Nintendo Switch, PS4, PS Vita, Xbox One e o serviço Steam – todos eles têm algo em comum, pois geraram notícias a respeito de seus lançamentos que muita gente acreditou, mas que não passou de rumor ou que foi desmentido tempo depois. Elas envolviam supostos protótipos vazados ou montagens feitas por fãs, para que todo mundo acreditasse que aquele seria o próximo aparelho da Nintendo, Sony e Microsoft.

A situação não é nova e existe desde os anos 90, mas ainda há quem acredite nestes videogames que nunca existiram ou existirão. Relembre alguns deles:

Switch

Um dos casos mais recentes e famosos aconteceu em 2016, depois que a Nintendo anunciou que seu próximo console seria o “NX”, codinome original do que se tornaria o Switch, tempos depois. Uma imagem foi publicada no fórum Reddit, com a alegação de que aquele aparelho seria o novo console da Nintendo. Tratava-se de um controle com apenas uma tela em toda a sua superfície, além de dois pequenos analógicos. A ideia era que os botões fossem virtuais e muita gente acreditou, pois se tratava de uma foto em alta qualidade – mas, tempos depois, a própria Nintendo revelou o modelo verdadeiro.

PS Vita

Em 2011, pouco antes do portátil PS Vita ser revelado, uma montagem circulou a rede do que poderia ser seu protótipo. Também em alta qualidade, a imagem exibia um aparelho com uma enorme tela e um mecanismo de "flip", similar ao PSPgo, mas com dois analógicos e a imagem de Monster Hunter em pleno funcionamento. Este era o “NGP”, ou “Next Gen Portable”, como era o codinome do Vita, antes de ele ser oficializado. Tudo não passou do fruto da imaginação de alguém.

PS4

Antes de existir, o PS4 gerava muitas dúvidas nos jogadores, já que a história do PS3 foi um pouco conturbada, desde sua concepção ao anúncio com o preço caríssimo de US$ 600, na época, em 2006. Além disso, a ideia era que a Sony lançasse um aparelho que seria mais amigável aos desenvolvedores e seguisse a linha do “menos é mais”. Esta regra não serviu para quem fez diversas montagens com o protótipo imaginário do console – a mais famosa delas trazia o PS4 como se fosse uma grande tela de vidro, com menus acessados por meio de tela sensível ao toque e um processador que mais parecia uma caixa de som.

Xbox One

O Xbox One antes de ser revelado era conhecido como Xbox 720. Rumores indicavam que ele seria o dobro do Xbox 360, seu antecessor, em termos de poder de processamento, gráficos, games e outros. O protótipo falso mais famoso que percorreu a web seguia uma linha imaginária bem próxima de outros que vimos nesta lista. Ele apresentava o console como um misto de portátil com aparelho de mesa, cheio de telas sensíveis ao toque e até mesmo um teclado. Curiosamente, esta montagem seguiu de perto o que viria a se tornar o Nintendo Switch, atualmente.

Steam

Em 2013, o Steam, plataforma de jogos digitais da Valve, anunciou uma iniciativa para lançar “consoles” que rodassem seus jogos. Eles eram, na verdade, computadores altamente

... preparados para executar qualquer título do serviço. Antes disso, porém, já corriam rumores de que este tipo de lançamento ocorreria – e assim sobrou espaço para que várias pessoas criassem suas próprias versões das chamadas “Steam Machines”. O exemplo mais famoso foi por um caminho portátil, chamado de “Steam Boy”, que nunca existiu e se inspirou no clássico Game Boy, da Nintendo.

Existem "fake news" até nos games e neste caso com consoles que nunca existiram. E aí? Caiu em alguma delas?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.