O padrão USB 3.2 deve chegar ao mercado até o fim do ano em diversos tipos de dispositivos. A nova geração da tecnologia suporta taxas de transferência de até 20 Gbps (gigabits por segundo), o dobro da velocidade dos dispositivos atuais com USB 3.1 Gen 2 (10 Gbps). A novidade será compatível com conectores USB-C e outros formatos, e sua implementação depende de fabricantes agregarem novos controladores, que suportem as velocidades da interface em seus dispositivos.

A velocidade de 20 Gbps é equivalente a 2,5 GB/s (gigabytes por segundo), o que quer dizer que você poderia transferir um filme de alta resolução do computador para o pendrive em poucos instantes, desde que ambos os dispositivos sejam compatíveis. Assim como as outras gerações da tecnologia, aparelhos com USB 3.2 funcionarão normalmente com equipamentos com portas USB de padrões anteriores.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No entanto, a chegada da nova geração do USB tem tudo para criar confusão e atrapalhar o consumidor desatento na hora da compra. Isso porque as regras usadas pelo USB-IF – consórcio global responsável pelas definições das especificações e implementação da tecnologia USB – seguem um processo de nomenclatura desordenado.

Em 2009, quando o USB 3.0 apareceu, com velocidades de 5 Gbps, ele recebeu a classificação comercial SuperSpeed USB. O USB 2.0, de 480 Mbps (megabits por segundo), ficou com o termo HighSpeed USB e o USB 1.1, de 12 Mbps, com a nomenclatura Full Speed. Entretanto, em 2017, com a chegada do USB 3.1 com velocidades de 10 Gbps, tudo mudou. A USB-IF passou a designar o USB 3.0 de 5 Gbps de 2009 como “USB 3.1 Gen1”, enquanto o USB 3.1 de 10 Gbps ficou com classificado de “USB 3.1 Gen2”, com nome comercial de “SuperSpeed USB 10 Gbps”.

Agora, com o USB 3.2, a confusão aumenta. O USB 3.0, de 2009 e com velocidades bem mais baixas, passa a ser o “USB 3.2 Gen1”. Já o USB 3.1 de 10 Gbps, de 2017, se torna o “USB 3.2 Gen2”. Por fim, o USB 3.2 “real”, cuja comercialização deve começar em 2019 e que atinge as velocidades de 20 Gbps, é o “USB 3.2 Gen2x2” ou “SuperSpeed USB 20 Gbps”.

Não há uma explicação sobre os critérios que norteiam essas decisões, mas é esperado é que tudo fique mais confuso para o consumidor. É importante ficar atento, pois as fabricantes podem aproveitar a situ

... ação para lançar produtos anunciados como USB 3.2, mas que, na verdade, usam o rebatizado USB 3.0 de 2009 com 5 Gbps de velocidades.

Como escolher um HUB com portas USB? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.