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Bloodborne, o novo RPG de horror da From Software, ? sem d?vidas o mais importante lan?amento desta semana. Sucessor espiritual da s?rie Souls, Bloodborne ? um misto do velho e do novo (Hidetaka Miyazaki volta ao posto de diretor em um game que opta por uma nova roupagem steampunk), e a mais recente aposta da Sony para solidificar a presen?a do PS4 entre gamers. Tanto ? que a Sony Computer Entertainment (atrav?s do seu est?dio no Jap?o) trabalhou lado a lado da From Software desde 2012 na cria??o do exclusivo.

Sony perde direitos do nome Bloodborne um dia antes do lan?amento

hunter_1427135262Em Bloodborne, jogadores entram na pele de um ca?ador de monstro com ares de Van Helsing (Foto: Divulga??o)

Agora que o jogo j? est? nas lojas, o TechTudo teve a oportunidade de conversar com Dave Thach , diretor s?nior de desenvolvimento de software internacional para a Sony Worldwide Studios, a respeito das expectativas do time a respeito de Bloodborne, sua experi?ncia com o RPG e, claro, o que ? preciso para sobreviver nas tenebrosas vielas de Yharnam. Acompanhe a conversa abaixo:

Techtudo: Bloodborne j? est? nas lojas. Como esta a emo??o do time?

Dave Thach: Todos n?s estamos muito animados. Estivemos trabalhando neste jogo desde 2012 e, ok, este ? um ciclo de desenvolvimento de dura??o normal. Ver todo o time global unindo suas for?as para criar algo absolutamente fenomenal, trabalhar nele desde os est?gios iniciais... eu mal posso esperar para ver o resultado disso.

11053665_813199068717899_7246501058847846073_oDave Thach, da Sony Worldwide Studios, demonstra Bloodborne para uma plateia em S?o Paulo, capital. (Foto: Divulga??o / PlayStation)

TechTudo: Os jogos da s?rie Souls s?o de certa maneira similares, mas sempre h? algum elemento que os diferencia. Demon?s Souls tinha um sistema de alinhamentos de mundo, em que a performance de jogadores auxiliava em tornar o jogo mais f?cil ou dif?cil para todos os participantes. Dark Souls, por sua vez, tinha pap?is definidos para jogadores online, uma ideia que foi fortalecida na sequ?ncia. O que voc? acha que Bloodborne traz de mais importante para a receita?

DT: Eu acho que o elemento principal ? o Chalice Dungeon. Quer dizer, voc? j? vai ter uma experi?ncia de jogo consistente assim que come?ar o game, mas a? voc? tem esses novos calabou?os constru?dos em cima disso, o que traz um novo conte?do gerado processualmente para o jogo, que voc? pode compartilhar com outros jogadores online. O resultado s?o novos ambientes toda vez que uma nova partida come?a dentro do Chalice Dungeon, e com isso itens e equipamentos extras. ? uma abordagem que visa maior fator replay, e acho que jogadores v?o falar sobre isso por um bom tempo.

TechTudo: Bloodborne tamb?m ? diferente de outros jogos da line-up principal do PS4, que foram mais simples e mais focados no espet?culo visual. Voc? v? este jogo como uma nova etapa para o cat?logo do console, talvez um sinal de amadurecimento?

DT: Definitivamente, n?s investimos muito tempo esfor?o e cuidado em trabalhar meticulosamente a line-up do console. N?s temos ?timos jogos, e acho que Bloodborne ? apenas parte de nossa heran?a. Voc? olha para Uncharted, ou God of War e, tomara ? esta ? pelo menos minha expectativa pessoal ? que Bloodborne seja colocado neste mesmo pedestal quando a poeira baixar.

Electric_Beast_SS_1_1427134638Criaturas gigantes assombram a cidade sitiada em Bloodborne. (Foto: Divulga??o)

TechTudo: Outro ponto interessante ? que Bloodborne tamb?m ? outro passo em um cat?logo cheio de marcas novas. Ok, Uncharted 4 chega em 2016, mas at? l? voc? tem games in?ditos como No Man?s Sky e Until Dawn. Essa esp?cie de ?sangue novo? ? o que a Sony est? de fato investindo no momento?

DT: Eu acho que estamos sempre procurando extrapolar e tentar algo novo. N?s somos donos de uma plataforma, ent?o no fim das contas somos meio que obrigados a fazer isso, e, portanto, estamos sempre de olho em novas marcas. Mas ao mesmo tempo temos nosso patrim?nio que precisamos manter vivo, nossos "Uncharteds". Mas temos tamb?m nossos "Bloodbornes", ent?o imagino que voc?s sempre ver?o um pouco de cada um deles.

TechTudo: Voc? joga Bloodborne, ou Demon e Dark Souls?

DT: Eu jogo todos eles.

TechTudo: E terminou todos os tr?s?

DT: Hmm? n?o? (risos). Mas tem um cara que trabalha comigo que platinou todos os Souls, ele ? super hardcore. Eu pessoalmente joguei Bloodborne mais do que os outros t?tulos. Boa parte porque trabalhei nele, mas eles apelam para o meu tipo de gosto com videogames, h? essa riqueza, essa dificuldade que me atrai como gamer. Mas eu amo que (em Bloodborne) voc? ? um personagem mais ?gil ao inv?s de ser defensivo; ? assim que gosto de jogar. O cara sobre quem estava falando jogou um pouco de Bloodborne, e jura que ? a maior obra prima que a From Software j? criou. Estamos falando de um fan?tico pelo trabalho do time, que o acompanha desde a ?poca de King?s Field.

Lantern_1427135360A dire??o art?stica bizarra, heran?a de Demon?s Souls, continua viva em Bloodborne (Foto: Divulga??o)

TechTudo: Que dica voc? daria para quem est? come?ando agora a jogar Bloodborne?

DT: Tenha medo, muito medo. Voc? vai morrer bastante, mas encare toda morte como uma experi?ncia de aprendizado. Toda vez que voltar ao mundo de Yharnam, aprenda onde os inimigos ficam, como eles se comportam, procure itens e Blood Gems, a? volte ao Hunter?s Dream, melhore seu personagem e compre coisas. Este loop ? incrivelmente importante, ent?o se voc? entend?-lo completamente ent?o voc? ter? sucesso em Bloodborne.

TechTudo: E para aqueles ?mais defensivos?? N?o h? muitos escudos desta vez, certo?

DT: A arma de fogo foi criada para quem j? estava acostumado a realizar contra-ataques nos outros jogos. Ela ? sim sua op??o de ataque a longa dist?ncia, mas ela ? ainda mais valiosa se voc? souber quando us?-la: espere o inimigo come?ar um golpe e, quando ele abrir a guarda para realiz?-lo, use sua arma para atordoar o oponente, abrindo espa?o para um ataque poderoso com sua arma branca de op??o.

Mas mesmo com isso, com a arma de fogo e o personagem mais ?gil, Bloodborne vai parecer familiar para f?s da s?rie. Todo o DNA dos jogos do diretor Hidetaka Miyazaki est? l?, e ainda que haja uma nova din?mica e mec?nicas in?ditas, ? como voltar para casa.

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