar desrespeitando as regras do jogo. "Comportamento negativo é inaceitável independentemente das circunstâncias ou de quem começou o conflito. Se responder a um jogador negativo com atitude similar, outros jogadores do time poderão reportá-lo ao final da partida", conclui.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.