O Windows 10 é um sistema operacional muito usado pelos jogadores, especialmente pela compatibilidade de títulos, integração com o Xbox One e suas funcionalidades nativas. Contudo, ainda há espaço para adicionar melhorias. Com alguns "truques" e ajustes nas configurações é possível melhorar a resolução e o FPS dos jogos, inclusive alguns dos mais atuais, como PUBG, Fortinite e Apex Legends. Pensando nisso, listamos oito dicas para melhorar o desempenho dos jogos no PC.

Ative o Modo de Jogo do Windows

A atualização Fall Creators Update, do Windows 10, trouxe o Modo de Jogo, uma função que prioriza a execução de jogos no computador. Além de melhorar a performance também possui recursos úteis para quem joga, como captura e gravação de telas, transmissões ao vivo e uma barra com atalhos. Veja como ativar o Modo de Jogo no Windows 10:

Passo 1. Aperte o atalho "Windows + I" no teclado;

Passo 2. Clique em "Jogos";

Passo 3. Em "Modo de Jogo" marque a caixa "Ativado".

Atualize os drivers da placa de vídeo

Atualizar os drivers da sua placa de vídeo é um dos primeiros passos para garantir um bom desempenho do seu PC em jogos. Manter os drivers em dia é essencial para que a GPU continue funcionando de maneira rápida e eficiente. É possível fazer atualização através do Windows, mas o recomendado é que você acesse o site do fabricante (AMD ou Nvidia) para fazer o download dos arquivos mais atualizados.

Para verificar o nome e modelo da sua placa, use o atalho "Windows + R" no teclado, digite "dxdiag" (sem aspas) e aperte Enter. Na aba "Exibir" você encontrará as informações que precisa sobre a sua placa de vídeo.

Desabilite o algoritmo de Nagle

A configuração do computador não é o único fator que determina o desempenho dos jogos. Lags e atrasos na conexão com à internet podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota em games online. O algoritmo de Nagle do Windows regula o envio de pacotes das redes TPC/IP, mas a função pode contribuir para o aumento da latência (ping) em suas partidas online. Siga os passos abaixo para desativá-lo:

Passo 1. Aperte "Windows + X" e clique em "Windows PowerShell";

Passo 2. No Windows PowerShell, digite o comando "ipconfig" sem aspas e anote o número de IP que aparece listado em "Endereço IPv4";

Passo 3. Aperte a tecla "Windows" para abrir o menu Iniciar. Digite "regedit" sem as aspas e inicie o "Editor de Registro";

Passo 4. Copie e cole o seguinte local na barra de endereço;

  • HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters\Interfaces

Passo 5. Abaixo de "Interfaces" há uma lista de pastas com letras e números. Para encontrar a pasta certa, procure na lista o arquivo "DhcpIPAddress". Verifique se na aba "dados" o número dele é igual ao endereço de IP da sua conexão, aquele que você anotou no Windows PowerShell. Esse será o local onde você criará dois novos arquivos;

Passo 6. Agora que você encontrou a pasta, clique com o botão direito do mouse ao fundo e selecione "Novo" e "Valor DWORD (32-bit)". Crie dois arquivos, um com nome de "TcpAckFrequency" e outro "TCPNoDelay".

Passo 6. Dê um duplo clique em ambos e altere os dados de valor para 1. Isso irá desabilitar o algoritmo de Nagles no Windows. Se por caso a mudança causar erros, ative-o novamente mudando o valor para 0.

... h2>

O Windows 10 possui um sistema bem útil que mantém o computador atualizado com recursos mais recentes. Mas só quem já perdeu um save ou uma partida online por causa dos updates sabe como esse sistema pode te pegar desprevenido. Além de reiniciar o seu PC de repente para instalar os pacotes, limitam a conexão ao fazer o download dos updates.

Felizmente, é possível ter um certo controle sobre os updates automáticos durante o horário que você usa o PC. Veja como fazer:

Passo 1. Aperte o atalho "Windows + I" no teclado;

Passo 2. Clique em "Atualização e Segurança";

Passo 3. Em "Windows Update" selecione "Opções Avançadas";

Passo 4. Para impedir que o Windows faça o download dos updates, desmarque a opção para baixar automaticamente as atualizações;

Passo 5. Em "Windows Update" novamente, clique em "Alterar horário ativo". Defina o horário que você utiliza o PC. Desta forma o Windows não irá reiniciar o computador enquanto você estiver usando.

Ajuste os efeitos visuais do Windows

Os efeitos visuais do Windows 10 dão um toque personalizado ao sistema operacional, mas em compensação podem afetar a performance do computador. Veja como fazer um pequeno ajuste para as configurações e dar preferência a um melhor desempenho.

Passo 1. Aperte "Windows + I" para abrir as Configurações do Windows;

Passo 2. Digite "performance" na aba de pesquisa e abra a opção "Ajustar a aparência e o desempenho do Windows";

Passo 3. Por fim, marque a caixa que diz "Ajustar para obter um melhor desempenho". Clique em "Aplicar" e depois clique em "Ok".

Não deixe que o Steam atualize sozinho

Muitos jogadores usam a plataforma do Steam no Windows por conta do seu catálogo de jogos e pela quantidade de recursos que o programa oferece. Só que a atualização automática não é uma das funções mais atraentes do app. Apesar de manter os updates em dia, acaba consumindo memória e velocidade da internet enquanto você está jogando. Veja como impedir que o Steam atualize seus jogos sozinho:

Passo 1. No programa, clique em “Steam” e abra as “Configurações”;

Passo 2. Em “Downloads” desmarque a caixa “Permitir downloads enquanto joga”;

Passo 3. Para impedir que o Steam baixe updates de um jogo específico, clique com o botão direito do mouse no game e abra “Propriedades”;

Passo 4. Em “Atualizações” selecione “Atualizar apenas ao iniciar”.

Mude o plano de energia

O Windows permite que você ajuste as configurações de energia do computador em diferentes perfis. Em troca de um consumo maior de energia – e um aumento de temperatura – é possível definir o perfil de energia para favorecer a performance do computador. Veja como fazer:

Passo 1. Aperte o atalho "Windows + I" no teclado;

Passo 2. Na barra de busca das configurações do Windows, digite "energia" e clique em "Escolher um plano de energia";

Passo 3. Clique na seta de "planos adicionais" e marque a opção de "Alto desempenho".

Instale o DirectX 12

Para garantir uma melhor resolução, melhorar o FPS em jogos e obter um bom desempenho tanto da sua placa de vídeo quanto do processador, é necessário baixar e instalar o DirectX 12 no computador.

Passo 1. Antes de tudo, veja se você já possui a última versão do DirectX instalada. Use o atalho "Windows + R" no teclado, digite "dxdiag" sem aspas e tecle "Enter". Confira a informação em "Versão do DirectX";

Passo 2. Caso você não tenha o DirectX 12 instalado, aperte o comando "Windows + I" e abra o menu "Atualização e Segurança";

Passo 3. Em "Windows Update" verifique se há atualizações disponíveis. Aguarde até que o Windows instale os arquivos necessários.

Via MakeUseOf

Como montar um PC gamer em 2018? Veja dicas no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.