A Ag?ncia Nacional de Telecomunica??es (Anatel) anunciou em mar?o deste ano uma for?a-tarefa para fixar, no Brasil, uma estrutura que suporte o mais novo protocolo de internet?existente no mundo: o IPv6. Para isso, a ag?ncia reguladora definiu metas e prazos junto ?s prestadoras de servi?os de telecomunica??o e redes de Internet para que a padroniza??o ocorra em todo o territ?rio nacional.

Veja tamb?m: O que ? WHOIS?

Entenda o que ?, como funciona e quais s?o as vantagens do IPv6 (Foto: Pond5)

Mas, para quem n?o est? familiarizado com termos t?cnicos que regem este universo, o Internet Protocol pode parecer um bicho de sete cabe?as. E com raz?o. Para entender melhor o que ? o IPv6, diferenciando-o da antiga vers?o do c?digo, IPv4, a leitura deste artigo pode ser esclarecedora.

IP (Internet Protocol): a crise e a solu??o

Internet Protocol ? o n?mero de identifica??o que todo gadget precisa ter para possuir acesso ??internet. ? atrav?s dele que autoridades policiais, em investiga??es de cybercrime, chegam ao computador do usu?rio que pratica atos il?citos na internet.

O primeiro padr?o para este n?mero foi convencionado no IPv4, um conjunto de endere?os que se encontra esgotado atualmente, apesar das mais de 4 bilh?es de combina??es poss?veis. Para evitar o colapso, hoje usamos uma ferramenta de transi??o chamada CG-NAT44, que permite que v?rios usu?rios compartilhem um mesmo IP p?blico ao mesmo tempo.

Para reverter esta j? prevista exaust?o, uma comunidade internacional voltada ??evolu??o da arquitetura da internet criou o IPv6 em 1998. O novo padr?o passou a ser alternativa vigente para a cria??o de novos?conte?dos na Internet, assim como servi?os, aplica??es, servidores de hospedagem, portais, websites e provedores de e-mail que estavam se lan?ando?? web.

Para ser exato, o total de endere?os IPv4 suporta s? 0,0000000000000000000000000012632257% da capacidade oferecida pelo atual IPv6, fazendo com que o novo padr?o tenha expectativas de ?segurar? a Internet por muito mais tempo que seu antecessor.?

Isto ? particularmente importante no contexto da evolu??o tecnol?gica na qual estamos vivendo, onde cada vez mais dispositivos com poder de conex?o a Internet entram em nossas casas. J? h? algum tempo, todos n?s partilhamos mais de um IP por vez, com o uso simult?neo de tablets, smartphones, notebooks e computadores de mesa.

Em que est?gio estamos

Continuar a utilizar o IPv4 n?o ? recomend?vel, j? que o compartilhamento de endere?os IPs se constitui como solu??o paliativa, podendo gerar problemas cada vez maiores daqui para frente. Mas n?o adianta querer: as prestadores de servi?os de telecomunica??es que levam a internet para nossas casas e empresas precisam estar preparadas para a aplica??o dessa mudan?a.

Ciente disso, a Anatel, o NIC.br e tais prestadoras definiram prazos para a disponibiliza??o da nova vers?o do Internet Protocol na rede brasileira a partir de fevereiro do ano passado. At? dezembro de 2014, todos os novos usu?rios corporativos dos principais pontos de tr?fego da internet nas grandes cidades j? contavam com o novo endere?amento.

J? a partir de 1? de julho?2015, todos os novos usu?rios dom?sticos, al?m aqueles antigos que solicitarem, dever?o ter sua rede em IPv6 obrigatoriamente oferecida pela prestadora de servi?os de telecomunica??o. Neste per?odo de mudan?a, qualquer usu?rio de rede onde ainda n?o haja oferta de IPv6 poder? solicitar a aloca??o de seu IP, de forma din?mica ou fixa, a um endere?o IPv4 p?blico n?o compartilhado.

Enquanto esta transi??o ? efetuada, os endere?os em IPv4 continuar?o a coexistir com os novos em IPv6. Os maiores portais da internet, inclusive, operam nestes dois endere?amentos. Esta mudan?a, por?m, nunca poderia ser conclu?da se novos modens, roteadores, celulares, tablets e outros gadgets n?o se atualizassem com suporte ao IPv6. Pensando nisso, o selo de certifica??o de produtos da Anatel, obrigat?rio para a entrada de novos equipamentos no Brasil, ter? como pr?-requisito a utiliza??o da

... nova linguagem padr?o a partir de 2016.

Vantagens do IPv6

Com uma capacidade de cerca de 340 undecilh?es de endere?os, ou quase?48 x 1018 endere?os por habitante do planeta Terra, o IPv6 ? uma solu??o que permite melhorias na evolu??o da rede. J? que h? uma quantidade quase ilimitada de endere?os dispon?veis, todos os equipamentos de casa poder?o acessar diretamente a Internet em um futuro pr?ximo, sem precisar se conectarem a outros dispositivos ou dependerem de configura??es adicionais.

Al?m disso, o novo c?digo oferece maior margem para prote??o de privacidade do usu?rio, como criptografia de dados, autentica??o de mensagens para evitar que elas desviem de seu destino final e prote??o contra ataques de crackers.

N?o consigo entrar em um servidor, o que fazer??Comente no F?rum do TechTudo.

Devido ao conv?vio tempor?rio entre as duas vers?es de protocolo, ? poss?vel que alguns equipamentos necessitem de ajustes ao longo do processo, e isso ser? percebido pelo mal funcionamento de modens e dispositivos digitais com suporte t?cnico oferecido pelas operadoras de servi?o da internet.?Caso o equipamento do usu?rio n?o suporte o novo protocolo, poder? ser preciso que este pe?a uma atualiza??o para as operadoras.

No entanto, n?o ser? preciso correr para as lojas e garantir novos equipamentos que suportem o novo formato, salienta o superintendente de?Planejamento e Regulamenta??o da Anatel, Jos? Bicalho. A coexist?ncia entre o novo e o antigo modelo ser? mantida por um longo per?odo, at? que naturalmente a grande maioria das pessoas tenham tido condi??o de trocar seus gadgets.

"Isto acontece de acordo com a demanda por novas tecnologias, e a Anatel n?o pretende causar um mal-estar antes do momento apropriado para desligar a rede em IPv4", assegura Bicalho.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.