O Google liberou dois aplicativos para pessoas com deficiências auditivas nesta segunda-feira (4). Os novos serviços para celulares com Android ajudam na comunicação do dia a dia. O Live Transcribe ("Transcrição ao vivo", em português) é um recurso que transforma, em tempo real, a fala das pessoas em texto. Com ele, é mais fácil interagir em uma conversa cotidiana ou reunião, por exemplo. A funcionalidade está presente em mais de 70 idiomas e dialetos, como o português do Brasil. No caso do Amplificador de Som, o sistema melhora o áudio para que seja possível ouvir de maneira mais precisa. Isso pode facilitar o entendimento em ambientes barulhentos, como bares ou shows.

O serviço de transcrição está sendo lançado aos poucos na versão Beta para os usuários de celulares Android na Google Play. Esse recurso também será incluído previamente em smartphones com Pixel 3.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para ser avisado quando o app estiver totalmente disponível, o usuário pode se inscrever pelo site oficial do sistema (https://www.android.com/accessibility/live-transcribe/). Já o programa de aperfeiçoamento do áudio pode ser baixado na loja de downloads do Google para aparelhos Android 9 Pie ou posteriores – também pré-instalado no Pixel 3. A ferramenta foi anunciada em 2018 durante o Google I/O, conferência anual da empresa para apresentar seus lançamentos.

Live Transcribe

O programa usa o microfone do celular com Android para transcrever o áudio em texto de forma automática e em tempo real. Dessa forma, quando um dos participantes de uma conversa falar, aparecerá na tela do celular tudo o que aquela pessoa disser. Para melhorar a precisão, ele também é conectado a microfones externos, como o microfone de lapela. Além disso, a ferramenta permite responder apenas por texto com o teclado do tipo type-back, acessível pela tela do aparelho.

O passo a passo para usar o Live Transcribe é simples. Basta ir em "Configurações de Acessibilidade" no celular e ativar o recurso. Por último, vá até a barra de navegação e toque no botão de acessibilidade para abrir a ferramenta. Esse acesso permite se conectar de forma ágil ao serviço sempre que precisar.

Amplificador de Som

O aplicativo aumenta apenas os sons quietos, sem ampliar os altos. O recurso também pode ser usado em conjunto com fones de ouvido com fio. Dessa forma, o acessório ajuda a filtrar, aumentar e amplificar os sons. A ideia é promover uma maior qualidade de áudio para o usuário, que passa a ter um sistema capaz de oferecer condições de escutar alguma informação mesmo em ambientes desfavoráveis, como shows, bares ou até mesmo no tráfego das grandes cidades

... .

Os interessados podem configurar o app da forma que desejarem. Para isso, vá até o "Sound Amplifier settings" ("Configurações do amplificador de som", em português) e marque a opção "Reduce unwanted sounds" ("Reduzir sons indesejados") para diminuir o ruído e, com isso, tornar o som mais claro e fácil de ouvir.

Como ganhar dinheiro com o Google? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.