Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

08/03/2019 09h32 Atualizado 2019-03-08T14:24:07.900Z


O Dia Internacional da Mulher é homenageado nesta sexta-feira (8) com um Doodle na página inicial do Google. A tradicional logomarca do buscador foi substituída por um letreiro que reúne a palavra mulher escrita em vários idiomas. Ao dar pressionar o botão "play", é revelada uma apresentação de 13 slides com citações de famosas artistas internacionais, como Frida Kahlo, Yoko Ono e a autora brasileira Clarice Lispector.

As ilustrações foram criadas por mulheres designers de vários países, incluindo do Brasil. As frases são exibidas em seus idiomas originais, acompanhadas da tradução em português. Ao iniciar a apresentação, é possível navegar por todos os slides e compartilhar as imagens nas redes sociais ou por e-mail.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com o Google, o tema do Doodle deste ano é “Mulheres capacitando mulheres”. A gigante de buscas explica que a ação pretende incluir uma representação diversificada de vozes, “em um dia que celebra o passado, o presente e o futuro de diversas mulheres de todo o mundo”.

Uma das colaboradoras convidadas foi a artista brasileira Cyla Costa, que escolheu fazer uma arte com a frase “Eu sou mais forte do que eu”, de Clarice Lispector. “Para mim, significa o poder de auto superação e a reflexão da mulher sobre o que ela realmente é versus o que a sociedade diz que ela deveria ser. Deixe cada mulher escolher sua própria versão de si”, explica a ilustradora. Ela também criou uma outra gravura usada no Doodle, com uma frase de George Sand, pseudônimo da romancista francesa Amandine Aurore Lucile Dupin.

As demais artistas e estúdios convidados foram Abjad Design, Melissa Crowton, Kate Forrester, Rosa Kammermeier, Sabeena Karnik, Gemma O’Brien, Zuzanna Rogatty, Yai Salinas e Hazuki Tamano.

As personalidades femininas homenageadas no Doodle foram Chimamanda Adichie, Millicent Fawcett, Zaha Hadid, Emma Herwegh, Dr. Mae Jemison, Frida Kahlo, Mary Kom, Clarice Lispector, Yoko Ono, George Sand, Sanmao, Marina Tsvetaeva e NL Beno Zephine.

Sobre a data

O Dia Internacional da Mulher surgiu pela primeira vez em 1908, em homenagem à greve das operárias do setor vestuário em Nova York, em que mulheres protestaram contra as condições d

... e trabalho. Em 8 de março de 1917, mulheres russas protestaram contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, evento que ficou conhecido como “Pão e Paz”, em um primeiro movimento da Revolução Russa. Em 1975, a Organização das Nações Unidas reconheceu a data oficialmente como o Dia Internacional da Mulher.

Via Google e ONU

Qual o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.