A Nvidia liberou recentemente uma atualização de driver que traz o suporte ao recurso de ray tracing às placas GeForce GTX das séries 10 e 16. A novidade se aplica em processos de renderização de imagens, garantindo comportamento muito mais realista da luz e dos reflexos em jogos.

A tecnologia surgiu primeiro nas placas GeForce RTX, que trazem a técnica de forma nativa, entregando performance ainda superior. Abaixo, você vai descobrir se sua placa de vídeo recebeu a atualização de driver e saber como baixar e instalar o novo software.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como saber se minha placa suporta ray tracing?

A Nvidia oferece suporte à tecnologia via hardware em todas as placas GeForce RTX. Portanto, esses modelos possuem os componentes internos responsáveis pelo processamento de dados dos efeitos em ray tracing, atuando de forma nativa. A novidade é a expansão do suporte em algumas placas da linha GTX por meio de software. São elas:

Nesses casos, o suporte ao ray tracing é obtido pela atualização dos drivers, o que equivale a dizer que a implementação da técnica nessas placas não terá a mesma qualidade e desempenho alcançados pelas RTX. Apesar disso, a opção é interessante para gamers que desejam experimentar os efeitos da tecnologia nos jogos.

Como baixar

Passo 1. Acesse o site oficial da Nvidia. Selecione a opção “Drivers” e vá em “Drivers Nvidia”;

Passo 2. Na tela a seguir você precisa definir o modelo de placa de vídeo instalado no seu computador. Caso não saiba exatamente qual é a GPU, você pode usar ferramentas do próprio sistema operacional para descobrir. Preencha o formulário corretamente com a versão do seu sistema (32 ou 64 bits, além da edição). Quando tudo estiver correto, basta clicar em “Procurar”;

Passo 3. Você será direcionado para uma página que disponibiliza o driver da sua placa. Clique em “Baixar” para iniciar o download;

Passo 4. Escolha onde deseja salvar o arquivo de instalação;

Como Instalar

Passo 5. Execute normalmente o arquivo e escolha “OK” na primeira janela de confirmação. O instalador será carregado em seguida;

Passo 6. Aqui você pode optar por instalar apenas os drivers ou complementá-los com o software Geforce Experience. A ferramenta pode ser interessante, já que facilita a sua vida no gerenciamento da placa, bem como no processo de otimização em jogos e até em atualizações futuras. Escolha uma das opções e vá em "Concordar e Continuar";

Passo 7. A opção “Expressa” dá conta das necessidades da grande maioria dos usuários. Clique em &

... amp;quot;Avançar" e aguarde;

Passo 8. Uma vez concluída a instalação, sua placa de vídeo já está pronta para rodar jogos com a tecnologia. Para notar as diferenças você deve ativar o recurso nas configurações gráficas dos jogos que oferecem suporte à técnica. No momento, apenas Battlefield 5, Shadow of the Tomb Raider e Metro: Exodus rodam com ray-tracing.

Qual placa de vídeo escolher? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.