TVs com sistema Android TV contam com diversos recursos pouco conhecidos. O firmware é uma edição do Android voltada apenas para televisões smart ou media centers. E, assim como nos smartphones, existem funções escondidas que podem melhorar a experiência do usuário e até contornar limitações.

Desde tirar prints de tela até navegar por meio de comandos de voz, o software do Google tem possibilidades interessantes na integração com celulares que utilizem o mesmo sistema base. Confira a seguir 10 truques escondidos do Android TV.

1. Encontre filmes para assistir com Google Assistente

O Android TV 8.0 (Oreo), disponível desde 2018, traz o recurso Google Assistente pré-instalado para fazer pesquisas por meio de comandos de voz. O recurso é útil especialmente para buscar algo para assistir. Ative a escuta clicando no botão de microfone do controle remoto e diga uma palavra-chave em voz alta como nome do filme, gênero, atriz, ator, diretora ou diretor. A TV irá mostrar um painel com os resultados da busca em vários apps de streaming instalados, como Netflix, Google Play Filmes, HBO Go e Globoplay.

2. Personalize a tela inicial

A tela de entrada do Android TV 8.0 conta com carrosséis de conteúdo com sugestões, filmes ainda não assistidos por completo, novidades de catálogo e outros destaques. Se você tem muitos aplicativos instalados, é importante organizar as fileiras para excluir o que não for mais útil e deixar na interface apenas o que importa. Vale também editar a primeira seção, que mostra os principais atalhos de apps: coloque ali os que você mais usa para acesso rápido com um clique.

3. Use o smartphone como controle remoto

Smart TVs e media centers com Android TV acompanham um controle remoto, mas também é possível usar o celular como substituto. Para isso, baixe o aplicativo Android TV no smartphone Android e conecte o aparelho à sua TV via Bluetooth ou Wi-Fi – vale lembrar que os dispositivos devem estar conectados na mesma rede. O programa oferece acesso ao Google Assistente, ponteiros e superfície touch para navegação e permite usar o teclado do dispositivo móvel para digitar na TV com mais agilidade.

4. Tire prints de tela

Assim como o Android no smartphone, o Android TV também é compatível com prints de tela nativos. O recurso, no entanto, depende do suporte da fabricante da TV. Para saber se o seu dispositivo tem o recurso liberado, pressione os botões Volume Para Baixo e Liga/Desliga ao mesmo tempo por alguns instantes e solte. Se a função estiver disponível, o Android TV irá emitir um som de alerta e exibir uma animação indicando que a captura foi realizada.

5. Acesse arquivos da TV no celular ou PC

O Android TV não libera acesso direto aos arquivos armazenados no aparelho sem ajuda de aplicativos. Um deles é o TvExplorer, gerenciador de arquivos que, uma vez instalado na TV, permite abrir vídeos, documentos e prints de tela em outro dispositivo por meio de uma interface web. Basta ativar a função “WiFi Share” e abrir o endereço mostrado na tela em qualquer navegador.

6. Transfira vídeos para a TV via Wi-Fi

Além de obter arquivos que já estão no Android TV, é possível usar o app TV Explorer para fazer o caminho inverso e transferir itens do computador ou celular para a memória da TV. A função serve, por exemplo, para transferir papeis de parede, fotos, documentos e outros arquivos leves. Para conteúdos mais pesados, como vídeos em alta definição, uma alternativa é usar o app ES File Explorer, disponível no Google Play do Android TV.

7. Instale aplicativos não-suportados

O

... Android TV é mais restrito que a versão convencional para celular. O software não tem Google Drive, navegador Chrome ou demais aplicativos sem otimização para a tela grande. No entanto, como a base do sistema é a mesma, todos esses programas são compatíveis via APK. Baixe os arquivos em sites confiáveis como o APK Mirror, habilite a instalação na TV e mova o item para a memória interna da TV usando o TV Explorer. Depois, basta abrir no explorador de arquivos para executar a instalação automática.

8. Expanda o armazenamento com um pen drive

TVs e media centers inteligentes, tipicamente, oferecem pouco espaço de armazenamento interno. Se você tem a intenção de transferir vídeos de sua biblioteca pessoal para o dispositivo, uma alternativa é expandir a capacidade usando um pen drive. No entanto, antes de começar a usar, é preciso configurar o USB como memória interna para garantir que os arquivos serão lidos adequadamente.

9. Espelhe a tela do celular ou PC

O Android TV é compatível com o Google Cast, protocolo que permite transmitir vídeos via Wi-Fi a partir do celular ou do PC. Na prática, isso significa que toda TV com o software do Google traz um Chromecast embutido. A principal vantagem é poder usar apps que não têm app nativo para a TV, como o Globosat Play, que funciona com Chromecast. O recurso também permite espelhar a tela do smartphone ou de qualquer site desktop aberto no Chrome.

10. Conecte fone, caixa de som e outros dispositivos Bluetooth

O Android TV oferece suporte completo a Bluetooth, desde que a TV ou o media center ofereçam a conectividade. Se o recurso estiver disponível, é possível conectar fone de ouvido, caixa de som, mouse, teclado e qualquer outro aparelho Bluetooth. Com esses periféricos instalados, uma TV com Android pode se transformar, praticamente, em um computador completo.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.