Por Carlos Palmeira, para o TechTudo

22/04/2019 08h01 Atualizado 2019-04-22T11:01:04.035Z


O futebol é uma paixão nacional que também encontrou espaço nos videogames e em celulares Android e iPhone (iOS). Apesar de serem mais simples, os jogos de futebol mobile são divertidos e simulam bem as disputas dentro de campo, como o caso do popular Pro Evolution Soccer 2019 (PES). Além disso há títulos em que o jogador pode atuar na área técnica, como é o caso de Online Soccer Manager. O TechTudo reuniu, a seguir, cinco jogos gratuitos de futebol para celulares que têm recursos online para jogar com amigos do mundo inteiro.

Dream League Soccer 2019

Dream League Soccer é desenvolvido pela britânica First Touch Games. A primeira versão do game foi lançada em 2011 para iOS. A edição 2019 está disponível tanto para o sistema da Apple quanto nos celulares da Google. No iPhone, o jogo ocupa 435 MB de memória, enquanto no Android o peso do jogo é bem menor, cerca de 72 MB.

Dream League Soccer 2019 tem uma jogabilidade fluída e descomplicada. No modo online é possível jogar contra amigos e jogadores do mundo todo. Ao vencer as partidas o jogador melhora sua classificação em uma ranking e ganha prêmios e medalhas virtuais que servem para contratar jogadores melhores, por exemplo.

FIFA Football

Muito popular nos consoles, o FIFA também possui uma versão mobile desenvolvida pela Electronic Arts. Disponível na App Store (184,9 MB) e Play Store (70 MB), a edição deste ano do game possui o brasileiro Neymar como estrela. O jogador pode ser comprado para a sua equipe, apesar de ser uns dos mais caros.

FIFA Football é um jogo 3D que simula uma partida de futebol. A jogabilidade é intuitiva e os comandos são expostos na tela de acordo com a posição do time em campo. No jogo é possível encarar torneios e ligas, incluindo a UEFA Champions League. No modo online existe o "Um contra Um", que coloca o seu time contra jogadores de todo o mundo em uma partida com dois tempos de dois minutos.

Pro Evolution Soccer 2019

O maior rival do FIFA no mundo dos consoles também possui sua versão para celulares. Pro Evolution Soccer Mobile, o popular “PES”, é produzido pela Konami, assim como nos consoles de mesa. Ele pode ser baixado em aparelhos com sistema iOS e Android, na App Store (1,5 GB) e Play Store (42 MB), respectivamente.

Entre os diferenciais, PES possui mais de 12 ligas licenciadas e conta com a presença de craques que já penduraram as chuteiras, como David Beckham e Ronaldinho Gaúcho. O modo online do game permite jogatinas locais contra amigos e partidas contra jogadores de várias partes do globo. Esse segundo estilo pode proporcionar prêmios em dinheiro virtual usado na contratação de outras estrelas para o seu esquadrão.

Soccer Royale 2019

Desenvolvido pela espanhola Genera Games e lançado no ano passado, Soccer Royale 2019 é um game que mistura um jogo de cartas com futebol. Ele pode ser baixado na App Store (246,7 MB) e Play Store (40 MB). Como se fosse uma versão contemporânea de futebol de botão, a produção coloca os jogadores em um tabuleiro com formato de campo e as ações ocorrem em turnos. Por causa disso a jogabilidade muda na hora de atacar e defender.

O online coloca o player para enfrentar jogadores de vários países. Quando vencido, o PVP (player versus player) dá bônus para compras de cartas melhores que dão "power up" nas ações de jogo. Além disso, quem esco

... lhe jogar em rede participa de rankings e pode melhorar sua qualificação até chegar ao topo.

Online Soccer Manager

Online Soccer Manager é desenvolvido pela Gamebasics e está disponível para Android (20 MB) e iOS (439, 9 MB). Ao contrário dos outros jogos citados, ele coloca o jogador na pele de um “manager”. Muito comum no futebol europeu, o manager é um treinador que também assume funções gerenciais e diretivas, como controle de finanças, contratações e dispensas de jogadores.

O gameplay tem entrevistas na sala de imprensa, controle do nível de satisfação da diretoria e organização do calendário de jogos, além da definição do esquema tático em campo. Online Soccer Manager possui mais de 5 milhões de jogadores, licenças oficiais de clubes e competições e conta com atletas do mundo real, como Vinícius Júnior, Cristiano Ronaldo e Lewandowski. Todas as ligas e campeonatos podem ser jogados online. Também é possível chamar amigos para jogar nos mesmos torneios.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.