O Facebook tem novidades, especialmente para quem acessa a rede nos celulares. Os an?ncios aconteceram hoje (25), durante a confer?ncia para desenvolvedores F8, na qual Mark Zuckerberg apresenta inova??es para a redes sociais. Entre elas est? o Messenger Platform, que integra o servi?o a outros aplicativos, e o Business, voltado para o relacionamento entre consumidores e empresas.

Facebook lan?a seu pr?prio Timehop para compartilhar posts mais antigos

Mark Zuckerberg apresenta novidades no f8 2015 para o Facebook Messenger (Foto: Reprodu??o/Facebook)

Messenger Platform: conversas mais completas

O aplicativo de mensagens do Facebook promete ganhar in?meras novidades nos pr?ximos meses. A primeira delas ? o Messenger Platform, que integrar? o servi?o a diferentes aplicativos. Ser? poss?vel, por exemplo, editar um v?deo em um aplicativo e envi?-lo pelo app de mensagens em poucos passos, enriquecendo a comunica??o na rede social.

J? o Messenger Business promete ser voltado especialmente para empresas. A novidade promete melhorar a comunica??o entre colegas de trabalho, bem como marcar compromissos. Al?m disso, prestadoras de servi?o poder?o enviar mensagens para o consumidores na rede social, tal como o envio de recibos e outras informa??es relevantes.

O Messenger Platform ter? um espa?o reservado para que o usu?rio possa ver quais aplicativos s?o integrados com o servi?o de mensagens. Al?m disso, ser? poss?vel descobrir novas op??es na parte inferior da tela e ir direto at? a loja de aplicativos do Android ou iOS, tudo direto do Messenger.

Al?m do famoso Curtir, o Facebook promete introduzir um bot?o para que o usu?rio possa enviar conte?do atrav?s do Messenger. A novidade deve estar dispon?vel tanto em p?ginas da web como em mais de 40 aplicativos.

Facebook Messenger Business, uma solu??o para empresas (Foto: Reprodu??o/Facebook)

A rede social lan?ou ainda um kit de desenvolvimento para quem deseja integrar a plataforma aos seus apps. Com isso, o app de mensagens deve ganhar ainda mais recursos, prometendo dar dor de cabe?a at? mesmo para o WhatsApp.

Messenger Business: d? adeus aos e-mails de compras

O Business, por outro lado, promete ser voltado para empresas. A novidade promete melhorar a comunica??o entre prestadoras de servi?o e seus consumidores na rede social, possibilitando o envio de recibos e outras informa??es relevantes.

A ideia parece simples. Ao inv?s de e-mails e mais e-mails, o Facebook quer que as atualiza??es de compras cheguem atrav?s do Messenger, com novos recursos multim?dia e ferramentas de intera??o.

Integra??o promete que usu?rio acompanhe pedidos em lojas pelo Facebook Messenger (Foto: Repro
... du??o/Facebook)



Ao adquirir algo no site de uma loja, por exemplo, o usu?rio poder? optar por utilizar o servi?o do Facebook ao inv?s do e-mail. A loja, por sua vez, poder? enviar o recibo e o c?digo de rastreamento de entrega atrav?s do Messenger, exibindo um mapa atualizado em tempo real.

Caso haja algum problema, toda a comunica??o poder? ser feita no app, como se fosse uma conversa com um amigo qualquer. Assim, o Facebook pretende reduzir a burocracia e o distanciamento das marcas com o p?blico. Resta saber, por?m, se a novidade chegar? por aqui e se as empresas brasileiras abra?ar?o a ideia.

Suporte a v?deos em 360 graus e ?embed?

O Facebook vai suportar v?deos em 360 graus na timeline da rede social. Isso significa que os usu?rios poder?o interagir com grava??es feitas em c?meras especiais, podendo girar o quadro que est? sendo mostrado. Para se ter uma ideia, tudo deve funcionar de forma bastante parecida ao Google Street View, por?m com v?deos.

As grava??es publicadas no Facebook tamb?m poder?o ser usados fora da rede social atrav?s de um c?digo embed, o que pode ser um ataque direto ao rival YouTube. Ou seja, um usu?rio poder? publicar um v?deo na sua timeline e coloc?-lo em seu blog ou site sem sequer utilizar o servi?o do Google ou o Vimeo, por exemplo, que j? tinham suporte ? fun??o.

Qual a sua rede social favorita? Comente no F?rum do TechTudo

Internet das Coisas (IoT)

O Facebook entrou de vez na onda da Internet das coisas (IoT, em ingl?s), que trata dos novos eletrodom?sticos e acess?rios com acesso ? web. A rede social anunciou o lan?amento de ferramenta de desenvolvimentos para integrar os seus servi?os ?s plataformas de IoT.

Mais novidades para desenvolvedores e propagandas

A integra??o do Facebook no coment?rios de sites tamb?m ganhar? mudan?as, possibilitando uma experi?ncia mais uniforme e unificada. O recurso promete engajar muito mais usu?rios em blogs e sites, j? que ser? mais f?cil ver o que amigos est?o comentando naquela not?cia.

Para desenvolvedores, o Facebook apresentou o Analytics Apps. O recurso promete facilitar que estes conhe?am melhor o seu p?blico e como eles usam os seus aplicativos atrav?s das informa??es da rede sociais. O recurso ser? gratuito, mas pode gerar problemas entre usu?rios do site, que ter?o dados compartilhados com ainda mais pessoas.

Os demais recursos mostrados nesta quinta-feira dizem respeito apenas a propagandas e como a rede social pretende ganhar (ainda) mais dinheiro com os seus usu?rios.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.