O futebol é uma paixão nacional que também encontrou espaço nos videogames e em celulares Android e iPhone (iOS). Apesar de serem mais simples, os jogos de futebol mobile são divertidos e simulam bem as disputas dentro de campo, como o caso do popular Pro Evolution Soccer 2019 (PES). Além disso há títulos em que o jogador pode atuar na área técnica, como é o caso de Online Soccer Manager. O TechTudo reuniu, a seguir, cinco jogos gratuitos de futebol para celulares que têm recursos online para jogar com amigos do mundo inteiro.

Dream League Soccer 2019

Dream League Soccer é desenvolvido pela britânica First Touch Games. A primeira versão do game foi lançada em 2011 para iOS. A edição 2019 está disponível tanto para o sistema da Apple quanto nos celulares da Google. No iPhone, o jogo ocupa 435 MB de memória, enquanto no Android o peso do jogo é bem menor, cerca de 72 MB.

Dream League Soccer 2019 tem uma jogabilidade fluída e descomplicada. No modo online é possível jogar contra amigos e jogadores do mundo todo. Ao vencer as partidas o jogador melhora sua classificação em uma ranking e ganha prêmios e medalhas virtuais que servem para contratar jogadores melhores, por exemplo.

FIFA Football

Muito popular nos consoles, o FIFA também possui uma versão mobile desenvolvida pela Electronic Arts. Disponível na App Store (184,9 MB) e Play Store (70 MB), a edição deste ano do game possui o brasileiro Neymar como estrela. O jogador pode ser comprado para a sua equipe, apesar de ser uns dos mais caros.

FIFA Football é um jogo 3D que simula uma partida de futebol. A jogabilidade é intuitiva e os comandos são expostos na tela de acordo com a posição do time em campo. No jogo é possível encarar torneios e ligas, incluindo a UEFA Champions League. No modo online existe o "Um contra Um", que coloca o seu time contra jogadores de todo o mundo em uma partida com dois tempos de dois minutos.

Pro Evolution Soccer 2019

O maior rival do FIFA no mundo dos consoles também possui sua versão para celulares. Pro Evolution Soccer Mobile, o popular “PES”, é produzido pela Konami, assim como nos consoles de mesa. Ele pode ser baixado em aparelhos com sistema iOS e Android, na App Store (1,5 GB) e Play Store (42 MB), respectivamente.

Entre os diferenciais, PES possui mais de 12 ligas licenciadas e conta com a presença de craques que já penduraram as chuteiras, como David Beckham e Ronaldinho Gaúcho. O modo online do game permite jogatinas locais contra amigos e partidas contra jogadores de várias partes do globo. Esse segundo estilo pode proporcionar prêmios em dinheiro virtual usado na contratação de outras estrelas para o seu esquadrão.

Soccer Royale 2019

Desenvolvido pela espanhola Genera Games e lançado no ano passado, Soccer Royale 2019 é um game que mistura um jogo de cartas com futebol. Ele pode ser baixado na App Store (246,7 MB) e Play Store (40 MB). Como se fosse uma versão contemporânea de futebol de botão, a produção coloca os jogadores em um tabuleiro com formato de campo e as ações ocorrem em turnos. Por causa disso a jogabilidade muda na hora de atacar e defender.

O online coloca o player para enfrentar jogadores de vários países. Quando vencido, o PVP (player versus player) dá bônus para compras de cartas melhores que dão "power up" nas ações de jogo. Além disso, quem escolhe jogar em rede participa de rankings e pode melhorar sua qualificação até chegar ao topo.

Online Soccer Manager

Online Soccer Manager é desenvolvido pela Gamebasics e está disponível para Android (20 MB) e iOS (439, 9 MB). Ao contrário dos outros jogos citados, ele coloca o jogador na pele de um “manager”. Muito comum no futebol europeu, o manager é um trei

... nador que também assume funções gerenciais e diretivas, como controle de finanças, contratações e dispensas de jogadores.

O gameplay tem entrevistas na sala de imprensa, controle do nível de satisfação da diretoria e organização do calendário de jogos, além da definição do esquema tático em campo. Online Soccer Manager possui mais de 5 milhões de jogadores, licenças oficiais de clubes e competições e conta com atletas do mundo real, como Vinícius Júnior, Cristiano Ronaldo e Lewandowski. Todas as ligas e campeonatos podem ser jogados online. Também é possível chamar amigos para jogar nos mesmos torneios.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.