Por Nicolly Vimercate, da Redação

30/04/2019 10h00 Atualizado 2019-04-30T17:42:19.645Z


O Facebook Dating, ferramenta de relacionamento da rede social, chegou ao Brasil nesta terça-feira (30). Apesar de ser concorrente direto do Tinder, o Facebook Encontros (como está sendo chamado em português) traz alguns diferenciais, entre eles, a nova função Crush Secreto, que permite saber quais amigos do Facebook estão interessados em você.

A novidade foi apresentada durante a F8, conferência anual para desenvolvedores que acontece em São Francisco, na Califórnia, EUA, até esta quarta-feira (1). Junto com o Brasil, outros 23 países agora podem usar o Dating, que foi anunciado na F8 2018, mas estava em funcionamento em apenas três locais.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com o Facebook, a ideia de criar o Dating surgiu porque cerca de 200 milhões de pessoas se declaram solteiras na rede social. A proposta do site de Mark Zuckerberg é que a plataforma seja usada para conexões profundas. “Nos Estados Unidos, um em cada três casamentos começa com um relacionamento online. Nosso objetivo é que o Facebook seja o melhor lugar para começar relações significativas, não casuais. Queremos que as pessoas realmente se conheçam”, explicou ao TechTudo a Gerente de Produto do Facebook Dating, Charmaine Hung.

Como saber se um amigo do Facebook está a fim de você?

Como o Dating já estava em funcionamento em outros países, a grande novidade apresentada hoje é o Crush Secreto, função que permite saber se um amigo do Facebook está a fim de você. Só é possível usar esse recurso com quem já está usando o Encontros. Além disso, você só vai saber quem te adicionou como crush se você tiver feito o mesmo. A partir daí, a conversa entre o possível casal fica liberada.

Outra regra: assim que começa a usar o Encontros, é possível adicionar uma pessoa por dia — e remover quantos quiser a qualquer momento. No total, cada pessoa pode ter até nove crushes na lista por vez.

E os amigos do Instagram? Não estão incluídos entre os crushes, por enquanto. Embora a empresa garanta que está trabalhando para conectar o Dating ao Instagram, ainda não há previsão de quando isso vai acontecer.

O que o Facebook Dating tem de diferente dos apps de relacionamento?

O Facebook Encontros não é um app de relacionamento como a maioria dos que estão no mercado. Primeiro porque não é um aplicativo, é uma função dentro do Facebook. Assim como outros recursos, como Facebook Watch, por exemplo, o Dating pode ser encontrado no menu da rede social. Apesar disso, o que acontece dentro do Encontros fica por lá. Nenhum conteúdo dessa seção do app é compartilhado no Feed de Notícias ou outras áreas da rede social. Os amigos do Facebook também não aparecem nas sugestões. Você só vai conseguir dar match com pessoas desconhecidas e, se quiser, pode escolher nas configurações que quer ver amigos de amigos.

Ao clicar no botão de coração, o usuário é direcionado para os perfis sugeridos. Esta é a segunda principal diferença em relação ao Tinder. A mecânica para escolher o crush nada tem a ver com deslizar o dedo de um lado para o outro. Cada pretendente em potencial tem um perfil completo, com dados que não são os mesmos do perfil do Facebook. Para usar o Dating, é preciso criar um perfil específico para o serviço de relacionamento, usar uma foto diferente e incluir diversas outras informações, inclusive eventos que quer ir e grupos que participa. Apenas o primeiro nome e idade são os mesmos da

... rede principal.

Em vez de likes, o foco é no bate-papo. Com a ideia de se parecer mais com a vida real, o Dating permite que qualquer pessoa puxe assunto com alguém uma vez por mensagem privada, sem que ambos tenham se curtido previamente, como acontece no Tinder. “O Dating é mais parecido com a vida real: você não espera uma permissão para ir falar com a pessoa, apenas chega perto e conversa”, comparou Charmaine.

Privacidade e segurança

Depois de todos os escândalos recentes envolvendo a privacidade dos usuários, é normal que o Facebook mostre preocupação quando lança novos serviços. Entre as principais medidas de proteção adotadas pela plataforma, vale destacar que:

  • É obrigatório ter um perfil no Facebook para usar o Encontros.
  • Mas as informações das duas redes são separadas.
  • Somente usuários com mais de 18 anos podem participar.
  • O chat do Dating permite apenas textos para evitar imagens indesejadas e assédio.

Charmaine garante que “a privacidade e a segurança foram pontos importantes na hora de decidir as funcionalidades do Dating”. Ela completa: “estamos trabalhando em uma opção de enviar a localização para amigos saberem onde você está durante um encontro presencial com alguém”.

Como funciona a seleção de perfil e like no Tinder? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.