Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Super Nintendo ainda possui uma legião de fãs. Muitos se divertiram com seus jogos na década de 90, sendo alguns com versões mais evoluídas para as atuais gerações. Em homenagem aos 24 anos de lançado do console, o TechTudo reuniu os melhores jogos de futebol da época. Confira.

PES 2015: como jogar com o lendário craque Allejo no jogo de futebol

Melhores jogos de futebol da era SNES (Foto: SNES / Divulgação)Melhores jogos de futebol da era SNES (Foto: SNES / Divulgação)

FIFA Soccer 96

Lançado em 1995 pela EA Sports, o game foi a terceira entrada na série, porém a primeira apresentando os jogadores com seus nomes verdadeiros e posições no campo, com direito a ranking, transferência e ferramentas para customização do time.

FIFA Soccer 96 (Foto: Divulgação)FIFA Soccer 96 (Foto: Divulgação)

Apesar de ter tido ótimas vendas e elogiado pelas opções de customização, o game também recebeu críticas com relação à velocidade de ação dos jogadores e suavidade característicos das competições da modalidade.

FIFA Soccer 97 

Quarto game da série, FIFA 97 também foi um sucesso na época e verdadeira evolução gráfica, sendo lançado em três plataformas, além do SNES. A principal atração do game era o modo de futebol de salão. Havia seis formas de se jogar o game, incluindo partidas outdoor e indoor, assim como modos se ação e simulação.

FIFA 97 foi o primeiro título com o modo salão (Foto: Reprodução)FIFA 97 foi o primeiro título com o modo salão (Foto: Reprodução)

FIFA: Road to World Cup 98

Desenvolvido pela EA Canada, o game foi o quinto da série e o segundo em 3D. O game incluía uma trilha sonora oficial, engine com gráficos mais refinados, opções de customização de times e jogadores, 16 estádios, inteligência artificial melhorada e o famoso modo “Road do World Cup”, com todos os 172 times nacionais registrados pela FIFA.

FIFA 98 com o famoso modo Road to World Cup (Foto: Reprodução)FIFA 98 com o famoso modo "Road to World Cup" (Foto: Reprodução)

Pela primeira vez foi implementada corretamente a regra de impedimento, pois antes quando um jogador estava impedido, e fazendo nada exceto correndo, aquele jogador era penalizado por impedimento mesmo se a bola não fosse passado para ele.

Fever Pitch Soccer

Em Fever Pitch Soccer, os jogadores podem escolher dentre 51 times para jogar, porém  em apenas dois modos de jogo. Apesar de parecer com pequenas opções para um game de 1995, o modo torneio inclui uma novidade para o gênero.

Fever Pitch Soccer (Foto: Divulgação)Fever Pitch Soccer (Foto: Divulgação)

Dependendo em quão bem o jogador derrotar seu adversário, ele poderá trocar seus jogadores normais, por verdadeiras estrelas, que além de parecer diferentes, possuem habilidades únicas.

International Super Star Soccer

Desenvolvido pela Konami, o famoso ISSS foi lançado em 1994 e possuía diversos traços de superioridade aos seus contemporâneos. Sua mecânica, opções de customização, aparência dos jogadores e possibilidades de jogadas, fizeram como que a jogabilidade ficasse mais fluida, se tornando um dos melhores jogos da época. Isto até ser lançado o ISSS Deluxe.

ISSS, superior em diversos aspects (Foto: Reprodução)ISSS, superior em diversos aspects (Foto: Reprodução)

International Super Star Soccer Deluxe

A versão Deluxe, lançada no mesmo ano do ISSS, vinha com diversas melhorias sobre a versão original para o Super Nintendo, com uma ligeira evolução nos gráficos. Dentre as melhoria estava a possibilidade de jogar com dois jogadores cooperativamente contra a máquina, existência de comentários extras para as diversas ações da partida, seleção de substituições de acordo com a posição do jogador em campo, dentre outros.

Versão Deluxe do ISSS, com melhorias e legião de fãs no Brasil (Foto: Reprodução / gamefaqs)Versão Deluxe do ISSS, com melhorias e legião de fãs no Brasil (Foto: Reprodução / gamefaqs)

O game foi um sucesso tão grande no Brasil, que acabou gerando outros jogos 'genéricos', usando o ISSS Deluxe como base.

Super Copa

Super Copa foi lançado em 1993, mas teve este nome apenas no mercado latino-americano. Seu título no mercado americano era Tony Meola's Sidekicks Soccer. O game recebeu boa aceitação por parte do público, com uma pontuação geral de 3,5, de um total de 5.

Super Copa (Foto: Divulgação)Super Copa (Foto: Divulgação)

Os times no game incluíam várias equipes nacionais e alguns clubes da Europa, Japão e América. Um modo especial era usado para atingir um pseudo efeito 3D. Existiam várias opções no game, incluindo formações de ataque, tiros de escanteios e a habilidade de trocar a lista da equipe.

Captain Tsubasa 5

Quinto jogo da série Captain Tsubasa, game de futebol inspirado na série de animação japonesa, Super Campeões. Nesta versão, foi adotado um novo gameplay, com uma clássica visão do campo e melhores gráficos. Ela contém diversos elementos de RPG com as técnicas especiais de cada personagem da série de animação.

Captain Tsubasa 5 (Foto: Divulgação)Captain Tsubasa 5 (Foto: Divulgação)

A história do game foca principalmente na parte da série onde o time do Japão começa a ter uma campanha internacional. As competições do game são também baseadas nos maiores torneios internacionais, como Copa América, Copa Ásia e Copa do Mundo.

World Cup Striker

World Cup Striker foi lançado em 1994 e foi a sequência do game Striker, um dos primeiros a possuir um ponto de vista 3D. Era basicamente uma versão idêntica do seu antecessor, mas apenas um pouco melhor. Apesar de seus elementos de vanguarda, o game recebeu um misto de críticas boas e não tão boas da imprensa da época.

World Cup Striker (Foto: Divulgação)World Cup Striker (Foto: Divulgação)

Quais são seus melhores para o SNES? Comente no Fórum do TechTudo!


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.