Por Marcelo Villela, para o TechTudo

19/02/2019 07h30 Atualizado 2019-02-19T10:30:42.411Z


Hearthstone, assim como outros jogos, possui o seu próprio vocabulário, com siglas e termos importantes, como Top Deck, OTK e RNG. Compreender certas palavras pode ajudar o jogador a entender melhor a dinâmica do card game. O título da Blizzard está disponível para download grátis no PC e celulares Android e iOS (iPhone). O jogo adapta o universo de Warcraft ao mundo das cartas e é um dos mais populares no cenário atual dos esportes eletrônicos. Confira, a seguir, um glossário com as principais expressões utilizadas pelos players.

AdE - É a sigla para Área de Efeito, que é uma ação aplicada a vários personagens ao mesmo tempo. Magias com esse efeito não possuem alvos diretos, como o Golpe Flamejante, do Mago.

Burstar - É um termo proveniente do inglês "burst" (estourar). É uma referência à ação de causar dano intenso ao herói inimigo.

Craft - Criar novos cards com Pó Arcano.

Cristal de Mana - É o custo que a carta exige para ser colocada em campo. Os jogadores começam com um cristal de mana, que aumenta (+1) a cada turno. O limite é de dez cristais de mana para cada herói.

Curva de Mana - Gráfico responsável por mostrar a quantidade de cards de baixo, médio e alto custo presentes no baralho.

Counterar - É uma palavra adaptada do inglês "counter", que significa anular. No entanto, os jogadores de Hearthstone costumam utilizar o termo "jogar em volta" para se referir ao ato de cancelar certas jogadas ou decks.

Ciclar - Utilizar uma carta para comprar outras.

Decklist - Lista dos cards presentes em um baralho.

Deck Builder - Jogadores com experiência em montar boas listas de decks. O termo também é utilizado para se referir a ferramentas de criação de baralhos.

Desencantar - Destruir uma carta em troca de Pó Arcano.

Drawback – É uma expressão que faz referência aos efeitos "inúteis" de algumas cartas, que podem prejudicar o herói do jogador ou até mesmo sua mesa. No entanto, esses cards podem ser aproveitados, mas em raras ocasiões.

Draft – Significa elaborar um baralho. O termo é utilizado na montagem de decks no modo Arena.

Early Game – Refere-se ao começo do jogo (do primeiro ao quarto turno).

Fadiga – Dano gradativo causado ao jogador que já comprou todo o seu baralho. No início do turno, caso o player não possua cartas, ele receberá um de dano.

Keepar – Adaptação do inglês "keep" (manter). É o ato de segurar determinada carta na mão na tela de Mulligan (primeira compra de cartas da partida).

Ladder – É o modo ranqueado do jogo, onde o objetivo é "escalar" (ladder) para novos ranks.

Line up – Grupo de baralhos escolhidos por jogadores ao competirem.

Late Game – Refere-se ao final do jogo a partir do oitavo turno.

Mulligan – Primeira compra do jogo, quando o jogador pode escolher manter ou não a mão inicial. O ato de realizar essa escolha se chama Mulligan.

Mill – O foco dessa

... estratégia está em acelerar o processo de fadiga. Além disso, esse termo se refere a capacidade de comprar cards em excesso com a finalidade de queimar cartas, ou seja, ao atingir o limite de dez cartas na mão, as compras seguintes serão destruídas.

NetDecking – Listas de decks prontos na Internet.

OTK – É a abreviação de "One Turn Kill" (matar em um turno). Os baralhos com esse tipo de estratégia conseguem realizar combos poderosos no adversário, que perderá os trinta pontos de vida em um turno.

Pó Arcano – Gerado ao desencantar cartas, o Pó Arcano serve também para criar novos cards.

Ping – É quando o poder heroico do Mago é utilizado para "pingar" e causar um de dano ao alvo escolhido.

Ramp – Estratégia que consiste em utilizar cartas as quais facilitam o ganho de cristais de mana.

RNG – Sigla para “Random Number Generator”, ou seja, geração aleatória de números. No Hearthstone, é quando o resultado de uma jogada é decidido aleatoriamente.

Top Deck – Quando o jogador compra uma carta útil para a atual situação do jogo, seja para finalizar a partida, controlar a mesa ou se defender.

Valor – Aproveitar totalmente os atributos de um card.

Vanila – Lacaios que não têm habilidades.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.