O boato de que o Instagram limitaria o alcance das postagens de usuários em 6% ou 7% ganhou repercussão nas redes sociais nos últimos dias. O rumor se iniciou nos Estados Unidos ao final de janeiro, e durante esta semana também se espalhou no Brasil. No Google Trends, site que monitora o volume de pesquisas na Internet, a busca por "o Instagram limitou nossos posts" no país cresceu 300% desde esta quarta-feira (6). Marcas e influenciadores digitais com milhares de seguidores começaram uma campanha viral com o pedido para que seguidores comentem na publicação para supostamente reconfigurar o algoritmo do feed e aumentar o alcance dos posts.

Não é a primeira vez que esse boato se populariza na plataforma: em junho de 2018, a mesma reclamação foi feita por usuários. As pessoas também reivindicam que o Instagram volte a exibir postagens em ordem cronológica, como era feito antes de adotar o feed algorítmico em 2016. Em resposta no Twitter, na última semana, o Instagram negou qualquer alteração recente na classificação de feeds e explicou que não oculta postagens de seus usuários.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como surgiu o boato

O rumor não é novidade. Em junho de 2018, o TechTudo publicou uma matéria alertando que é falso o boato de que o Instagram estaria limitando as publicações feitas na rede a apenas 7% dos seguidores. Assim como desta vez, os usuários fizeram posts para “driblar” a suposta limitação pedindo para que as pessoas digitassem a palavra “sim” nos comentários para ajudar na campanha. À época, assessoria da rede social desmentiu o boato ao site G1.

O rumor ressurgiu nas últimas semanas de janeiro nos Estados Unidos durante esta semana e foi noticiado por diversos sites da imprensa internacional. Um post viral começou a ser divulgado na Internet — principalmente por marcas e influenciadores digitais com milhares de seguidores — com a informação do limite de alcance em 7%, além de pedir ao usuário para curtir e comentar na postagem para ajudar na ação. A mensagem depois ganhou uma versão semelhante em português.

Resposta do Instagram

Em resposta, o Instagram afirmou na conta oficial do Twitter, no dia 22 de janeiro, que o algoritmo do feed permanece o mesmo: "Não fizemos nenhuma alteração recente na classificação de feeds e nunca ocultamos postagens de pessoas que você está seguindo."

Em uma série de tuítes, a rede social explicou como funciona o algoritmo que determina a ordem de exibição dos posts no feed. As postagens que aparecem primeiro são baseadas no comportamento do usuário: as contas que a pessoa mais se envolve — curte ou comenta, por exemplo — e outros fatores como a frequência em que o Instagram é usado e quantas pessoas o usuário segue.

Leia a resposta do Instagram na íntegra:

"Notamos um aumento nas postagens sobre o Instagram limitando o alcance das fotos a 7% de seus seguidores e gostaríamos de esclarecer isso.
O que aparece primeiro em seu feed é determinado por com quais posts e contas você mais engaja, além de outros fatores que contribuem, como o momento das postagens, a frequência com que você usa o Instagram, quantas pessoas você segue, etc.
... iv>
Não fizemos alterações recentes na classificação de feeds e nunca ocultamos postagens das pessoas que você segue – se você continuar rolando a tela, verá todas elas. Mais uma vez, seu feed é personalizado para você e evolui ao longo do tempo com base em como você usa o Instagram✌️"


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.